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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
Cargas, da cremalheira para a esteira (4)

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Esta é a proposta do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), tal como foi apresentada em álbum pela empresa MRS Logística S.A. para os debates públicos, em fins de março de 2006:
 
Transportador de Correia de Longa Distância
[...]

OS BENEFÍCIOS
Ganham a economia, a comunidade e o meio-ambiente

Ganha a economia
O crescimento da economia brasileira tem que ser acompanhado de alternativas de oferta de transporte que sejam capazes de atender o aumento da produção nacional, tanto na movimentação interna de cargas quanto nos volumes voltados à exportação. As restrições de acesso à Baixada Santista já representam entrave ao desenvolvimento do país e, em especial, às perspectivas de crescimento do Porto de Santos. A correia permitirá:

liberação da cremalheira (um "gargalo" do sistema ferroviário) do transporte de minério, que ocupa hoje cerca de 70% de sua capacidade;

possibilidade de ocupação da capacidade liberada pelo minério para transportar, pela cremalheira, via ferrovia, contêineres e outras cargas, deslocando-as do transporte rodoviário e contribuindo para o saldo da balança comercial brasileira e a redução do chamado "Custo Brasil".

alívio do número de caminhões nas rodovias da região, com ganho ambiental, redução expressiva de tráfego e de acidentes rodoviários. Todo o transporte de minério para a Cosipa será realizado pela esteira, enquanto hoje cerca de 4 mil toneladas/dia são transportadas por caminhão até Cubatão;

valorização da ferrovia, agregando novas cargas e clientes para esta modalidade de transporte, com vantagens econômicas, logísticas e ambientais; geração de emprego e renda.

Ganha o meio-ambiente
A tecnologia do TCLD é ambientalmente mais adequada, com controle de poeiras, baixo nível de ruídos, e menor risco de acidentes com tombamento de cargas.

A solução contribui para a redução da emissão de poluentes pela queima de combustíveis dos caminhões, que deixarão de transportar parte das cargas.

Com o aproveitamento total do traçado do sistema funicular serão evitadas novas intervenções na Mata Atlântica e na paisagem.

Estas características possibilitam o desenvolvimento de uma solução integrada ao ecossistema existente na Mata Atlântica, que se constitui em um ambiente de grande diversidade, caracterizada por:

123 espécies de aves, o que torna a Serra de Paranapiacaba "uma das regiões com a maior diversidade de aves características da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil".

mamíferos de grande interesse para preservação, como onças pintada e parda, bugio-ruivo, gato-mourisco, guaxinim, jaguatirica e paca;

vegetação em franca recuperação, embora secundária, protegendo os solos muito instáveis e frágeis das encostas da Serra do Mar.

Para preservar este ecossistema, várias áreas são protegidas pelo poder público: Reservas da Biosfera da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo; Parque Estadual da Serra do Mar; Estação Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba; Área Natural Tombada da Serra do Mar e de Paranapiacaba; áreas protegidas dos Municípios de Cubatão e Santo André.

Ganha a comunidade
A correia proporcionará melhoria das condições de acesso para a população da Vila de Paranapiacaba, com a nova passagem sob a ferrovia, encurtando o trecho a ser percorrido em terra.

A correia permitirá a recuperação da estrutura do Patrimônio Histórico do Funicular, interrompendo o processo de depreciação atual, o que significa a valorização da ferrovia e da Vila de Paranapiacaba.

Para a manutenção da correia será construída uma passarela ao longo do percurso, que permitirá a realização de Programas Monitorados de Turismo.

Ou seja, será possível realizar o trajeto Paranapiacaba/Baixada Santista, caminhando com segurança.

Estes Programas serão realizados por monitores da Vila de Paranapiacaba e de Cubatão, dentro de diretrizes previamente estabelecidas, possibilitando assim a geração de trabalho e renda local.

O projeto vai contribuir com o aumento do interesse pela visitação da Vila de Paranapiacaba em função da atração histórico-cultural e de ecoturismo, proporcionada pelo empreendimento.



