Transportador de Correia de Longa Distância
[...]
OS BENEFÍCIOS
Ganham a economia, a comunidade e o meio-ambiente
Ganha a economia
O crescimento da economia brasileira tem que ser
acompanhado de alternativas de oferta de transporte que sejam capazes de atender o aumento da produção nacional, tanto na movimentação interna de
cargas quanto nos volumes voltados à exportação. As restrições de acesso à Baixada Santista já representam entrave ao desenvolvimento do país e, em
especial, às perspectivas de crescimento do Porto de Santos. A correia permitirá:
liberação da
cremalheira (um "gargalo" do sistema ferroviário) do transporte de minério, que ocupa hoje cerca de 70% de sua capacidade;
possibilidade
de ocupação da capacidade liberada pelo minério para transportar, pela cremalheira, via ferrovia, contêineres e outras cargas, deslocando-as do
transporte rodoviário e contribuindo para o saldo da balança comercial brasileira e a redução do chamado "Custo Brasil".
alívio do
número de caminhões nas rodovias da região, com ganho ambiental, redução expressiva de tráfego e de acidentes rodoviários. Todo o transporte de
minério para a Cosipa será realizado pela esteira, enquanto hoje cerca de 4 mil toneladas/dia são transportadas por caminhão até Cubatão;
valorização da
ferrovia, agregando novas cargas e clientes para esta modalidade de transporte, com vantagens econômicas, logísticas e ambientais; geração de
emprego e renda.
Ganha o meio-ambiente
A tecnologia do
TCLD é ambientalmente mais adequada, com controle de poeiras, baixo nível de ruídos, e menor risco de acidentes com tombamento de cargas.
A solução
contribui para a redução da emissão de poluentes pela queima de combustíveis dos caminhões, que deixarão de transportar parte das cargas.
Com o
aproveitamento total do traçado do sistema funicular serão evitadas novas intervenções na Mata Atlântica e na paisagem.
Estas características possibilitam o desenvolvimento de uma solução integrada ao
ecossistema existente na Mata Atlântica, que se constitui em um ambiente de grande diversidade, caracterizada por:
123 espécies
de aves, o que torna a Serra de Paranapiacaba "uma das regiões com a maior diversidade de aves características da Mata Atlântica do Sudeste do
Brasil".
mamíferos de
grande interesse para preservação, como onças pintada e parda, bugio-ruivo, gato-mourisco, guaxinim, jaguatirica e paca;
vegetação em
franca recuperação, embora secundária, protegendo os solos muito instáveis e frágeis das encostas da Serra do Mar.
Para preservar este ecossistema, várias áreas são protegidas pelo poder público:
Reservas da Biosfera da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo; Parque Estadual da Serra do Mar; Estação Biológica do Alto da
Serra de Paranapiacaba; Área Natural Tombada da Serra do Mar e de Paranapiacaba; áreas protegidas dos Municípios de Cubatão e Santo André.
Ganha a comunidade
A correia
proporcionará melhoria das condições de acesso para a população da Vila de Paranapiacaba, com a nova passagem sob a ferrovia, encurtando o trecho a
ser percorrido em terra.
A correia
permitirá a recuperação da estrutura do Patrimônio Histórico do Funicular, interrompendo o processo de depreciação atual, o que significa a
valorização da ferrovia e da Vila de Paranapiacaba.
Para a
manutenção da correia será construída uma passarela ao longo do percurso, que permitirá a realização de Programas Monitorados de Turismo.
Ou seja, será
possível realizar o trajeto Paranapiacaba/Baixada Santista, caminhando com segurança.
Estes
Programas serão realizados por monitores da Vila de Paranapiacaba e de Cubatão, dentro de diretrizes previamente estabelecidas, possibilitando assim
a geração de trabalho e renda local.
O projeto vai contribuir com o aumento do interesse pela visitação da Vila de
Paranapiacaba em função da atração histórico-cultural e de ecoturismo, proporcionada pelo empreendimento.
Medição de Qualidade do Ar - Medição de Vibração - Levantamento Geológico Geotécnico
O RELATÓRIO
Estudo ambiental exigiu um ano de trabalho
Os primeiros estudos ambientais tiveram início em 2002,
avaliando possíveis alternativas para a transposição da Serra do Mar. O EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental) foi
elaborado por mais de 20 especialistas, coordenados pela Consultoria Paulista de Estudos Ambientais. Começou em setembro de 2004, sendo entregue
para a análise dos organismos responsáveis em setembro de 2050.
