Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos293.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/20/08 18:38:43
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
Ferreira de Souza, a centenária importadora

Esta foto da Praça Mauá, feita possivelmente em fins da década de 1930 (tendo à esquerda a confluência com a Rua General Câmara) mostra à direita, na confluência com a Rua Cidade de Toledo, antigas instalações da firma Ferreira de Souza, fundada em 1867 e se tornou a mais antiga varejista em atividade, até fechar no final do século XX, já então nas instalações da Rua Augusto Severo, atrás do Palácio José Bonifácio (Paço Municipal):

 


Foto: Centro de Memória e Arquivos/SEAD

 

A respeito dessa empresa, cita o Almanaque de Santos - 1969, editado por Roteiros Turísticos de Santos, de P. Bandeira Jr., e tendo como redator responsável Olao Rodrigues (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda) - página 147:

A mais antiga firma da Praça

A firma Ferreira de Souza Importadora S.A. é a mais antiga firma de comércio a varejo, em atividade, da Praça de Santos.

Foi fundada em 1867, por Manuel Joaquim Peixoto Ferreira de Souza, que, a princípio, operou como estabelecimento bancário, o Banco do Minho, localizada na atual Rua Cidade de Toledo, e, depois, na Rua 11 de Junho, hoje Riachuelo.

Transformando-se em loja de ferragens, em 1918, funcionou na Praça Mauá, esquina da Rua Cidade de Toledo, quando dirigida por Manuel da Costa e Francisco Peixoto do Rego, continuando seus fundadores como sócios comanditários. Foram, em seguida, seus mentores J. Martins de Oliveira e Antônio da Costa Carneiro.

Nos dias atuais, a firma Ferreira de Souza Importadora S.A., explorando não só o ramo de ferragens, mas também o de louças, cristais e materiais de construção, funciona na Rua Augusto Severo, 21 a 27, sendo seus dirigentes Mário Fonseca Carneiro, Maria Eduarda Carneiro dos Santos, Osvaldo Bassi e José Ferreira.

A firma Ferreira de Souza, portanto, é a mais antiga, em atividade, da nossa Praça, embora muitas outras já operassem na época do seu surgimento, mas todas elas agora inexistentes.


Bonde 42 passando em 1968 pela Rua Augusto Severo, defronte da loja Ferreira de Souza

Foto: José Dias Herrera, publicada no mesmo Almanaque de Santos - 1969



Banco do Minho
Publicado na revista Tradição Portugueza, número especial comemorativo do 20º aniversário do Centro Português de Santos, editado em 1915 em Santos/SP
Acervo: Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais