Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fc126.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/06/17 11:45:55
Clique na imagem para voltar à página principal
BICO-DE-PENA
Desenhos de Francisco Carballa [126]

O professor Francisco Carballa registrou no papel, com lápis e caneta esferográfica, imagens de uma cidade que aos poucos foi desaparecendo, com ênfase nos detalhes arquitetônicos, característicos de um encontro de culturas que se manifestou na primeira metade do século XX.

São edificações de uso comum, comerciais e residenciais, muitas delas demolidas, raramente preservadas, e que nesses detalhes captados pelo professor revelam aspectos curiosos de uma época já desaparecida. Quando existente, a linha do bonde é registrada nos desenhos, e uma marca registrada desses trabalhos costuma ser a existência de um vidro quebrado numa janela, sempre da mesma forma:


Avenida Senador Feijó, 210, demolida em 2 de abril de 2017 (desenho realizado em 1º de maio de 2017)
Imagem cedida a Novo Milênio pelo autor, o professor Francisco Carballa

Conforme registrou o autor, são "duas construções idênticas feitas durante o alargamento da via, com os números 210 e 212. Recordo-me das janelas com toalhas enfeitadas para a passagem da procissão de Corpus Christi nos anos 1960. Seu porão se tornou loja no final e muitos dos detalhes foram suprimidos, com reformas retirando detalhes e adornos. No número 212 funcionou um templo de umbanda e durante a demolição no início dos anos 90 se viam as imagens deixadas ao relento no terreno, se dissolvendo com o tempo e a chuva. Essas casas possuíam um pequeno quintal voltado para a Rua Andrade Neves, com uma saída; viam-se as chaminés antigas da cozinha e o azulejamento do banheiro. Havia um trabalho de pedras na base, nos dois cantos, e decerto houve em toda a extensão, mas já não estavam ali totalmente para que isso pudesse ser comprovado".


Detalhes do desenho acima
Imagem cedida a Novo Milênio pelo autor, o professor Francisco Carballa

O local em agosto de 2015, fotografado  pelo programa Street View (acesso em 6/8/2017)

Detalhe da fachada em agosto de 2015, fotografado  pelo programa Street View (acesso em 6/8/2017)

O mesmo local, em abril de 2011, fotografado  pelo programa Street View (acesso em 6/8/2017)

Detalhamento de janelas e gradis de entrada, em foto de dezembro de 2013 realizada pelo programa Google Maps/Street View (acesso em 6/8/2017)