Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g3k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/30/07 20:28:06
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM...
1887 - pelo Indicador Santista (2-k)

Leva para a página anterior
Ao longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Artistas, fotógrafos e pesquisadores captam instantes da vida, que ajudam a entender como ela era então.

Em 1887, no seu quarto ano de edição, o Indicador Santista - 1887, de Adaucto Lima, organizado por ele junto com Vicente de Carvalho e Moraes Júnior e impresso na Typographia a Vapor do Diário de Santos, (exemplar na biblioteca da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos) publicava (grafia atualizada nesta transcrição):


Detalhe da publicação original

Crônica diária
[...]


AGOSTO -1886

2. Falece, em S. Vicente, o estimável cavalheiro Henrique Emmerich, um dos associados da empresa de bondes a vapor. - Segue para a Bahia, contratada pela quantia de 60:000$000 e por 6 meses, a companhia eqüestre de Almeida & Palacios.

4. É dispensado do lugar de fabriqueiro da Matriz o cidadão Balthazar Olinto de Carvalho e Silva.

8. Collatino Antonio dos Reis, professor do bairro do Piassabussú, município de S. Vicente, obtém quinze dias de licença em prorrogação. - Pede demissão do cargo de comissário da Veneranda Ordem Terceira da Penitência o padre mestre Francisco Gonçalves Barrozo. - No átrio da igreja de Santo Antonio queima-se um magnífico fogo de artifício em louvor do Senhor Bom Jesus. - No hotel Madrid, à 1 hora da noite, dá-se uma grande desordem, saindo alguns rapazes muito maltratados. - São sorteados festeiros do Senhor Bom Jesus: Manoela de Lacerda Vergueiro e José Caballero.

9. Toma assento na Câmara Municipal o capitão João Maria das Neves, que em 2º escrutínio obteve um voto.

10. Falece em Petrópolis, onde se achava em tratamento, o santista João Antonio Pereira dos Santos, vereador da Câmara Municipal desta cidade.

11. A companhia de seguros Previdência Paulista faz à Beneficência Portuguesa o donativo de 50$000.

12. Avelino Braziliense publica mais uma elegante composição musical sua: A Walkiria, valsa para piano.

13. Algumas praças de polícia prendem um pobre homem e escovam-no a valer. Até dentro do xadrez os beleguins policiais espancam o infeliz. - É nomeado para servir na escola de aprendizes marinheiros desta cidade o fiel Lourenço Luiz Villas Boas.

14. À uma hora da madrugada, na Rua do Marquês do Herval, um sujeito tenta arrombar a porta de um negócio. - Perece afogado, ao atravessar a baía, o português Manoel Joaquim de Souza.

15. Encalha na entrada da barra o paquete inglês Hannover. O rebocador S. Pedro consegue safá-lo após algumas horas de trabalho. - Ao professor da 1ª cadeira pública Fernando Martins Bounilha Júnior é concedida uma licença de trinta dias. - Aparece a Gazetinha, hebdomadário redigido por alguns jovens.

16. O agente consular da capital, de passeio nesta cidade, faz o donativo de 50$000 à Beneficência Portuguesa. - Para a Alfândega desta cidade são nomeados: conferente, Antonio Martins Fontes; 2º escriturário, Joaquim Apollinário da Silva; 3º escriturário, Antonio Manoel de Andrade. - São removidos da Alfândega desta cidade: para a do Recife, o conferente Thomaz Ramos Zany, e para a de Corumbá, o 3º escriturário Augusto Ramos Zany. - Ao passar da ponte para o seu navio, o capitão da barca Ariadne cai ao mar, arrastando na queda a mulher e um filho. Um tripulante corajosamente salva as três pessoas.

17. Entra no exercício do cargo de conferente da Alfândega o capitão Antonio Martins Fontes. - É confirmado no caráter de vice-cônsul de Portugal nesta cidade Eleutério Francisco de Moraes Sarmento. - Uma súcia de vândalos faz grandes estragos na Biquinha. Quebram bancos, arrancam os gradis e danificam as árvores. A polícia, a requerimento da Câmara Municipal, abre inquérito e procede às formalidades da lei. Fundeia neste porto, às 11 horas da noite, a canhoneira nacional Braconnot, comandada pelo primeiro tenente Indio do Brazil.

18. Chega a esta cidade o visconde do Pinhal, deputado provincial e representante do 8º distrito na Assembléia Geral.

20. Chega de S. Paulo a companhia de operetas Braga Júnior & C., e estréia à noite no teatro Guarany, com o Alferes Buscapé, paródia da Aída (N.E.: ópera de Verdi).

21. Às 4 1/2 horas da tarde, na Rua de Santo Antonio, esquina do Largo do Rosário, uma carroça carregada de café esmaga uma criança de 3 anos de idade. O condutor foge. - No teatro Guarany sobre à cena O Bilontra. - Seguem, em trem especial, para S. Paulo, 500 imigrantes que vieram no paquete alemão Frankfurt. Na Alfândega são despachadas 48.461 sacas de café no valor de 1.841:518$000.

22. Encalha no lugar denominado Saco Fundo o lugre sueco Express, procedente do Rosario de Santa Fé (N.E.: cidade e província da Argentina), com carregamento de alfafa. - A companhia de operetas Braga Júnior despede-se do público santista representando o Bilontra com o novo ato passado na capital.

23. São exonerados dos cargos de suplentes do juiz substituto os cidadãos: Francisco Martins dos Santos Júnior, João Bernardes Pereira e José Augusto Pereira. - São nomeados para aqueles lugares os cidadãos: dr. Francisco de Assis Pacheco Júnior, José da Costa Silveira e Francisco Eugênio Corrêa. - Parte para a corte a companhia de operetas dos empresários Braga Júnior & C. - É nomeado praticante da Alfândega Joaquim Liberato Barros.

25. Ao capitão Antonio Luiz Ribeiro, 2º tabelião de notas, são concedidos 90 dias de licença em prorrogação.

27. O capitão Carlos Xavier de Moraes, candidato liberal ao 2º escrutínio da eleição municipal, desiste da candidatura. - Falece em S. Vicente, na idade de 78 anos, Luiza Maria de Azevedo.

29. Procede-se ao 3º escrutínio da eleição para quatro lugares de vereadores. São eleitos os cidadãos: Américo Martins dos Santos, João Manoel Alfaya Rodrigues Júnior, Lucas Alves Fortunato e Alfredo Ramires Esquivel.

30. Falece o súdito português comendador Manoel Lourenço da Rocha. - Benedito Calixto expõe na Casa Ypiranga três elegantes quadros. - Por carta imperial desta data concede-se autorização para funcionar no Império, mediante as cláusulas que baixaram com o decreto n. 8.087 de 7 de maio de 1881, a City of Santos Improvements Company.

31. Presta juramento e entra em exercício do cargo de juiz substituto o cidadão José da Costa Silveira.

31. É exonerado, a pedido, do lugar de guarda da Alfândega, José Isidoro Bueno. - Na linha de S. Vicente dá-se um pequeno desastre. A máquina que puxava alguns vagões com lastro, na curva do sítio S. Jorge, descarrila fazendo tombar um dos vagões, que fere dois trabalhadores, um dos quais gravemente.


[...]


Prédio da Alfândega no ano de sua construção, 1880
Foto: acervo do desenhista aposentado Arthur Cláudio de Moraes Porchat, publicada na seção Imagem do Passado, do jornal santista A Tribuna, em 12/12/2003

Leva para a página seguinte