Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fc125.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/06/17 11:45:34
Clique na imagem para voltar à página principal
BICO-DE-PENA
Desenhos de Francisco Carballa [125]

O professor Francisco Carballa registrou no papel, com lápis e caneta esferográfica, imagens de uma cidade que aos poucos foi desaparecendo, com ênfase nos detalhes arquitetônicos, característicos de um encontro de culturas que se manifestou na primeira metade do século XX.

São edificações de uso comum, comerciais e residenciais, muitas delas demolidas, raramente preservadas, e que nesses detalhes captados pelo professor revelam aspectos curiosos de uma época já desaparecida. Quando existente, a linha do bonde é registrada nos desenhos, e uma marca registrada desses trabalhos costuma ser a existência de um vidro quebrado numa janela, sempre da mesma forma:


Rua da Constituição, 250 (desenho realizado em 24 de abril de 2017)
Imagem cedida a Novo Milênio pelo autor, o professor Francisco Carballa

Conforme registrou o autor, são "casas demolidas durante o mês de janeiro de 2016, sendo que os números 250 e 248 compartilhavam a entrada como vizinhos geminados à casa 246, que teria a entrada do lado direito. Os balaústres da fachada tinham diferença, o que indica um restauro ou apenas o uso por opção. Suas janelas tinham vidro francês com alto-relevo, comum nos anos 1910 até 1950. A divisão do terreno em três lotes mostra a adequação da Rua da Constituição às necessidades imobiliárias da época: eram casas muito firmes e salubres até o fim e que sobreviveram à explosão do gasômetro em 1967".


Detalhes do desenho acima
Imagem cedida a Novo Milênio pelo autor, o professor Francisco Carballa

O local em março de 2011, fotografado  pelo programa Street View (acesso em 6/8/2017)

xc

O mesmo local, em abril de 2011, fotografado  pelo programa Street View (acesso em 6/8/2017)

Detalhamento de janelas e gradis de entrada, em foto de dezembro de 2013 realizada pelo programa Google Maps/Street View (acesso em 6/8/2017)