Medição de Qualidade do Ar - Medição de Vibração - Levantamento Geológico Geotécnico

O RELATÓRIO
Estudo ambiental exigiu um ano de trabalho

Os primeiros estudos ambientais tiveram início em 2002, avaliando possíveis alternativas para a transposição da Serra do Mar. O EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental) foi elaborado por mais de 20 especialistas, coordenados pela Consultoria Paulista de Estudos Ambientais. Começou em setembro de 2004, sendo entregue para a análise dos organismos responsáveis em setembro de 2050.

O EIA-RIMA foi criado há 20 anos como instrumento principal de avaliação e garantia da sustentabilidade ambiental de grandes empreendimentos. Ele analisa as opções tecnológicas disponíveis, identifica o impacto ambiental de cada alternativa, propondo soluções para sua minimização e compensação.

O EIA-RIMA do Projeto TCLD avaliou as alterações que poderão ocorrer com a implantação do novo transporte de cargas, concluindo pela sua viabilidade ambiental com base nos seguintes aspectos:

seu traçado se apoiará na estrutura ferroviária existente, não havendo necessidade de remoção de vegetação;

ao adotar o traçado do antigo sistema funicular, eliminará novas interferências na Área Natural Tombada da Serra do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar e na Estação Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba;

a Vila de Paranapiacaba (tombada como patrimônio histórico-cultural) terá sua paisagem e condições de vida preservadas, uma vez que o TCLD fará essa transposição por um túnel;

os recursos associados à implantação do TCLD reverterão positivamente, e de forma muito significativa, sobre a recuperação e conservação do patrimônio ferroviário tombado, na medida em que serão recuperados e disponibilizados para visitação pública monitorada viadutos, túneis e estruturas de contenção existentes ao longo do seu traçado, implantados há mais de 100 anos;

a recuperação do patrimônio histórico-cultural de Paranapiacaba favorecerá seu desenvolvimento turístico, seja para atividades culturais associadas aos bens ferroviários tombados, seja para a exploração das paisagens que serão acessíveis ao longo do traçado do funicular a ser aberto ao público, através de Programa Monitorado de Turismo;

o aumento da capacidade de transporte de cargas, entre o Planalto Paulista e Baixada Santista, permitirá um melhor aproveitamento das infra-estruturas existentes, além da dinamização da economia regional e internacional.


Volante: equipamento usado para tracionar o cabo do funicular

Soluções para os impactos

Para garantir a viabilidade ambiental do projeto, foi desenvolvido um conjunto de Programas Ambientais voltados para a prevenção, controle e compensação dos impactos previstos no relatório.

Programa de Controle Ambiental das Obras: composto por um conjunto de medidas relacionadas a canteiros de obras, recuperação dos viadutos do funicular, limpeza de áreas, controle de processos erosivos, qualidade do ar e ruídos, qualidade das águas, geração de resíduos, sinalização, segurança, treinamento e conscientização dos trabalhadores.

Programa de Recomposição das Áreas e Plantio Compensatório: voltado para o restabelecimento da qualidade ambiental e compensação da perda de áreas de preservação permanente por meio da remoção de todos os vestígios da obra, recomposição topográfica e recomposição vegetal.

Programa de Comunicação Social: com o objetivo de manter a população informada sobre os impactos associados às obras, ao funcionamento do TCLD e aos programas ambientais.

Programa de Recomposição das Condições de Acesso: em função do fechamento da passagem de nível no pátio de Campo Grande, estabelece uma nova passagem mais segura e que reduz as distâncias a serem percorridas pela população da Vila de Paranapiacaba.

Monitoramento da Fauna: avalia os eventuais impactos da implantação e operação do TCLD sobre a fauna de vertebrados.

Monitoramento Ambiental da Operação: trata-se de um conjunto de ações de monitoramento, que visa a implementar eventuais medidas de controle de impactos associados à erosão, qualidade da água, ar e ruídos.

Programa de Proteção do Patrimônio Arqueológico: para aprimorar o conhecimento de vestígios arqueológicos e agregá-los ao banco de memória regional e nacional.

Programa de Compensação Ambiental: em atendimento à legislação ambiental, serão alocados os recursos da compensação ambiental na regularização fundiária do Parque Estadual da Serra do Mar, priorizando áreas mais próximas ao projeto e à Vila de Paranapiacaba.

