Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0318b07.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/17/06 10:41:52
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IMPRENSA
A imprensa santista (2-b07)

Leva para a página anterior
Na sua edição especial de 26 de janeiro de 1939, comemorativa do centenário da elevação de Santos à categoria de cidade - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria (grafia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução de trecho da matéria original
Demais fotos desta página: publicadas com a matéria

Galeria dos poetas, prosadores e jornalistas de Santos

[...]


Dr. Antonio Augusto da Costa Aguiar de Andrada - Nascido em Santos, a 30 de junho de 1832, como filho legítimo de Joaquim Maria da Costa Aguiar de Andrada e de d. Miquelina Solano Aguiar de Andrada, e sobrinho dos Andradas.

Fez seus primeiros estudos em Santos, seguindo depois para São Paulo, onde cursou a Faculdade de Direito, obtendo a carta de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1855, com 21 anos de idade, e o grau de doutor logo em seguida. Seguiu para a Inglaterra, onde residiu muitos anos, viajando por toda a Europa e versando-se em vários idiomas.

Quinze anos depois regressou a Santos, onde casou com uma filha de José Bonifácio (o moço), e limitou então suas atividades entre as cidades de Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.

Versado em lingüística, realizou várias traduções, principalmente do inglês, mas, de tudo quanto produziu, além das obras inéditas, deixou impressas apenas as seguintes: A guerra do Paraguay (tradução), original de Jorge Thompson, tenente-coronel de engenheiros do exército paraguaio, ajudante de campo do presidente Lopez, cavaleiro da Ordem do Mérito do Paraguai. Vertido do inglês, 1869; Algumas considerações sobre o programma do Ministério, opúsculo político, publicado em Santos; Apontamentos históricos a respeito do grande ministro da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, publicado no Rio de Janeiro, em 1872; O Brasil e os brasileiros, idéias e tese sobre colonização; e, finalmente, a sua obra mestra, História do Marquês de Barbacena, em 2 volumes, obra escrita à vista de documentos autênticos que esclarecem pontos muito interessantes da nossa história, e fatos que se passaram com o fundador da monarquia.

Faleceu em Santos, a 11 de maio de 1877.


[...]
Leva para a página seguinte da série