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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PONTE/TÚNEL -4
Em fevereiro de 2011 ainda era ponte...

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Não tem fim e parece que também não tem começo. A cada dia, autoridades anunciam com estardalhaço eleitoral projetos mirabolantes, logo derrubados pelos sucessores. Quase um dois anos depois da proposta de 2009, e um ano após o anúncio de 2010, ainda se debatia sobre a construção de uma ponte sobre o estuário do porto santista, porém não mais na Ponta da Praia, conforme registrou o jornal santista A Tribuna, em seu caderno Porto & Mar (página C-6) da edição de 19 de fevereiro de 2011:

Imagem: reprodução parcial da página com a matéria

Projeto de ponte no Saboó será apresentado em março

Empreendimento, desenvolvido pela Ecovias, será entregue ao governo do Estado

Fernanda Balbino

Da Redação

O projeto da ponte que ligará as duas margens do Porto de Santos deverá ser entregue ao Governo do Estado no próximo mês. A Ecovias, que desenvolve o plano da obra, que irá do Saboó à Ilha Barnabé, ainda depende de análises da Prefeitura de Santos e da Codesp para finalizar o estudo.

As administrações municipal e portuária terão de definir o melhor local para a construção das estruturas da ligação.

Segundo o diretor-superintendente da Ecovias, Humberto Gomes, essa análise é importante pois a ponte será construída em um local de tráfego intenso. Pelo bairro do Saboó, passam diariamente o fluxo de caminhões em direção à Margem Direita do Porto e veículos que circulam pela Cidade. "Estamos na fase de casar vontades para o engate final do projeto", explicou.

Com a conclusão dos detalhes das ligações, a Ecovias enviará o projeto ao Governo do Estado. Ele será analisado e, se for considerado viável, aprovado para a construção. "O governador Geraldo Alckmin já conhece o material, mas não temos como estimar se análise vai demorar", disse o diretor da empresa, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes.

A ponte terá 4.580 metros de extensão. Haverá mais 3 mil metros de pistas de acesso, totalizando 7.580 metros. Já sua altura será de 85 metros, com vão livre para a passagem de navios. A Codesp considera a altura suficiente para atender os cargueiros que vêm para o complexo santista.

Consenso

"Temos três entidades em consenso com relação à construção da ponte. Codesp, Prefeitura e Ecovias têm a mesma intenção"

Renato Barco, diretor da Codesp

Segundo Gomes, a construção da ponte deve demorar cerca de três anos e custará em torno de R$ 1,2 bilhão.

Em relação a possíveis cobranças no trajeto, o diretor da Ecovias afirmou que esse assunto terá de ser discutido com o Estado, caso a execução da obra seja autorizada.

O executivo explicou que a ponte será uma ligação rápida entre duas importantes áreas de Santos. "A obra é fundamental para o desenvolvimento da Área Continental e para o Porto de Santos".

O diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Renato Barco, classificou a iniciativa da ligação seca entre as duas margens como "vital para o sistema viário da região". E lembrou que ela é alternativa comum em grandes portos internacionais. "Temos três entidades em consenso com relação à construção da ponte. Codesp, Prefeitura e Ecovias têm a mesma intenção, mas existem detalhes a ser acertados".

Barco se refere ao traçado do trecho 1 da Avenida Perimetral, que ligará o Saboó à Alemoa, e acredita que os envolvidos na construção da ponte devem ser ouvidos para que o projeto atenda a todos.

Ponte ligará as duas margens do porto, do Saboó até a Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos

Imagem: divulgação, publicada com a matéria

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