Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300l2.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/17/05 10:16:49
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SANTOS EM...
1904 - pela revista carioca Kósmos (2)

"...abundante provisão de água potável com alta pressão e inexcedível pureza; e neste particular [...] tendo a primazia no Brasil"
Leva para a página anterior
Em maio de 1904, era editado o quinto número da Kósmos, uma "revista artistica, scientifica e litteraria" que tinha como editor-proprietário Jorge Schmidt e como diretor Mario Behring. Com sede na Rua da Alfândega, 24, no Rio de Janeiro, era encontrada em livrarias das principais cidades brasileiras: em Santos, na Magalhães & Cia., Bazar Paris, tendo como agente local o sr. Antenor da Rocha Leite.

Embora destacando assuntos ligados à então capital da República, a revista incluía matérias sobre outros locais do Brasil. Neste quinto número, Santos era o tema, em texto de Alfredo Lisboa, diretor da Comissão de Planejamento que promoveu uma drástica remodelação nas condições sanitárias da cidade.

Uma coleção dessa revista faz parte do acervo da Biblioteca e Arquivo Histórico de Cubatão, que cedeu a Novo Milênio esta reprodução (com grafia atualizada):

[...]


Santos: Ponta da praia, ponto de bondes
Foto: J. Marques Pereira, publicada com a matéria

O suprimento d'água provém dos copiosos e perenes mananciais da alterosa serra do Mar, ou de Paranapiacaba, como aí se denomina, a qual, à distância de 15 a 20 quilômetros do litoral, se levanta bruscamente a mais de 800 metros de altitude sobre o nível do mar, nos pontos mais baixos da cumeada; nessas alturas acha-se uma das regiões mais pluviosas do Brasil, sendo que aí observou-se a maior queda anual de chuva entre nós registrada.


Ponte sobre o rio Cubatão
Foto publicada com a matéria

Nascidos das alcantiladas abas, cobertas de matas da referida serra, vêm os dois pequenos rios Cubatão e Mogy, com o curso de 30 e 18 quilômetros respectivamente, desembocar conjuntamente no fundo do vasto estuário, que encerra a ilha, em que é situada a cidade de Santos, tendo antes corrido, em sentido contrário, por vales quase paralelos ao litoral, entre a serra principal e os altos espigões ou contrafortes do mesmo nome que os referidos rios.


Construção do novo coletor de esgotos
Foto publicada com a matéria

Avolumam-se estes, sobretudo o Cubatão, com as águas de numerosas nascentes e de riachos que se despenham de grande altura, nomeadamente o rio das Pedras, cuja altíssima cascata avista-se da cidade em alva faixa, destacando-se sobre o verde sombrio das florestas.


Anomalia curiosa: carregadores com 240 kg
Foto publicada com a matéria

[...]
Leva para a página seguinte da série