Clique aqui para voltar à página inicial de Novo Milênio  http://www.novomilenio.inf.br/trans/02t0302.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/10/02 19:31:45
Clique aqui para voltar à página inicial de TransBusiness
Edição 3 - 10/8/2002 

NOTAS RÁPIDAS

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) concluiu seu projeto de normas para concessão e outorgas. O documento foi distribuído entre as entidades ligadas à navegação para colher sugestões. Tão logo a Antaq compile as respostas encaminhadas, providenciará a redação final para colocar em consulta pública.

Negócios nos Trilhos, evento organizado pela Revista Ferroviária, está marcado para o período de 28 a 30/10/2002 no ITM Expo, em São Paulo. O evento abordará a fase de expansão dos investimentos no transporte ferroviário, que prevê aplicações de cerca de R$ 1,4 milhão pelas concessionárias, o que representa um incremento de 33,5% em relação ao montante investido em 2001.

Porto de Itacoatiara, visto do rio Amazonas, em 1989
A Antaq autorizou a Hermasa Navegação da Amazônia a explorar o terminal portuário de uso privativo misto na cidade de Itacoatiara (AM).

Com sua economia movimentada pela prestação de serviços de petróleo e gás, Macaé está apostando firme na ampliação de sua atuação no comércio exterior. Recentemente, foi criada a Câmara de Comércio Internacional de Macaé; e o prefeito Silvio Lopes, que completou seu terceiro mandato, busca a implantação de Estações Aduaneiras e Depósitos Interiores (EADI). A pista de pouso do aeroporto local está sendo ampliada e há projetos para mais um porto.

Com 150 mil habitantes, o município de Macaé espera crescer sua população em 75% nos próximos cinco anos. Com a explosão dos negócios no ramo de óleo e gás, o município carece de infra-estrutura de moradia e acomodações para atender o pessoal das 180 empresas que atuam no segmento. E, para os próximos três anos, se estima a implantação de mais 140 empresas. Macaé é a 3ª economia no Estado do Rio de Janeiro. Em 7/2002, Macaé comemorou seus 189 anos de fundação.

Tradicional estaleiro de reparos, o Renave/Enavi estréia no mercado de construção. O estaleiro assinou em meados de 7/2002 contrato com a empresa De Lima Comércio e Navegação de Apoio Marítimo para o fornecimento de dois barcos tipo LH e um PSV, de apoio às plataformas de petróleo. As embarcações serão afretadas pela Petrobrás por oito anos, e durante o período de construção as obras  gerarão 350 empregos diretos e 1,6 mil indiretos. As informações são do secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Luiz Lima Verde, que faz gestões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para agilizar a liberação de recursos para financiamento das embarcações.

Teletipo

A cidade de Novo Hamburgo (RS) sedia de 2 a 4/10/2002 o VIII Congresso Internacional de Multilogística no Comércio Exterior.

A Comissão de Viação e Transportes realiza, de 14 a 16/8/2002, a Conferência Nacional dos Portos – “Os Portos e o Desenvolvimento Regional”.

A Anfir informa que expira no dia 10/8/2002 o prazo para o enquadramento dos fabricantes de equipamentos veiculares (carrocerias etc.) à Portaria nº 27 do Denatran junto aos Institutos Técnicos de Engenharia (ITEs).

A Tecsys Consultoria lança no mercado nacional equipamento multimodal para manuseio de contêineres. O conjunto é acoplado à carroceria do caminhão e, sem perda de potência, iça e empilha contêineres em até duas unidades de altura. Pega da direira para a esquerda e vice-versa, viabilizando operações de transferência de ferrovias para carretas, vagões e embarcações hidroviárias.

A Associação Brasileira de Transportes Ferroviários (ABTF) e a Câmara Brasileira de Contêineres e Transporte Multimodal (CBC) estão firmando convênio para o desenvolvimento de atividades conjuntas visando o crescimento do volume de contêineres transportados pelo sistema ferroviário nacional. Foi o que informou o presidente da CBC, Silvio Campos, anunciando também que a projeção para 2002 é de o País movimentar cerca de 3 milhões de contêineres.

Segundo frisou, a previsão somente não será alcançada caso persista a situação de falta de contêineres para a exportação de mercadorias. Além de movimentar os contêineres que chegam com cargas de importação o mercado usa também as unidades vazias providenciadas pelos armadores.

O Grupo Fels Setal informa que, desde 29/7/2002, sua sede funciona em novo endereço: Rua da Assembléia, 10, grupo 2001, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20011-000, com o telefone (0**21) 2532.3268 e o fax (0**21) 2532.2739.