Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0319r.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/18/13 20:54:15
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - HOTELARIA
Antigos hotéis e restaurantes santistas (18)

Leva para a página anterior
Matéria publicada no jornal santista Diário do Litoral em 10 de maio de 2013:


A Typographia Brasil funcionava há 6 anos no Centro de Santos

Foto: divulgação, publicada com a matéria

Cotidiano - 10 de maio de 2013 às 19h33

Typographia Brasil encerra atividades depois de 6 anos

Reduto do samba, no Centro de Santos, teria de fazer alterações no imóvel incompatíveis com exigências de órgãos de tombamento histórico

por Luigi Di Vaio
Colaborou: Thales Mauá

A Typographia Brasil, primeira casa noturna a se instalar no Centro Histórico atraída pelos incentivos do Projeto Alegra Centro, fechou definitivamente as portas. O estabelecimento funcionava há 6 anos e contava com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido até o próximo dia 27, mas teria de fazer alterações no imóvel que esbarrariam em exigências de órgãos de tombamento histórico.

Os primeiros sinais de que a Typographia Brasil poderia encerrar as atividades foram dadas na audiência pública realizada na Câmara de Santos, no dia 9 de abril, quando um dos responsáveis pela casa, Luiz Américo Mastellari, se mostrava preocupado com o novo decreto do Corpo de Bombeiros que o obrigaria a instalar mais uma porta. Porém, por conta de seu imóvel, situado nos números 115 e 117 da Rua XV de Novembro, ser tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), ele já antecipava que poderia não valer a pena manter o estabelecimento.

Durante a audiência no Legislativo, Luiz Mastellari destacou que apesar de ter sido cobrado para cumprir todas as exigências em sua casa, entre as quais o pagamento de R$ 200 mil a uma empresa para ter a cor de seu estabelecimento conforme determinação dos órgãos de defesa do patrimônio histórico, não conseguiu adaptações simples, como a instalação de um aparelho de ar-condicionado.

O empresário também se dizia surpreso por ver outra casa noturna, na mesma rua onde está a sua, ter colocado uma quantidade enorme de aparelhos de ar-condicionado, provocando até a interrupção do fornecimento de energia elétrica em uma noite de grande movimento.

Grupo Feitiço - Inaugurada com shows do Grupo Feitiço, Luiz Américo e Arlindo Cruz em novembro de 2006, a Typographia era um espaço dedicado principalmente ao samba. A casa era tocada por Luiz e seu irmão Sandro. Ambos são filhos do cantor e compositor Luiz Américo, autor de inúmeros sucessos nas décadas de 70 e 80. O nome do estabelecimento remetia a uma das primeira tipografias do País, que funcionou naquele espaço em 1900.

Os responsáveis pela Typographia agora vão se dedicar a outros projetos, como o grupo Feitiço, que lançará seu novo CD na próxima semana e já tem shows marcados em várias cidades do País. Os irmãos Mastellari também continuam com a casa de shows Lucky Scope, uma das mais tradicionais de Guarujá.

Bar do Torto - Com a recente exigência da Prefeitura em interditar casas noturnas que não tinham AVCB, o Typographia acabou realizando no mês passado uma noite em defesa do Bar do Torto, casa localizada na Avenida Siqueira Campos (Canal 4), 800, que ainda tentar obter a documentação para não interromper os 30 anos de atividade, como reportado pelo Diário do Litoral nas matérias "Bar do Torto pode fechar as portas após 30 anos" e "Prefeitura nega pedido e Torto continua fechado".

Imagem: captura de tela do site da Typographia Brasil (acesso: 18/5/2013)

 Em seu site a Typographia Brasil contou sua história (acesso: 18/5/2013):

"A CASA - Typographia Brasil

A Typographia Brasil nasceu da ideia que Luizinho e Sandro, ambos integrantes do Grupo Feitiço, tiveram em fazer uma casa de samba onde eles pudessem homenagear o pai, o cantor e compositor Luiz Américo, que fez um enorme sucesso nos anos 70 e 80, e também retribuir o privilégio que o Grupo Feitiço sempre teve em ter uma casa de shows (Lucky Scope) própria para mostrar seu trabalho, conquistar um público e ganhar muitos amigos!!!