O Projeto de Musealização do Patrimônio de Paranapiacaba, voltado à recuperação do patrimônio histórico protegido - sistema ferroviário, instalações de apoio e a própria Vila de Paranapiacaba - é importante medida associada ao TCLD, uma vez que permitirá a utilização de um patrimônio que vem sofrendo sensível degradação. A implantação da correia sobre o traçado do sistema funicular traz a oportunidade de recuperação deste patrimônio tombado (principalmente seus viadutos em precárias condições de conservação), bem como a interligação entre os elementos em processo de tombamento (patamares) e a paisagem natural da Serra do Mar.


A EMPRESA
Qualidade sobre trilhos

A MRS Logística é a concessionária da chamada Malha Sudeste da RFFSA, que compreende 1.700 quilômetros entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A empresa venceu a licitação para operação de transporte de cargas nessa malha em dezembro de 1996, e, desde então, vem realizando expressivos investimentos nos seus equipamentos, na aquisição e reforma de locomotivas e vagões, na recuperação das linhas, em tecnologia e no aperfeiçoamento e qualificação de seus colaboradores.

Este esforço possibilitou que o volume transportado saltasse das 42 milhões de toneladas de 1996, último ano de operação estatal, para 108 milhões em 2005. Esta devolução do trem à economia, na condição de agente atuante, foi acompanhada, desde o início, por investimentos sociais.

A MRS mantém um conjunto de projetos sociais, ambientais e culturais, em dezenas de municípios de sua área de atuação. Destacados nas últimas edições do Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, estes projetos integram o Sistema de Qualidade, Meio-Ambiente, Saúde e Segurança Operacional da empresa, que tem sido apontada por publicações especializadas como a melhor ferrovia do Brasil.



Em 2004, a MRS patrocinou o restauro da Torre do Relógio da Estação de Paranapiacaba, importante patrimônio histórico da ferrovia, que foi entregue à comunidade inteiramente recuperado e em funcionamento.

GLOSSÁRIO

Cremalheira - Sistema empregado em trechos íngremes de ferrovia. O conjunto compreende um trilho dentado, instalado entre os trilhos normais, e locomotivas com uma roda motriz dentada. Esta roda se encaixa no trilho dentado e, assim, possibilita o deslocamento seguro em percursos íngremes.

Custo Brasil - Expressão genérica utilizada para alguns fatores desfavoráveis à competitividade de setores ou empresas da economia brasileira, entre eles o custo com transportes terrestres, portos, comunicações e encargos sociais.

Desenvolvimento sustentável - O termo desenvolvimento sustentável define as práticas de desenvolvimento que atendem às necessidades presentes sem comprometer as condições de sustentabilidade das gerações futuras. O desenvolvimento sustentável não trata somente da redução do impacto da atividade econômica no meio-ambiente, mas principalmente das conseqüências dessa relação na qualidade de vida e no bem-estar da sociedade, tanto presente quanto futura.

EIA-RIMA - Criado há 20 anos como instrumento principal de avaliação e garantia de sustentabilidade ambiental de grandes empreendimentos, analisa as opções tecnológicas disponíveis, identifica o impacto ambiental de cada alternativa, propondo soluções para sua minimização e compensação.

Funicular - Sistema de transporte ferroviário utilizado em desníveis. Compõe-se de máquinas fixas que tracionam os vagões por meio de cabos, como um bondinho. No caso de Paranapiacaba, o funicular foi construído pelos ingleses, utilizando-se máquinas a vapor.

Logística - É o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo de armazenagem de produtos e os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, nas condições desejadas pelo consumidor (usuário, cliente etc.).


A manutenção permanente da torre e do relógio também foram assumidas pela empresa. Em 2005, o Festival de Inverno da Vila de Paranapiacaba recebeu o apoio da MRS. O livro "De Santos a Jundiaí: nos Trilhos do Café com a São Paulo Railway", de Maria Inês Dias Mazzoco e Cecília Rodrigues dos Santos, que conta a história do desafio da descida da serra do Mar, foi editado em 2005, com o patrocínio da MRS


INFORMAÇÕES
Site: www.mrs.com.br
Telefone: (32) 3239-3604.


Imagens desta página: publicadas no álbum da MRS Logística

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