Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0446.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/25/12 21:03:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Raios X no porto, logo após sua invenção

 

Atente-se para a sequência de datas:

Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen descobriu os raios X, tipo de emissão eletromagnética semelhante à luz visível que consegue consegue atravessar superfícies como a pele humana, como na primeira radiografia, obtida por ele em 22 de dezembro daquele ano: o registro referente à mão de sua esposa, apresentado em 1 de janeiro de 1896 ao Instituto de Física da Universidade de Freiburg:

Primeira radiografia, obtida em 22/12/1895 por Wilhelm Conrad Röntgen

Imagem: Wikipedia/Nasa (consulta em 25/8/2012

No Brasil, segundo a Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), a primeira radiografia foi realizada em 1896, mas não há registro de dia e mês que permita identificar os pioneiros, entre os pesquisadores Silva Ramos (de São Paulo), Francisco Pereira Neves (Rio de Janeiro), Alfredo Brito (Bahia) e físicos paraenses. A primeira aula brasileira de Radiologia só seria dada em 1903 pelo professor João Américo Garcez Fróes, na Faculdade de Medicina da Bahia.

O primeiro anúncio em O Estado de São Paulo, sobre comercialização de aparelhos de raios X, por empresa sediada na capital paulista, aparece na edição de 12 de dezembro de 1896 (página 3 - Acervo Estadão):

Imagem: anúncio publicado na página 3 de O Estado de São Paulo de 12/12/1896 (Acervo Estadão)

O primeiro médico a instalar um aparelho de Raios-x no interior brasileiro foi José Carlos Ferreira Pires, na cidade mineira de Formiga, em 1897. No mesmo ano, em 16 de agosto de 1897, o jornal O Estado de São Paulo transcreveu em sua primeira página telegrama da Gazeta de Notícias, de Salvador (Bahia): "São surpreendentes os resultados obtidos pela radioscopia em alguns dos feridos que de Canudos têm chegado a esta capital. A localização dos projéteis é achada com uma precisão que deixa boquiabertos os soldados, admirados da força sobrenatural dos raios X. [...]":

Imagem: reprodução parcial da página 1 de O Estado de São Paulo de 16/8/1897 (Acervo Estadão)

Todas essas datas e os fatos citados servem para enquadrar no tempo e ressaltar esta outra notícia do mesmo jornal paulistano O Estado de São Paulo, publicada na primeira página da edição de 26 de julho de 1897 - portanto, apenas um ano e meio após a descoberta do processo por Röntgen (ortografia atualizada nesta transcrição - Acervo Estadão):

OS MUNICÍPIOS

Santos

Consta no Diario que a Companhia Docas, a exemplo do que se está fazendo lá fora, pretende na primeira ocasião possível aplicar os raios X do dr. Roentgen para reconhecimento dos produtos de importação entrados nos seus armazéns.

O Diario, que nos dá essa excelente notícia, acrescenta: "Com a aplicação dos raios X, na conferência de mercadorias, lucra não só a Fazenda Nacional, que terá mais um elemento de rigorosa fiscalização, como também o negociante, que desta forma não temerá mais a competência (N. E.: na época, a palavra tinha o sentido de competição) dos que entram no mercado vendendo gêneros contrabandeados, fazendo frente aos preços adotados pelos que pagaram devidamente os direitos aduaneiros.

Os raios X virão tornar o serviço da conferência perfeito, além de o abreviar muitíssimo, visto como não será necessária, em muitos casos, a abertura dos volumes.

É bem possível que por estes dias possamos adiantar mais alguns pormenores sobre essa notável reforma que vai melhorar sensivelmente o nosso serviço aduaneiro, o qual já é um dos melhores da República".

- A mesma folha ouviu dizer que o inspetor da Alfândega do Rio de Janeiro julgara improcedentes umas mercadorias de drogas que, saídas do porto daquela cidade, estavam sendo desembarcadas na Estrada de Ferro central.

E acrescenta:

"O contrabando, que foi descoberto pelo sr. tenente Seraphim Moreira, empregado das Docas, está avaliado em vinte e cinco contos de réis".

- Com o intuito de conseguir que seja aumentado o destacamento local, deve chegar hoje a esta capital o dr. Paulo Passalacqua, que hoje mesmo deverá conferenciar a esse respeito com o dr. chefe de polícia.

Imagem: reprodução parcial da página 1 de O Estado de São Paulo de 26/7/1897 (Acervo Estadão)

Ainda como contraponto, mostrando como o assunto era novidade no país oito anos depois desse projeto de conferência portuária de cargas por radiografia, note-se o registro feito pelo jornal santista Diario de Santos, na página 2 da edição de 7 de setembro de 1905 (exemplar preservado no Arquivo do Estado de São Paulo - consulta em 25/8/2012 - ortografia atualizada nesta transcrição):

Santa Casa

Funcionou ontem a máquina dos raios X, para exame da mão direita de uma mulher na qual se verificou achar-se encravado um pedaço de agulha.

Imagem: reprodução parcial da página 2 do Diario de Santos de 7/9/1905 (Acervo Estadão)

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais