Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0371e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/28/07 17:04:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PESCA
Pesca santista... profissional (5)

O mercado de peixe da Ponta da Praia... e o semi-desativado Entreposto...
Leva para a página anterior
Tradicional reduto de pescadores, o bairro da Ponta da Praia sempre foi procurado pelos que pretendem adquirir peixe fresco, no atacado ou no varejo, surgindo diversas peixarias ou mesmo barracas de rua para a venda do produto. Ali foi criado em 1958 o Entreposto de Pesca e surgiu um mercado, que só no início da década de 1980 foi organizado, com a urbanização da área.

Ao encerrar seu período como prefeito municipal de Santos, Paulo Gomes Barbosa fez um balanço de gestão no livro 1980-1984 - Santos - Cidade e Obra, publicado pela Prodesan Progresso e Desenvolvimento de Santos S.A., onde relata, nas páginas 58 a 60:


Mercado de Peixes, avistando-se o porto de Santos, em 1984
Foto publicada com o texto


Mercado de Peixes, avistando-se o ferry-boat, em 1984
Foto publicada com o texto

Mercado de Peixes

O Mercado de Peixes José Alves, a principal obra desta administração no setor de abastecimento, tem 1.200 metros quadrados e 15 boxes para os ambulantes que participaram com recursos próprios para a complementação dos equipamentos. A obra teve sua etapa mais importante executada através da administração direta da Prodesan, empresa encarregada de administrar este equipamento.

Além dos boxes dotados de vitrinas para a exposição dos peixes, o mercado abriga salas para a administração e fiscalização, uma fábrica de gelo, sanitários, bancos e estacionamento para carros.

A urbanização da praça e a construção dos boxes transformaram o trabalho dos antigos ambulantes, regulamentando sua atividade de comerciantes. O aspecto de higiene foi também melhorado com a manutenção, a baixas temperaturas, dos resíduos do pescado, até a sua coleta pelo DLU (N.E.: Departamento de Limpeza Urbana), evitando-se a decomposição, maus odores, proliferação de insetos e outros inconvenientes.



Vistas do Mercado de Peixes e da Praça Gago Coutinho, em 1984
Fotos publicadas com o texto

Em julho de 2007, o Entreposto de Pesca passa por obras para recuperação e ampliação das instalações, e o Mercado de Peixes continua bastante freqüentado, por santistas e turistas. E, nas proximidades, ressurgiu a feira de peixes em barracas, na Rua Dona Áurea Gonzalez, que tem apenas um quarteirão entre a Avenida Rei Alberto I e a Av. Almirante Saldanha da Gama:









Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 27 de julho de 2007

Leva para a página seguinte da série