Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/poli1903.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/23/14 13:25:18
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS DIRIGENTES
Benedito Ernesto Guimarães

De 7/1/1902 a 7/1/1905 (Conselho de Intendência)

Membro do Conselho de Intendência, fundou a empresa que levou seu nome e, nas mãos dos descendentes, se transformou no Grupo Guimarães. Uma das empresas do grupo, a Guimarães Logística, destacou a história de seu fundador em páginas de seu site na Internet (acesso: 23/8/2014):


Benedito Ernesto Guimarães
Imagem: arquivo de Maria do Carmo Guimarães Galvão, divulgada na página Web da empresa Guimarães Logística (acesso: 23/8/2014)

O FUNDADOR

Um cidadão chamado Benedito Ernesto Guimarães

Foi pelas mãos do tenente coronel Benedito Ernesto Guimarães que, em 1891, nasceu a Guimarães Logística. Homem ligado aos mais diversos segmentos da sociedade santista, sejam eles políticos, culturais, religiosos e sociais, Benedito era acima de tudo um cidadão inserido no processo de desenvolvimento de Santos.

Em 7 de janeiro de 1902 tomou posse como vereador da 4ª. Legislatura Republicana, quando Câmara e Prefeitura ainda funcionavam nos Casarões do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre).

Nomeado pelo governo do Estado delegado de polícia em 1903, o tenente-coronel Benedito Ernesto Guimarães, foi uma autoridade íntegra, honesta e enérgica. Sua principal batalha foi a campanha contra o jogo, principalmente o chamado "jogo do bicho". Seu trabalho criterioso, justiceiro e enérgico lhe rendeu elogios até mesmo dos adversários. Necessitando estar mais presente à firma comercial que dirigia, pediu demissão em 10 de maio de 1904.

Conciliou como ninguém a dedicação aos negócios e à sociedade. Foi o principal responsável pela reforma da igreja Venerável Ordem Terceira do Carmo. Foi ainda presidente do Tiro Brasileiro de Santos e um dos fundadores do S. C. Americano, responsável pela origem do Santos Futebol Clube. História muito bem lembrada por Arnaldo Silveira. "A minha passagem pelo futebol foi curta, mas teve momentos interessantes. Comecei jogando pelo S.C. Americano, clube fundado por Sizino Patusca e Benedito Ernesto Guimarães. Eu tinha apenas 11 anos quando comecei a jogar futebol, em 1906. Meu pai, Turíbio Silveira, da família Xavier da Silveira, de Santos, era um desportista. Nós tínhamos um ótimo relacionamento com os Patusca, nossos parentes. Daí jogarmos juntos, eu, meu irmão, e meus primos, no Americano, enquanto ele foi mantido em Santos. Em 1911, transferiram o nosso Americano para São Paulo. Aí, eu e meus primos, fundamos o Santos Futebol Clube, que foi registrado em 1912."

O tenente coronel de pulso forte e cheio de determinação esteve à frente da Guimarães Logística até 1941, quando após sua morte, assumiu a empresa seu filho, Ernesto Pacheco Guimarães.

CRONOLOGIA
HISTÓRIA DA GUIMARÃES

1891 - Benedito Ernesto Guimarães, então tenente-coronel, funda a B. Ernesto Guimarães e inicia a atividade de Despachante de Alfândega no Porto de Santos em um pequeno escritório situado à Rua Cidade de Toledo, no Centro da cidade.

1925 - Ernesto Pacheco Guimarães, filho do fundador, começa a trabalhar na empresa, a pedido de seu pai.

1941 - Com o falecimento de Benedito Ernesto Guimarães, Ernesto Pacheco Guimarães assume a diretoria. A empresa transfere-se para a Praça Mauá, 29 com novo nome: Ernesto Guimarães e Cia Ltda.

1943 - A Guimarães entra na Lista Negra do Governo Brasileiro por prestar serviços a empresas alemãs como Aliança Comercial de Anilinas Ltda. (Hoje: Bayer do Brasil), Mangels & Kreutzberg Ltda. (Hoje: Mangels Industrial S/A), Petersen & Irmãos Cia Ltda., Máquinas Santa Clara Ltda., entre outras.

1960 - A empresa entra em sua 3ª geração. Ernesto Luiz Machado Guimarães, neto do fundador, inicia as atividades na Guimarães.

1965 - Ernesto Luiz M. Guimarães assume a diretoria operacional.

1975 - Atendendo pedidos de alguns clientes a Guimarães dá início a atividade de Transporte Rodoviário de Cargas.

1980 - Com o crescimento da empresa, a Guimarães muda para a Rua General Câmara, 141.

1988 - A Guimarães chega em sua 4ª geração com a entrada de Alexandre e Fernando Costa Guimarães, bisnetos do fundador.

1996 - A empresa sofre uma reestruturação. Alexandre assume a diretoria de transportes e Fernando, a diretoria executiva. É alterada a razão social para a atual: Guimarães Assessoria Aduaneira Ltda., agora em novo endereço, Rua Itororó 61.

1999 - O 3º bisneto, Eduardo Costa Guimarães, forma-se em Zootecnia e inicia sua atividade na empresa focando no Comércio Internacional de cargas vivas.

2000 - A Guimarães presta o 1º serviço de carga viva atendendo a importação de um equino.

2002 - Com o objetivo de prestar mais um serviço a seus clientes, surge a SPS Trading Importação e Exportação Ltda., empresa voltada ao desenvolvimento de mercados com incentivos do Governo de Goiás.

2003 - A Guimarães tem participação importante no Panamericano de Santo Domingo cuidando de toda a logística da equipe de Hipismo Brasileira.

2005 - Inauguração da filial do Grupo na cidade de São Paulo, na Rua Fagundes Filho, 77.

2007 - Mais duas participações importantes da empresa no mundo hípico: foi responsável por todos os trâmites, do recebimento ao retorno, dos cavalos participantes do Panamericano do Rio de Janeiro e do 1º Athina Onassis Horse Show. Com o crescimento contínuo de sua estrutura, a empresa muda de endereço para um espaço mais amplo, o atual na Rua Martin Afonso, 24. Início dos trabalhos em busca da Certificação ISO 9000 - 2001.

2008 - No ano em que completa 117 anos de fundação, a Guimarães, hoje Grupo Guimarães, assume novos desafios, estipulando metas para a implementação do plano de investimentos, com o objetivo de manter as ampliações e o aumento da capacidade produtiva. Tudo com determinação, perseverança, competitividade, gestão ética, responsabilidade social e ambiental, focada no atendimento aos seus clientes e sempre respeitando seus concorrentes, fornecedores. A empresa consegue a certificação ISO 9000 - 2001. A Guimarães cuida da logística de todos os cavalos participantes do Athina Onassis International Show 2008, o evento hípico mais importante da América Latina. Foram mais de 90 animais vindos da Europa e Estados Unidos sob a gestão Logística do Grupo Guimarães.

Benedito Ernesto Guimarães também teve seu resumo biográfico apresentado na obra Veja Santos!, publicada em 1975 (2ª edição) pelo falecido jornalista Olao Rodrigues (página 120):

Lei 1.115, de 27 de junho de 1950, do prefeito municipal Rubens Ferreira Martins, deu o nome de Benedito Ernesto Guimarães à Rua 87, conforme projeto de lei 46, de 1949, de autoria do vereador Rafael dos Santos Tavares, aprovado na sessão extraordinária que a Câmara Municipal realizou a 13 de junho de 1950.

O coronel Benedito Ernesto Guimarães foi delegado de Polícia em Santos, nomeado em 1903, demitindo-se a 10 de maio de 1904, quando homenageado por advogados, solicitadores e funcionários forenses que lhe ofereceram salva de prata. Exerceu as funções de delegado de Estatística do Ministério da Fazenda, despachante da Alfândega e chefe da firma  cafeeira Guimarães & Cardoso.

Um dos fundadores da Gota de Leite, seu benfeitor e presidente da Cruz Vermelha Brasileira (Seção de Santos), da qual também foi presidente; do Clube Éden Santista; do Jóquei Clube de Santos e do Clube Atlético Americano, aos quais igualmente presidiu. Irmão Jubilado da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, quando mandou proceder à reforma da Igreja do Carmo. Fez parte do Conselho Municipal de Intendência que governou Santos de 7 de janeiro de 1902 a 7 de janeiro de 1905, renunciando ao cargo em 1903. Foi uma vida útil a Santos e a suas instituições assistenciais, recreativas, religiosas, sociais e esportivas. Deixou distinta descendência.