Os pedidos para instalação de telefone a bordo dos navios atracados caíram devido à
crise
Foto: Rafael Dias Herrera, publicada com a matéria
Crise reduz pedidos de telefone a bordo de navios
Das 40 embarcações que estavam atracadas no Porto de
Santos na sexta-feira, apenas 11 pediram para a Telesp a instalação de telefones a bordo, segundo informação da própria estatal. A empresa já chegou
a ter 45 ligações, mas a crise também afetou este mercado.
Não que o serviço tenha custo elevado. O pagamento é de Cr$ 629,60 por dia de uso e
mais a taxa de Cr$ 7.701,28 a título de instalação. Sobre esses valores não é acrescido o pulso dos telefonemas.
O aparelho é igual aos domiciliares e a instalação é feita em 30 minutos, bastando
puxar um fio entre o ponto onde o cargueiro está atracado e o terminal da Telesp mais próximo, explicou o examinador da empresa, João Pequeno. Este
serviço só é feito com navios encostados no cais santista.
Ele acrescentou que a estatal possui mais de 80 terminais disponíveis para este
serviço, todos usando o prefixo da linha 37. João Pequeno reparou que os navios com carga geral são so que mais recorrem ao serviço, enquanto os
graneleiros, geralmente de longa estadia no porto, evitam solicitar o telefone de bordo.
Pedido - Para pedir a instalação de um telefone no navio a agência marítima
tem, antes, de se cadastrar na Telesp e indicar o funcionário autorizado a fazer a solicitação.
Quando o cargueiro chega e pede o serviço, o empregado da agência entra em contato com
a Telesp que, imediatamente, providencia a instalação. Geralmente um dia antes de a embarcação partir é retirado o aparelho telefônico e a conta é
paga pela agência de navegação marítima.
O telefone de bordo só efetua ligações locais. O aparelho pode receber uma chamada
interurbana, desde que não seja a cobrar, pois neste caso a ligação é interrompida automaticamente.
Há mais de 20 anos existe este serviço da Telesp e, segundo os funcionários da
estatal, nunca houve qualquer reclamação dos usuários sobre a qualidade do trabalho desenvolvido.
Serviço marítimo - Em outro nível, existe o Serviço Móvel Marítimo, prestado
através da Rede Nacional de Estações Costeiras da Embratel. As ligações para bordo devem ser solicitadas à Estação Costeira mais próxima da provável
localização do navio, ligando-se para os telefones da estação. Em Santos, o número é 141.
Quem pede a ligação deve informar o nome, o prefixo do navio (se possível) e o nome da
pessoa com quem vai falar. A ligação leva algum tempo para ser completada, pois é necessário localizar o cargueiro, onde quer que ele esteja.
As ligações para terra devem ser pedidas ao rádio-operador, informando-se o país, a
cidade e o telefone com o qual o tripulante ou passageiro deseja falar. |