Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300v24.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/15/07 15:32:17
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM...
1912 - por Laércio Trindade (Indicador Santense)

Leva para a página anterior
Ao longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas Clique aqui para voltar à página inicial do 'Indicador Santense 1912'condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Artistas, fotógrafos e pesquisadores captam instantes da vida, que ajudam a entender como ela era então.

Em 1912, Laércio Trindade era o redator do anuário Indicador Santense, propriedade do "Bureau Central" Agência Central de Negócios, empresa concessionária pela Câmara Municipal, com sede na Praça da República, 16 ("telephone 257, Caixa do Correio 361"). A obra foi impressa na Typ. da "Casa Rembrandt", na Rua 15 de Novembro, 80, Santos. O exemplar, com 620 páginas (entre fotos, anúncios e textos, divididos em seis capítulos e apêndice) foi cedido a Novo Milênio para cópia pelo professor e pesquisador Francisco Carballa.

O texto a seguir integra a 2ª Parte (grafia atualizada):

Companhias, Sociedades, Instituições, Cultos e Associações em geral
[...]

Academia de Comércio

É por sem dúvida um estabelecimento de ensino importante, a Academia de Comércio de Santos. Criada pela Lei Municipal n. 258 de 24 de abril de 1907, foi oficialmente inaugurada em 4 de agosto do mesmo ano. A Câmara Municipal que a criou era composta dos seguintes srs.: presidente, coronel Francisco Corrêa de Almeida Moraes; intendente, tenente-coronel Carlos Augusto de Vasconcellos Tavares; vereadores, srs. drs. João Galeão Carvalhal, Raymundo Soter de Araújo, Estácio Corrêa, Francisco Sales da Silva Braga, José Monteiro; coronéis, srs. Augusto Filgueiras, Cincinato Martins Costa, Francisco Antonio de Souza Júnior, Francisco Hayden, e dr. Guedes Coelho.

Era presidente do Estado o sr. dr. Jorge Tibiriçá e também a ele se deve a criação da Academia, pois tendo sido um dos primeiros a aventar a idéia, fez com que o Congresso do Estado subvencionasse desde logo a novel instituição.

O primeiro diretor da Academia foi o sr. dr. Aquilino do Amaral, já falecido, o qual pouco tempo teve de administração. Atualmente dirige-a o ilustrado sr. dr. Adolpho Porchat de Assis, dando-lhe orientação pedagógica sob moldes modernos com a proficiência que tem demonstrado em três anos de efetividade no cargo. É subdiretor o sr. dr. Antenor de Campos Moura e secretário o sr. José Carneiro Bastos.

O corpo docente é constituído pelos seguintes professores de reconhecida competência:

Português - lente, sr. Tarquínio Silva; substituto, Accacio Gusmão.
Francês - lente, sr. dr. Antenor de Moura; substituto, sr. Manoel Augusto Alfaya.
Inglês - lente, sr. Alfredo Tabyra; substituto, sr. Manoel Augusto Alfaya.
Matemáticas - lente, sr. Delfino Stockler; substituto, sr. dr. Roberto Simonsen.
Geografia - lente, sr. Mário Ribeiro; substituto, sr. dr. Porchat de Assis.
História Geral - lente, dr. Carvalhal Filho; substituto, sr. dr. Nilo Costa.
História Natural - lente, dr. Thomaz Catunda; substituto, sr. dr. Soter de Araújo.
Escrituração Mercantil, Contabilidade Pública e Legislação de Fazenda - lente, sr. Abel de Castro; substituto, sr. Laércio Marques Leite.
Desenho - lente, sr. B. Calixto; substituto, sr. Wladimir Alfaya.
Física e Química - lente, sr. Aristóteles de Menezes; substituto, sr. E. Vahia de Abreu.
Direito - lente, dr. Valdomiro Silveira; substituto, dr. Renato Pinho.
Estenografia e Datilografia - lente, dr. Magalhães Júnior; substituto, sr. Pedro Leão de Borba.
Aulas práticas de Francês e Inglês - professor, sr. Manoel Augusto Alfaya.

Além desses distintos professores, estão atualmente em exercício mais os seguintes: padre Gastão de Moraes, em História Geral; Accacio Gusmão, em História do Brasil; tenente dr. Miguel de Souza Filho, em Matemáticas.

A matrícula eleva-se a 105 alunos, sendo 42 alunas e 63 alunos.

Anexo à Academia funciona o Ginásio Santista José Bonifácio, que tem no corpo docente, além daqueles professores citados, mais o dr. Pereira da Cunha, dr. Norberto Cerqueira e o sr. Carlos Gartner. A matrícula ginasial é separada da do curso Comercial, não estando portanto incluída naquele número.

Está a Academia instalada magnificamente no palacete João Octavio, sito à Rua Constituição, para onde foi transferida do prédio à Rua 7 de Setembro por ser este pequeno para o número de alunos sempre em aumento.



Imagem: Indicador Santense 1912


[...]
Leva para a página seguinte da série