Em
1962, foi publicado em Sorocaba/SP este livro de 200 páginas (exemplar no acervo do historiador santista Waldir Rueda), composto e impresso nas
Oficinas Gráficas da Editora Cupolo Ltda., da capital paulista (ortografia atualizada nesta transcrição):
Pequeno histórico da Mayrink-Santos
Meus serviços prestados a essa linha entre Mayrink e Samaritá
Antonio Francisco Gaspar
[...]
2ª PARTE - ESTUDOS E CONSTRUÇÃO
XII - Registro dos meus serviços na linha de Mayrink a Santos
Guaianã - 1930 - Segunda-feira, dia 11 de agosto. Estando pronta a Estação de
Tijolos no dia 29, terça-feira, recebi ordem de fazer a mudança do aparelho telegráfico. Então fui a Guaianã executar essa mudança, no dia designado
acima. Fiz funcionar o telégrafo na estação nova às 16 horas e fui pernoitar em Cangüera no acampamento da Turma Telegráfica.
Cangüera - 1930 - Terça-feira, dia 12 de agosto. Fiz a mudança do aparelho
telegráfico na estação de tijolos e às 13 horas ficou funcionando. Regressei a Sorocaba no trem N.S.1. Eram chefes de estação e telegrafistas nessa
data: em Guaianã, o sr. Joaquim Costa Pinto e em Cangüera o sr. Antônio Faccas.
Aguassay - 1930 - Sexta-feira, dia 29 de agosto, fui instalar o aparelho de
telégrafo no vagão nº... e ficou funcionando às 15 horas. O 1º telegrafista dessa estação foi o sr. Antônio Fidelis.
1931 - Domingo, 24 de maio, foi inaugurada e aberta ao tráfego público, pelo dr.
Oliveira Coutinho, secretário da Viação e Obras Públicas, sendo interventor federal o sr. João Alberto. Telegrafista, sr. Antônio Fidelis.
1934 - Segunda-feira, 20 de agosto, fiz a mudança do telégrafo, do Vagão para a
estação de Tábuas. Ficou funcionando às 18 horas. Regressei a Sorocaba.
1936 - Segunda-feira, 25 de maio, fiz a mudança dos aparelhos Seletivo e Telegráfico
Siemens, da Estação de Tábuas, para a Estação de Tijolos. Ficou funcionando às 18 e 30 horas. Telegrafista sr. Antônio Fidelis. Empreiteiro da
construção da estação, sr. Abel Jorge.
Caucaia - 1930 - Segunda-feira, dia 8 de dezembro, no trem N.O.2, 3 horas da
manhã, segui a Mayrink para embarcar no trem de lastro, a fim de ir instalar aparelho telegráfico em Caucaia. Instalei o telégrafo numa casinha de
madeira. O serviço foi feito das 14 e 20 horas até as 19 e 30 horas. Ficou funcionando. Telegrafista sr. Benedito Ramos. Pernoitei ali, nessa
casinha. A instalação foi ajudada pelo trabalhador da turma telegráfica sr. Benedito Mendes. No dia seguinte, saímos a pé às 4 e 30 horas para
Aguassay, distante 10 quilômetros, onde chegamos às 8 e 30 horas. Às 10 horas, novamente a pé, 13 quilômetros, com ferramentas, chegamos a Cangüera
e onde, às 15 horas, embarcamos no trem Misto 2, para Mayrink. No trem CL7, a Sorocaba.
1931 - Domingo, dia 24 de maio, foi inaugurada e aberta ao tráfego público, pelo dr.
Oliveira Coutinho, secretário da Viação e Obras Públicas, sendo interventor federal o sr. coronel João Alberto. Telegrafista sr. Benedito Ramos.
Regressei a Sorocaba.
1932 - Na terça-feira, 26 de abril, estive em Caucaia, instalando mais um aparelho
telegráfico para o fim de ser dividida a linha telegráfica nessa estação. Ficou funcionando esse aparelho às 17 horas. Pernoitei ali por não ter
trem para Sorocaba. No dia seguinte transportei-me para Mayrink e dali para Sorocaba no trem P.1.
1934 - Terça-feira, dia 9 de janeiro, fui mudar os aparelhos telegráficos para a
estação de tijolos. Ficaram funcionando os dois aparelhos telegráficos, na estação nova, às 19 horas. Encarregado telegrafista, o sr. Benedito
Ramos.
1934 - Quarta-feira, dia 18 de abril, instalei um telégrafo na linha direta para
trabalhar com São Paulo.
A turma telegráfica no acampamento. Feitor Alfredo Silva e trabalhadores,
em plena Serra da Mayrink-Santos, 13-2-1935
Imagem e legenda reproduzidas do livro
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