LEGISLAÇÃO
Recursos do Cide estacionados no
Congresso
Ainda
não foi decidida a tramitação do Projeto de Lei Nº
6.770/2002 - aprovado pela Comissão de Viação e Transportes,
em 5/2002 - que dispõe sobre a aplicação dos recursos
originários da Contribuição de Intervenção
no Domínio Econômico (Cide). Falta o despacho do presidente
da Câmara para definir a tramitação. A informação
é do diretor geral da Antaq, Carlos Alberto Wanderley da Nóbrega,
que informou que não está definida a forma de tramitação.
Para ganhar agilidade, haverá a necessidade de se confirmar sua
condição de especial, para se criar um grupo que conduza
o processo.
O projeto é de vital importância
para a área dos Transportes, que já estima valores a serem
utilizados a partir de 2003, destinados aos investimentos em infra-estrutura.
Na justificativa do PL 6770/2002, destacam-se as potencialidades de recursos.
“Na Lei Orçamentária de 2002, a arrecadação
com a Cide está estimada em R$ 7 bilhões 250 milhões.
A aplicação desses recursos está distribuída
pela Lei Orçamentária, com a infra-estrutura de transportes
recebendo R$ 2 bilhões 708,6 milhões; projetos ambientais
relacionados com a indústria do petróleo e do gás,
R$ 255 milhões, e encargos financeiros da União, com a fatia
de R$ 4 bilhões 286,4 milhões.
A justificativa oficial do projeto
esclarece que os encargos financeiros da União, por sua vez, estão
subdivididos em dois itens: dívida interna decorrente da Conta Petróleo
(MP 2103, de 2001), para a qual serão destinados R$ 2 bilhões
886,6 milhões; e pagamento de subsídios, orçados em
R$ 1 bilhão 400 milhões.
Segundo o documento, a receita da
Cide prevista na Lei Orçamentária
de 2002 foi estimada com base em
dados preliminares e será provavelmente muito maior, tanto em 2002
quanto nos anos subseqüentes, e as previsões de despesas com
recursos da Cide relativas a encargos financeiros da União para
2002 estão superdimensionadas em mais de R$ 2 bilhões. Já
os subsídios que poderão ser cobertos com recursos da Cide
(álcool e Auxílio-gás) estão superdimensionados
em pelo menos R$ 400 milhões.
A importância do PL também
está no financiamento de projetos ambientais relacionados à
indústria do petróleo e do gás, cujos recursos serão
administrados pelo Ministério do Meio-ambiente, e que poderá
demandar até cerca de R$ 500 milhões por ano.
Veja
a súmula da situação do Fundo
Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (FNIT) |