A casa é toda decorada com imagens de Luiz Américo juntamente com grandes personalidades como Pelé, Manoel Maria, Benito di Paula, chacrinha, Silvio Santos e Garrincha, 1 pôster de parede (lambe-lambe) de uma das turnês internacionais, além de várias capas de LPs de grandes sambistas, quadros gigantes feitos por um grande artista da nossa cidade (Rick) com pinturas ligadas ao mundo do samba e diversas bandeiras de escolas de samba de Santos e do Rio de Janeiro. No camarim podem conferir diversos prêmios recebidos por Luiz Américo, além de diversos comunicados e homenagens recebidas durante toda sua carreira.


Tipografia Brasil
Publicado na revista santista Flama de 1945 (imagem cedida pelo historiador Waldir Rueda)

A Typographia Brasil recebeu este nome devido à grande revitalização do centro histórico de Santos - o local foi construído em 1900 e foi uma das primeiras tipografias do Brasil, e como tinha que ser mantida a fachada da casa exatamente igual, pensaram em um outro nome, mas durante a construção e com a grande expectativa dos clientes, todos costumavam perguntar quando a tipografia estaria pronta e acabou pegando e notaram que por mais que colocassem outro nome o público adotaria o nome Typographia Brasil, por ter na fachada um enorme letreiro feito em ferro há mais de 100 anos, que teria de ser mantido devido à lei de revitalização do centro histórico.

A casa foi inaugurada no dia 15 de novembro de 2006 com o show do Grupo Feitiço, Luiz Américo e Arlindo Cruz.

Já se apresentaram na casa grandes sambistas como Almir Guineto (4 vezes), Arlindo Cruz (2 vezes), Reinaldo (2 vezes), Samba de Rainha (2 vezes), Mauro Diniz (2 vezes), Sambasonics (2 vezes), Leci Brandão (1 vez), Jair Rodrigues (1 vez), Benito di Pauloa (1 vez), Sombrinha (1 vez), uinteto em Branco e Preto (1 vez), Diogo Nogueira (1 vez), Neguinho da Beija-Flor (1 vez), Royce do Cavaco 91 vez), Gilson de Souza (1 vez), entre outros.

A casa vem fazendo um enorme sucesso nas quinas com Urubu Malandro e convidados e nas sextas com Luiz Américo, Grupo Feitiço, Conrado Pouza, Dj Nall e convidados, além de vários projetos que se tornaram um enorme sucesso como o Projeto Pagode Universitário aos domingos de janeiro, fevereiro, julho e dezembro com os grupos De Jeito Maneira e União Duradoura.

A Typographia Brasil é uma casa muito aconchegante, totalmente climatizada, chope zero grau, porções de boteco e o tradicional caldinho de feijão. Com um equipamento musical de primeiríssima, o ponto forte é a imensa qualidade do som ao vivo. Possui parceria com o estacionamento ao lado da casa, onde seus clientes podem estacionar com segurança.

Venham para a Typographia Brasil, vocês não podem ficar fora dessa família!!!"


Foto divulgada no perfil da Typographia Brasil na rede social Facebook (acesso: 18/5/2013)

 A Typographia Brasil registrou, em seu perfil na rede social Facebook, na Internet, em 3 de maio de 2013:

"Gostaríamos de agradecer aos clientes e amigos que nos prestigiaram nesses 7 anos de sucesso a frente da Typographia Brasil!

Foram anos maravilhosos, onde recebemos nossos amigos já existentes e conquistamos novos amigos e clientes, prestigiando a música ao vivo na nossa cidade e principalmente dando emprego a muitos músicos e funcionários que por aqui passaram!

Importante frizarmos que nesses 7 anos de sucesso, sempre tivémos toda documentação em dia e jamais funcionamos sem os laudos e documentos necessários (AVCB, AVS , Vigilância Sanitária, Alvará de Funcionamento, Laudo Elétrico e Laudo Estrutural).

Nossa família só tem à agradecer a nossa cidade maravilhosa, amigos, clientes, funcionários e músicos, do fundo do nosso coração.

Typographia Brasil"


Fotos divulgadas no perfil da Typographia Brasil na rede social Facebook (acesso: 18/5/2013)

Leva para a página seguinte da série