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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
O incrível caso dos containers que boiaram...

Quem acreditaria se lhe contassem que um contêiner (container) com 18 toneladas de carga, caindo ao mar, não afundaria imediatamente "como uma pedra"? Pois é, mesmo especialistas em navegação e transporte de cargas custaram a entender como não só um, mas dois desses cofres-de-carga, que despencaram do convés de um navio no mar, durante uma tempestade, conseguiram chegar a uma praia em vez de afundar no mesmo instante.

Sorte da população, que imediatamente se apropriou da carga de filmes fotográficos procedente do México, e que já era dada como perdida definitivamente pela proprietária Kodak. Por um bom tempo, toda a Baixada Santista foi abastecida com filmes fotográficos em perfeito estado - exceto aqueles que alguns inteligentes tiveram a idéia de estender ao sol para secar...

E como foi possível a flutuação desses equipamentos, cada um com mais de 20 toneladas de peso bruto? Ora, os filmes fotográficos estavam acondicionados individualmente em tubinhos negros hermeticamente fechados, e portanto havia certa quantidade de ar em cada tubinho. Os containers padrão para cargas secas são hermeticamente fechados, e assim há também espaço para certa quantidade de ar no interior. Mesmo que se abram, como aconteceu com um deles, no caso específico dessa carga o ar no interior dos tubinhos foi suficiente para que tanto a carga como os containers flutuassem, como ocorre nas bóias salva-vidas...

Esta é a história, narrada pelo editor de Novo Milênio no tempo em que assumia interinamente a editoria de Porto & Mar do jornal A Tribuna de Santos, na edição de domingo, 7 de setembro de 1980:

Comandante explica o caso dos "containers"

Enquanto prosseguia ontem em toda a região a venda de grandes quantidades de filmes fotográficos e de filmadoras, por até menos de Cr$ 50,00 uma unidade que no comércio regular valeria Cr$ 400,00, o navio Maria da Penha continuava operando no cais do Armazém 31 com a descarga dos containers empilhados sobre o convés. Foi desse navio que na noite de quinta-feira, em conseqüência da agitação do mar na entrada da Baía de Santos, caíram dois containers carregados com 36 toneladas de filmes, avaliadas em Cr$ 1.369.923,77.

Como explicou o capitão Eledemar Castro Souza (há seis meses no navio, depois de ter comandado outro navio da Companhia Marítima Nacional, o Semiramis), o Maria da Penha havia fundeado às 11h40 de quinta-feira na entrada da Baía de Santos, dentro da Área de Fundeio nº 7 (cerca de duas milhas e meia a Oeste da Ilha da Moela).

Ao anoitecer, o mar apresentava-se com vagalhões, balançando bastante a embarcação. É que esta estava ancorada a favor da corrente marinha procedente do Estuário, e, em conseqüência, de través para o mar. Os balanços chegaram aos 31 graus de inclinação, até que uma oscilação mais forte fez com que se arrebentassem os cabos de aço reforçados que prendiam os containers, bem como uma peça de segurança usada na amarração dos cofres-de-carga, denominada twist lock.

Quando isso ocorreu, às 20h50 de quinta-feira, os containers de números 445727 e 432374 - empilhados na proa em posição boreste - caíram ao mar, arrebentando parte da amurada. O capitão chegou a vê-los no mar, um deles partido, com a carga saindo, e outro quase totalmente submerso, em condições que parecia que ambos estavam indo a pique.

O fato foi comunicado à Polícia Naval, sendo feito um alerta às demais embarcações da área, já que havia mesmo assim a possibilidade de alguma embarcação ser atingida pelos cofres-de-carga. Em seguida, a tripulação tratou de proteger o restante da carga, que também ameaçava desprender-se em conseqüência das oscilações, e, com o auxílio do Serviço de Praticagem, o Maria da Penha refugiou-se no canal do Estuário, fundeando ao largo do porto.

