HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um trem aéreo entre Santos e São Paulo
Muitos projetos foram feitos ao longo do tempo para a
transposição do desnível de mais de 700 metros da Serra do Mar, visando facilitar as comunicações entre a principal metrópole
industrial e comercial brasileira e seu porto marítimo mais próximo. Alguns poucos vingaram, os demais se transformaram em histórias curiosas e até
folclóricas.
Como esta matéria publicada em 24 de novembro de 1937 pelo antigo jornal diário Folha
da Noite, do grupo paulistano Folha da Manhã (o mesmo que edita o jornal diário Folha de São Paulo), e resgatada (em
maio de 2000) pela publicação eletrônica
Almanaque, do mesmo grupo:
|
São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 1937
|
|
Neste texto foi mantida a grafia original
|
DE S. PAULO A SANTOS EM MENOS DE
UM QUARTO DE HORA
|
É provável que tenhamos logo o trem aéreo no Brasil - Encontra-se em Londres,
entabolando negociações nesse sentido, o sr. Horacio Rodrigues, director da "A Equitativa"
|
Sob o titulo "L'audacieuse iniciative du Brésil, o magazine francez "Vu et Lu"
publicou, em seu numero de 20 de outubro ultimo, algumas ligeiras informações sobre a construcçao de linhas de "raiplanes" em nosso paiz.
Trata-se, na verdade, de um grande empreendimento, que tem enthusiasmado a grandes
technicos estrangeiros. Pelos resultados alcançados com os "trens aereos" em paízes europeus, parece fóra de duvida a sua praticabilidade.
Os inventores dos aeroplanos lutam, actualmente, para conseguir aperfeiçoar
ainda mais o invento, que, em um futuro não muito distante poderá vir a substituir o trem de ferro.
Segundo a citada revista franceza, no Brasil já se cuida sériamente, da questão.
"Le Brésil construit 9 lingnes de railplane convergent sur Rio de Janeiro" - diz ella.
|
O que há de positivo |
A reportagem da "Folha da Noite" poz-se em campo, procurando ver o que havia de
positivo quanto á construcção de linhas de "trens aereos" em nosso paiz.
Assim é que soubemos, de fonte merecedora de fé, que actualmente se encontra em Londres, tratando justamente desse caso o sr. Horacio Rodrigues,
director da "Equitativa de Seguros de Vida".
Segundo o nosso informante na capital da Inglaterra já estão adiantadas as
negociações para a construcção das duas primeiras linhas no Brasil. A primeira será ligando o Rio a Petropolis, e a segunda, S.Paulo a Santos.
Dentre as vantagens que apresenta o novo meio de transporte está a da
velocidade, pois o "railplane", faz uma média de 277 kilometros por hora. A distancia daqui a Santos por exemplo, seria percorrida em pouco
menos de um quarto de hora. |
|
A publicação original foi feita na quinta edição (18 horas) da Folha da
Noite desse dia 24 de novembro de 1937, página 4 (Acervo Folha - acesso em
5/4/2013):
Imagem: reprodução parcial da página 4 da
Folha da Noite, 5ª ed. de 24/11/1937 (Acervo Folha)
Vista geral do trem...
(N.E.: ilegível no original)
Imagem publicada com a matéria |
|