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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PONTE/TÚNEL -3
Em 2010, ainda seria uma ponte estaiada...

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Não tem fim e parece que também não tem começo. A cada dia, autoridades anunciam com estardalhaço eleitoral projetos mirabolantes, logo derrubados pelos sucessores. Um dos melhores exemplos ocorreu em 2010, prestes a começar mais uma campanha eleitoral: o governador paulista, José Serra, apresentou até a maquete da ponte - iniciando um debate público com relação à altura que a ponte precisaria ter para que sob ela passassem os modernos navios de carga e passageiros - conforme publicado no Diário Oficial de Santos, edição de quarta-feira, 10 de março de 2010, páginas 1 e 16 (última):

APRESENTADO PROJETO DE PONTE ENTRE SANTOS E GUARUJÁ - Proposta do governo estadual prevê construção de estrutura tipo estaiada, com 4,6km de comprimento, ao custo de R$ 700 milhões - Obra promoverá integração do transporte entre as duas cidades

Imagem: divulgação, publicada com a matéria

Projeto da ponte entre Santos e Guarujá é apresentado

O projeto da ponte que ligará Santos e Guarujá foi apresentado ontem pelo governador José Serra, no lado santista do ferry-boat, na Ponta da Praia. A proposta prevê a construção de uma estrutura do tipo estaiada, com 4,6 km de comprimento e duas faixas de tráfego por sentido. Para a população que diariamente se desloca entre as duas cidades, a obra promoverá a integração do transporte público metropolitano, e facilitará o deslocamento de turistas nas temporadas de verão.

Mais segurança e rapidez na ligação Santos-Guarujá são alguns dos benefícios da ponte, segundo o governador, ao destacar que o projeto levou em conta os interesses dos dois municípios e também da movimentação portuária.
"Chegamos a um entendimento com as prefeituras. Com essa ponte, vamos quebrar um gargalo e propiciar o desenvolvimento da região da Baixada. É uma obra bem pensada".

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, ressaltou que a população ganhará qualidade de vida, já que a ponte trará eficiência e conforto.
"É uma obra de importância metropolitana, esperada há mais de 50 anos, e que equaciona o transporte público de passageiros entre os dois municípios e o restante da região".

O objetivo da ponte é desafogar a travessia entre as duas cidades, hoje feita pelo sistema de balsas por onde trafegam 24 mil veículos e 15 mil bicicletas por dia. Conforme anunciado pelo governo estadual, o trânsito pela ponte deverá ser livre de pedágio, e as balsas continuarão a atender pedestres e ciclistas.

Também estiveram presentes ao anúncio do projeto a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, deputados e vereadores.

Traçado - O traçado do lado santista começa no Canal 6 (Av. Coronel Joaquim Montenegro) com a Av. Mário Covas Júnior (antiga Av. Portuária) até chegar à Ponta da Praia. Do lado do Guarujá, a rota de acesso se dá a partir da Av. Santos Dumont, passa por uma área de mangue, contorna o Rio Santo Amaro até chegar na Av. Adhemar de Barros.

O vão livre da ponte terá 80 metros, atendendo às especificações do porto. O trecho estaiado será de 1km de comprimento e as torres de sustentação da ponte medirão 240m de altura.

O custo estimado é de R$ 700 milhões, provenientes do Estado. Após a assinatura do contrato, as obras terão duração prevista de 30 meses. Segundo o secretário Arce, após os licenciamentos será aberto processo de licitação.

 

Em Santos (à esq.), via começa no Canal 6 com Av. Mário Covas Jr.; no Guarujá, início é na Av. Santos Dumont

Imagem: divulgação, publicada com a matéria, na última página


Prefeitura de Guarujá: "Ponte Guarujá-Santos, o sonho de uma vida"

"Um sonho que parecia impossível.

"Um enorme desafio.

"Partindo das propostas do Governo de São Paulo para a Ponte Guarujá-Santos, a Prefeitura de "Guarujá apresentou o projeto da nossa cidade, evitando centenas de desapropriações e o "prejuízo ao comércio da Av. Adhemar de Barros e região.

"Além disso, garantiu o fim da cobrança do pedágio.

"Com a participação de todos, coragem e união, a Prefeitura de Guarujá viabilizou o melhor traçado para a ponte, aprovado pelo Governo de São Paulo.

"Isto significa mais desenvolvimento, mais empregos, mais segurança e rapidez.

"É o novo cartão postal do litoral

"Unindo corações e esperanças.

"GUARUJÁ E VOCÊ CRESCENDO"

Publicado no jornal santista A Tribuna, em 13 de março de 2010, página B-6

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