Wilson Silva, inspetor da Companhia Marítima Nacional, que viajava a bordo, confirmou o relato, acrescentando que um outro navio (que não conseguiu identificar) também teve problemas em conseqüência da agitação do mar, pois o cabo de sua âncora se partiu, e ele ficou aproado em direção ao Maria da Penha.

Containers arrebentaram a amurada ao caírem
Foto: jornal A Tribuna, publicada com a matéria

'Containers' arrebentaram a amurada ao caíremOs containers, ao contrário do que se pensou a princípio, conseguiram boiar até a Praia do Tombo, em Guarujá, pois a despeito do grande peso, possuíam ar suficiente para mantê-los semi-submersos. Em conseqüência, na manhã de ontem os moradores da área próxima ao Strand Hotel ganharam um inesperado presente, logo avidamente disputado por moradores de Santos e São Vicente, que acorreram ao local do achado assim que souberam do fato.

Navio azarado - Uma história de vários acidentes marca a atividade do navio Maria da Penha desde sua incorporação à frota da Companhia Marítima Nacional, em outubro de 1977, e mesmo o período anterior, quando, sob o nome de Frotatokio, cumpria a linha do Japão para a armadora Frota Oceânica.

Ainda com o antigo nome, ele sofreu avarias de máquinas, e já chegou a Santos rebocado. Sofreu princípio de incêndio quando se encontrava no Oriente e, depois de haver mudado de nome, voltou a sofrer avarias e princípio de incêndios.

Em agosto de 1979, quando se encontrava no Cais do Armazém 29, não fosse a pronta ação dos bombeiros, talvez ele tivesse avariado toda a sua praça de máquinas. O fogo começou num tubo condutor de acetileno que estava sendo reparado, e por sorte não alcançou os motores da embarcação. As chamas foram extintas pelos bombeiros e tripulantes, permitindo a partida do navio no mesmo dia, com destino a Tampico.

E foi no porto de Tampico que ocorreu o mais grave acidente com o navio, no dia 5 de dezembro. Como relatou o comandante anterior, João Felipe Torres (que uma rede de televisão brasileira chegou a dar como morto no acidente), ao entrar no porto ocorreu um baque "e veio um flash de fogo na proa, até parecia que algum tanque havia explodido". E o relato continuava: "Eram 17h10 do dia 5, e vários tripulantes estavam no convés. Quatro foram praticamente carbonizados, e um quinto sofreu queimaduras em 15 por cento do corpo. Dez tripulantes, em pânico, jogaram-se à água, e tiveram sorte de a lancha do prático e alguns barcos de pesca estarem nas proximidades para recolhê-los.

Com o auxílio da Cruz Vermelha, as vítimas foram levadas para o Hospital de los Alijadores de Tampico, onde quatro morreram em conseqüência das queimaduras, e dois por asfixia e gases venenosos.

Um chaveiro permitiu a identificação da sétima vítima, encontrada no início de janeiro passado em águas próximas ao local da tragédia. Quanto às causas do acidente, estabeleceu-se uma polêmica levada para a área judicial. É que, enquanto a empresa Pemex - Petróleos Mexicanos afirmava que o navio estava navegando com âncora abaixada, atingindo assim um gasoduto submerso, o comandante contra-argumentava que não havia qualquer gasoduto assinalado na planta de fundeio do Porto de Tampico, dentro da rota de navegação do navio.

Desde que escalou em Santos pela primeira vez com o novo registro em outubro de 1977, o Maria da Penha vem carregando grande variedade de manufaturados, carga frigorificada e óleos vegetais a granel, além de containers com destino aos portos do México e da América Central.

Trata-se de uma embarcação moderna, com 161 metros de comprimento, 9,7 de calado e 12.290 toneladas de porte bruto, podendo navegar a uma velocidade de 21 nós.

Um dos 'containers', em foto de 5/9/1980 feita por um fotógrafo particular.
Um dos containers, em foto de 5/9/1980 feita por um fotógrafo particular.
Talvez feita num desses filmes milagrosamente salvos...

