HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS -
ESTRADAS
História da Estrada de Ferro Sorocabana (3)
Um vagão dormitório da E.F.Sorocabana, usado no trem
internacional entre São Paulo e Montevidéu (Uruguai), serve para ilustrar as potencialidades turísticas dessa ferrovia.
Foto: coleção de Alberto Henrique del Bianco, de Indaiatuba/SP), publicada no site
E.F.Brasil
Viajando por essa ferrovia, é possível descortinar belos cenários, como este ocaso em Acaraú, fotografado por
Alexandre Saraiva, um engenheiro da ferrovia, no final dos anos 1990, desde um trem cargueiro de Santos:
Foto: coleção de Alexandre Saraiva, de Santos/SP, publicada no site
E.F.Brasil
O mesmo engenheiro é aqui visto tripulando uma locomotiva GE diesel-elétrica U20, em uma rápida parada junto à
cascata Véu de Noiva, situada na Serra do Mar perto do túnel 16:
Foto: coleção de Alexandre Saraiva, de Santos/SP, publicada no site
E.F.Brasil
Como ele, muitos turistas já pararam no túnel 16 para fotografar a cascata, quando ainda circulavam trens de
passageiros na linha, em 1990:
Foto: Relatório Fepasa-1990, acervo de Rafael Correa, publicada no site
E.F.Brasil
Em 1944, a ferrovia já praticava o conceito modernamente chamado de multimodalismo porta-a-porta, providenciando
a entrega no destino das cargas transportadas:
Imagem: anúncio na edição do cinqüentenário do jornal A Tribuna, em 26 de março de
1944
0 serviço da Sorocabana fazia em 1946 a ligação ferroviária de Santos com Juquiá:
Imagem: Indicador Portátil Santos - Janeiro de 1946 - editado por C. Carneiro
Um tijolo remanescente de obras da Estrada de Ferro Sorocabana em Santos, com a marca em alto-relevo da
ferrovia:
Peça pertencente ao acervo do historiador santista Waldir Rueda
Um trem de passageiros da Estrada de Ferro "Sul São Paulo Railway", em clichê
fotográfico de H. A. Almeida) aparece nesta fotografia publicada na revista santista A Fita, na edição número 30, de 13
de novembro de 1913 (exemplar no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio de Santos - SHEC):
Imagem: reprodução parcial de página de A Fita nº 30, de 13/11/1913
|