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Via Anchieta, sinônimo de modernidade de uma época
Rose Saconi
22 abril 2012 | 09:20
Há 65 anos
A primeira pista ascendente da Via Anchieta foi inaugurada no dia 22 de abril de 1947, no governo de Adhemar de Barros, ostentando um
projeto ousado para época. A nova rodovia, com pistas duplas, pavimentação em concreto e cimento em todo o percurso, 18 pontes, 58 viadutos e cinco túneis, foi um marco na história da engenharia brasileira.
Sete anos antes da inauguração, em 1940, o Suplemento Rotogravura, do Estadão, publicou imagens da obra da rodovia.
Registro do jornal em setembro de 1940
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"Iniciativa das mais grandiosas, a Via Anchieta, que vem resolver de vez o problema da communicação do planalto paulista com o maior porto commercial do Brasil, será, sem dúvida, uma das maiores
realisações do governo Adhemar de Barros".
O Estado de S. Paulo, 24/2/1942 - Planta da Secretaria da Viação e Obras Públicas do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo.
Imagem originalmente publicada em 24 de fevereiro de 1942
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20/8/1941 - Foto mostra pavimentação de concreto no quilômetro 17 da rodovia.
Arquivo/1941
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O Estado de S. Paulo, 11/1/1945 - Cerca de 2 mil operários trabalhavam na construção da via Anchieta. Reportagem mostrou
como viviam os trabalhadores e suas famílias.
Imagem originalmente publicada em 11 de janeiro de 1945
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