A explicação para esse fato inédito foi apurada pelo mesmo jornalista, que a publicou na edição de 19 de setembro de 1980 (uma sexta-feira) do jornal A Tribuna:

Carga salva container

Se os dois containers que dia 4 caíram do navio Maria da Penha estivessem vazios, teriam afundado. Porém, carregados cada um com 18 toneladas de filmes fotográficos, puderam flutuar até a Praia do Tombo, em Guarujá, onde foram encontrados e saqueados na manhã seguinte pelos moradores da área. Ou seja: a carga salvou os containers.

A aparente contradição é todavia explicada pelos funcionários da firma Dorian Castelo Miguel e Associados - Consultoria e Perícias de Engenharia Naval, encarregados da recuperação dos containers (serviço concluído na terça-feira, e que custou à Companhia Marítima Nacional a importância de Cr$ 250 mil, aproximadamente).

Na verdade, os containers numerados 445727 e 432374, medindo 12 metros de comprimento por 2,4 de altura e largura (40 pés), e pesando vazios pouco mais de quatro toneladas - foram construídos em aço, material 7,85 vezes mais pesado que a água. Ao caírem do navio, possuíam certa quantidade de ar no interior, que ajudou a mantê-los em regime de semi-flutuação.

Com a agitação do mar - que inclusive foi o responsável pelo acidente - acabaram batendo em pedras, conforme as marcas encontradas em suas paredes durante o resgate. Assim, o ar foi liberado, e se o carregamento fosse de outro tipo, ou não houvesse carga, teriam afundado.

Porém, em cada container havia cerca de 18 toneladas de filmes fotográficos, em tubos plásticos hermeticamente fechados. A flutuabilidade natural do plástico, mais o ar contido no tubo - multiplicados pela grande quantidade de tubos que compunha a carga - tornaram-nos leves o suficiente para mantê-los flutuando até a praia, onde encalharam.

Foi em conseqüência disso que - como explicaram os funcionários da empresa de salvatagem - ao invés de se estragarem no fundo do mar, os filmes estão agora espalhados por toda a Baixada Santista, na maior parte perfeitamente utilizáveis - devido à ação dos que acorreram ao local e encheram sacas e sacolas com o material, logo revendido a baixo preço.

O resgate - Embora previstos para durarem até mais de cinco dias, os serviços de recuperação dos containers, iniciados na manhã de sábado, foram concluídos na manhã de terça-feira com a entrega de um cofre-de-carga em condições de reaproveitamento e outro com poucas peças aproveitáveis, ao depósito de Fernando Nunes Cunha, representante da empresa americana CTIU, proprietária dos mesmos.

Houve necessidade de retirar cerca de 30 metros cúbicos de areia do interior do container em melhor estado, e em seguida foi feita uma escavação ao redor, com o auxílio de uma pá mecânica. Depois, o terreno foi nivelado para permitir a puxada do cofre para o sopé do barranco que delimita a praia, de onde foi retirado na terça-feira por um caminhão-guindaste, que o colocou a bordo de uma carreta com 16 metros de comprimento.

Para isso, foi necessário cortar em duas partes um container, enquanto o outro, totalmente avariado, foi dividido em partes e colocado em seu interior. É que um deles teve 70 por cento de depreciação, mas as partes principais - vigas, colunas, cantos e, principalmente, as portas, entre outras peças estruturais - poderão ser reaproveitadas. Já o que se apresenta em pior estado teve uma depreciação avaliada em 95 por cento, permitindo entretanto algum reaproveitamento.

O serviço de escavação para a retirada da areia ao redor dos containers foi por três vezes ameaçado, com a ocorrência de maré alta de até 1,30 metro, e chegou a ser necessário construir um pequeno dique de proteção, para que a areia do mar não fechasse os buracos escavados.

Depois, e sempre em meio à constante curiosidade por parte dos banhistas e moradores próximos, a praia foi totalmente recomposta, com o fechamento dos buracos, de acordo com instruções expressas da armadora contratante, a Companhia Marítima Nacional - proprietária do cargueiro Maria da Penha, mantido na linha dos portos mexicanos.

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