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Edição 2 - 27/6/2002 

P-50 ainda sem definição
Mudanças no contrato da plataforma
Avaliada em US$ 244 milhões e podendo gerar 2 mil empregos diretos, a construção da plataforma P-50 ainda não tem uma definição se será feita no Rio de Janeiro. A Petrobrás e o estaleiro Jurong assinaram protocolo, formalizando o contrato, mas os termos contratuais não são garantias da execução do serviço no País. Até o fechamento desta edição, o Jurong negociava com a Sermetal para viabilizar a obra.

Ainda não está totalmente definida a construção no Rio de Janeiro da Plataforma P-50, contratada pela Petrobrás ao estaleiro Jurong, de Cingapura. A estatal e o estaleiro estão sendo pressionados para a construção ser executada no parque industrial fluminense, para garantir emprego para mão-de-obra.

Mesmo após assinatura de protocolos, a frase mais importante do Jurong resumia-se ao envidamento de esforços para construir no Estado. Os pleitos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio de parlamentares e toda a Comunidade Marítima, ecoaram no Planalto Central, que está intervindo no processo de contratação do aparato, avaliado em US$ 244 milhões.

Segundo o subsecretário estadual de Indústria Naval, Alceu Mariano de Souza, o governo está direcionando esforços para viabilizar a execução da obra em estaleiro fluminense. O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, afirma que a construção gerará 2 mil empregos diretos. Disse ainda que a obra utilizará aço nacional.

Transpetro: nova sede 

No mesmo dia da suspensão do contrato, a Transpetro – empresa de logística de transportes da Petrobrás – inaugurou a sua nova sede, o ex-prédio do Banco do Brasil no Centro do Rio de Janeiro. 

A empresa também inaugurou seu Centro de Controle, de onde pode acionar todas as válvulas de dutos e terminais de todo o País. A nova sede da Transpetro é própria e compreende 12 andares do prédio, no qual também está instalada a Agência Nacional de Transportes (ANP).