O EIA-RIMA foi criado há 20 anos como instrumento principal de avaliação e garantia da
sustentabilidade ambiental de grandes empreendimentos. Ele analisa as opções tecnológicas disponíveis, identifica o impacto ambiental de cada
alternativa, propondo soluções para sua minimização e compensação.
O EIA-RIMA do Projeto TCLD avaliou as alterações que poderão ocorrer com a implantação
do novo transporte de cargas, concluindo pela sua viabilidade ambiental com base nos seguintes aspectos:
seu traçado se
apoiará na estrutura ferroviária existente, não havendo necessidade de remoção de vegetação;
ao adotar o
traçado do antigo sistema funicular, eliminará novas interferências na Área Natural Tombada da Serra do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar e na
Estação Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba;
a Vila de
Paranapiacaba (tombada como patrimônio histórico-cultural) terá sua paisagem e condições de vida preservadas, uma vez que o TCLD fará essa
transposição por um túnel;
os recursos
associados à implantação do TCLD reverterão positivamente, e de forma muito significativa, sobre a recuperação e conservação do patrimônio
ferroviário tombado, na medida em que serão recuperados e disponibilizados para visitação pública monitorada viadutos, túneis e estruturas de
contenção existentes ao longo do seu traçado, implantados há mais de 100 anos;
a recuperação
do patrimônio histórico-cultural de Paranapiacaba favorecerá seu desenvolvimento turístico, seja para atividades culturais associadas aos bens
ferroviários tombados, seja para a exploração das paisagens que serão acessíveis ao longo do traçado do funicular a ser aberto ao público, através
de Programa Monitorado de Turismo;
o aumento da
capacidade de transporte de cargas, entre o Planalto Paulista e Baixada Santista, permitirá um melhor aproveitamento das infra-estruturas
existentes, além da dinamização da economia regional e internacional.
Volante: equipamento usado para tracionar o cabo do funicular
Soluções para os impactos
Para garantir a viabilidade ambiental do projeto, foi desenvolvido um conjunto de
Programas Ambientais voltados para a prevenção, controle e compensação dos impactos previstos no relatório.
Programa de
Controle Ambiental das Obras: composto por um conjunto de medidas relacionadas a canteiros de obras, recuperação dos viadutos do funicular,
limpeza de áreas, controle de processos erosivos, qualidade do ar e ruídos, qualidade das águas, geração de resíduos, sinalização, segurança,
treinamento e conscientização dos trabalhadores.
Programa de
Recomposição das Áreas e Plantio Compensatório: voltado para o restabelecimento da qualidade ambiental e compensação da perda de áreas de
preservação permanente por meio da remoção de todos os vestígios da obra, recomposição topográfica e recomposição vegetal.
Programa de
Comunicação Social: com o objetivo de manter a população informada sobre os impactos associados às obras, ao funcionamento do TCLD e aos
programas ambientais.
Programa de
Recomposição das Condições de Acesso: em função do fechamento da passagem de nível no pátio de Campo Grande, estabelece uma nova passagem mais
segura e que reduz as distâncias a serem percorridas pela população da Vila de Paranapiacaba.
Monitoramento
da Fauna: avalia os eventuais impactos da implantação e operação do TCLD sobre a fauna de vertebrados.
Monitoramento
Ambiental da Operação: trata-se de um conjunto de ações de monitoramento, que visa a implementar eventuais medidas de controle de impactos
associados à erosão, qualidade da água, ar e ruídos.
Programa de
Proteção do Patrimônio Arqueológico: para aprimorar o conhecimento de vestígios arqueológicos e agregá-los ao banco de memória regional e
nacional.
Programa de
Compensação Ambiental: em atendimento à legislação ambiental, serão alocados os recursos da compensação ambiental na regularização fundiária do
Parque Estadual da Serra do Mar, priorizando áreas mais próximas ao projeto e à Vila de Paranapiacaba.
