MULTIMODAL
CVRD amplia receitas com logística
integrada
A gigantesca
rede ferroviária da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) galgou a posição
de maior empresa de logística do Brasil. Desde que passou a transportar
cargas para terceiros, em 1997 – ano de sua privatização
– os ganhos da Divisão de Logística superaram os 30% anuais.
Em 2001, o setor auferiu mais de R$ 3 milhões, correspondendo a
7% do lucro da empresa. E, para manter o mesmo nível de faturamento
em 2002, a empresa vem investindo em soluções integradas
de logística para deixar de ser apenas uma transportadora do modal
ferroviário.
Para apoiar a sua base logística,
a CVR amplia seus serviços de transportes de contêineres e
a partir de 8/2002 iniciará uma rota de transporte expresso de contêineres
por ferrovia, serviço que ligará Campinas, Boa Vista, Vale
do Paraíba (SP), Três Corações (MG) e Salvador
(BA), levando cargas do interior paulista e mineiro ao Pólo Petroquímico
de Camaçari.
No Terminal de Camaçari (Tercam),
a Vale está investindo R$ 10 milhões para viabilizar o transbordo
de cargas. A CVRD já opera trens expressos conteinerizados em duas
rotas: Vitória (ES), Belo Horizonte, Uberlândia (MG); e Santos,
Campinas (SP), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
EUA: ferrovias ficam com 9% do lucro
Nos Estados
Unidos, mais de 40% das cargas interurbanas são transportadas por
ferrovias, porém o setor recebe apenas 9% das receitas.
Para que as empresas possam fazer
frente aos investimentos necessários ao intermodalismo que triplicou
o volume de cargas em relação ao modal rodoviário,
a Associação Americana Ferroviária (AAR) propôs,
ao Comitê de Transporte e Infra-estrutura do Congresso norte-americano,
sete alterações na atual política de transporte do
país. Entre elas, está incluido o aumento de verbas para
programas educacionais e de aprimoramento profissional. |