O Projeto de Musealização do Patrimônio de Paranapiacaba, voltado à recuperação
do patrimônio histórico protegido - sistema ferroviário, instalações de apoio e a própria Vila de Paranapiacaba - é importante medida associada ao
TCLD, uma vez que permitirá a utilização de um patrimônio que vem sofrendo sensível degradação. A implantação da correia sobre o traçado do sistema
funicular traz a oportunidade de recuperação deste patrimônio tombado (principalmente seus viadutos em precárias condições de conservação), bem como
a interligação entre os elementos em processo de tombamento (patamares) e a paisagem natural da Serra do Mar.
A EMPRESA
Qualidade sobre trilhos
A MRS Logística é a concessionária da chamada Malha
Sudeste da RFFSA, que compreende 1.700 quilômetros entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A empresa venceu a licitação para operação de
transporte de cargas nessa malha em dezembro de 1996, e, desde então, vem realizando expressivos investimentos nos seus equipamentos, na aquisição e
reforma de locomotivas e vagões, na recuperação das linhas, em tecnologia e no aperfeiçoamento e qualificação de seus colaboradores.
Este esforço possibilitou que o volume transportado saltasse das 42 milhões de
toneladas de 1996, último ano de operação estatal, para 108 milhões em 2005. Esta devolução do trem à economia, na condição de agente atuante, foi
acompanhada, desde o início, por investimentos sociais.
A MRS mantém um conjunto de projetos sociais, ambientais e culturais, em dezenas de
municípios de sua área de atuação. Destacados nas últimas edições do Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, estes projetos integram o
Sistema de Qualidade, Meio-Ambiente, Saúde e Segurança Operacional da empresa, que tem sido apontada por publicações especializadas como a melhor
ferrovia do Brasil.
Em 2004, a MRS patrocinou o restauro da Torre do Relógio da Estação de Paranapiacaba,
importante patrimônio histórico da ferrovia, que foi entregue à comunidade inteiramente recuperado e em funcionamento.
GLOSSÁRIO
Cremalheira
- Sistema empregado em trechos íngremes de ferrovia. O conjunto compreende um trilho dentado, instalado entre os trilhos normais, e locomotivas com
uma roda motriz dentada. Esta roda se encaixa no trilho dentado e, assim, possibilita o deslocamento seguro em percursos íngremes.
Custo
Brasil - Expressão genérica utilizada para alguns fatores desfavoráveis à competitividade de setores ou empresas da economia brasileira, entre
eles o custo com transportes terrestres, portos, comunicações e encargos sociais.
Desenvolvimento
sustentável - O termo desenvolvimento sustentável define as práticas de desenvolvimento que atendem às necessidades presentes sem
comprometer as condições de sustentabilidade das gerações futuras. O desenvolvimento sustentável não trata somente da redução do impacto da
atividade econômica no meio-ambiente, mas principalmente das conseqüências dessa relação na qualidade de vida e no bem-estar da sociedade, tanto
presente quanto futura.
EIA-RIMA
- Criado há 20 anos como instrumento principal de avaliação e garantia de sustentabilidade ambiental de grandes empreendimentos, analisa as opções
tecnológicas disponíveis, identifica o impacto ambiental de cada alternativa, propondo soluções para sua minimização e compensação.
Funicular
- Sistema de transporte ferroviário utilizado em desníveis. Compõe-se de máquinas fixas que tracionam os vagões por meio de cabos, como um bondinho.
No caso de Paranapiacaba, o funicular foi construído pelos ingleses, utilizando-se máquinas a vapor.
Logística
- É o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo de armazenagem de produtos e os serviços e informações associados,
cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, nas condições desejadas pelo consumidor (usuário, cliente etc.).
A manutenção permanente da torre e do relógio também foram assumidas pela empresa. Em
2005, o Festival de Inverno da Vila de Paranapiacaba recebeu o apoio da MRS. O livro "De Santos a Jundiaí: nos Trilhos do Café com a São Paulo
Railway", de Maria Inês Dias Mazzoco e Cecília Rodrigues dos Santos, que conta a história do desafio da descida da serra do Mar, foi editado em
2005, com o patrocínio da MRS
INFORMAÇÕES
Site: www.mrs.com.br
Telefone: (32) 3239-3604.
Imagens desta página: publicadas no álbum da MRS Logística
|