Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0282b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/06/05 09:22:39
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - EMISSÁRIO
Geisel inaugura emissário de esgoto (2)

Foi em 21 de julho de 1978
Leva para a página anterior
Origem de uma polêmica que atravessou as décadas seguintes - o que fazer com a plataforma resultante do enrocamento protetor das tubulações - o emissário submarino de esgotos na praia do José Menino foi inaugurado solenemente em 1978 com a presença do presidente da República, Ernesto Geisel, que também esteve nesse dia em Cubatão para inaugurar um laminador de aço e as obras do terceiro estágio de expansão da Cosipa. Ampla cobertura jornalística foi feita pelo jornal santista A Tribuna, que publicou, na edição de sábado, 22 de julho de 1978:
 

Maluf acabou conseguindo apertar a mão do presidente
e receber deste a promessa de recebê-lo em audiência
Foto publicada com a matéria

Manifestação a Geisel na Baixada

O presidente Ernesto Geisel foi ovacionado pelo povo, ontem, ao inaugurar oficialmente o emissário submarino da Sabesp, em cujo canteiro de obras também presidiu a assinatura de contratos no valor de Cr$ 11,2 bilhões, para execução de novas obras de água e esgoto na Grande São Paulo, Litoral e Interior.

Antes de vir a Santos, o presidente, acompanhado do governador Paulo Egídio, esteve em Cubatão, onde inaugurou, na Cosipa, o novo laminador de 4 mil e 100 milímetros, preparado para produzir 600 mil toneladas de chapas destinadas à indústria naval e a toda indústria de base, e deu início ao cravamento das primeiras estacas de construção da Aciaria II, com lingotamento contínuo, que assinala o fim do segundo estágio e o começo do terceiro. Em discurso pronunciado na ocasião, o presidente da siderúrgica, Plínio Assmann, afirmou que "a construção da nova aciaria e a entrada em operação do laminador marcam o início do terceiro estágio de expansão da empresa. Este começo significa que, dentro de alguns meses, a capacidade instalada de produção de aço da Cosipa estará aumentada em mais de 50 por cento".

O coronel Rubem Ludwig, assessor de imprensa presidencial, afirmou, durante a sua permanência na Cosipa, que não existem indícios, no momento, que justifiquem a adoção de medidas radicais, referindo-se às greves que estão ocorrendo em São Paulo. Ele observou que a lei de greve continua em vigor, mas que o presidente admite a realização de negociações entre as bases grevistas e empresários.

Mais tarde, o assessor confirmou que o candidato da Arena ao Governo paulista, Paulo Maluf, será recebido em audiência especial, em Brasília, pelo chefe do Governo, o que significa a aceitação definitiva de sua vitória sobre Laudo Natel. Por sua vez, Paulo Maluf, que durante quatro vezes trocou apertos de mão com Geisel, desmentiu ter autorizado a elaboração de manifesto na Baixada, de apoio e solidariedade à sua candidatura, afirmando desconhecer tal iniciativa, anunciada pelo ex-vereador Roberto Mehanna Khamis, supostamente um dos pretendentes ao cargo de prefeito de Santos.

Na Cosipa, Geisel ouve as explicações do presidente da empresa
Foto publicada com a matéria

Duas festas na visita de Geisel à Baixada

Sirenas soaram, veículos e navios apitaram e quatro bate-estacas começaram a cravar no solo da Cosipa os marcos de uma nova usina, com um leve toque do presidente Geisel sobre um botão instalado no palanque. Desde ontem o País começa a contar com a produção de mais 1,2 milhão de t de aço, que dentro de três anos sairão de Cubatão, com o término do estágio três.

Geisel permaneceu em Cubatão por quase 4 horas, ouviu dois discursos, percorreu parte da usina, inaugurou o laminador de chapas grossas, o início do estágio três e almoçou no local. Sempre protegido por severo esquema de segurança, teve contato apenas com alguns políticos e empresários de cúpula, proceder que foi seguido por seus ministros Ângelo Calmon de Sá e Gustavo Moraes Rego, chefe da Casa Militar. Em termos sociais, a construção do estágio três da Cosipa representa oportunidade de emprego para até 13 mil pessoas, enquanto a indústria nacional calcula participar com 75% de investimentos equivalentes a Cr$ 27 bilhões. O vento e a chuva não chegaram a comprometer a solenidade.

O barulho e a animação em torno da visita do presidente Geisel repetiram-se em Santos, logo após ele ter deixado a Cosipa, em Cubatão, e descer do barco, que o conduziu pelo estuário, na Ponta dos Práticos. Teve início, então, a segunda festa dessa visita de Geisel à Baixada. Eram precisamente 14,55 horas, quando o presidente da República chegou ao José Menino para inaugurar o emissário submarino de esgotos da Sabesp. Desceu de um Galaxie preto, fazendo-se acompanhar do governador Paulo Egídio Martins, e dirigiu-se rapidamente ao local da solenidade.

Ali, Geisel presidiu também a cerimônia da assinatura de contratos de obras para instalação de redes de água e de esgotos da Grande São Paulo, Litoral e Interior. Como se esperava, houve assédio de políticos durante as duas festas, destacando-se, nesse particular, o cerco que Paulo Salim Maluf promoveu ao presidente da República. Em Cubatão, o candidato putativo ao governo do Estado de São Paulo foi recompensado por sua persistência: o general Geisel apertou-lhe a mão e fitou-o, sorridente.

A equipe

Participaram da cobertura da visita do presidente Geisel a Santos e Cubatão os seguintes repórteres: Mário Skrebys, Áureo de Carvalho, Hélio Schiavon, Douglas Pereira, Antônio Fidalgo, Carlos Pimentel, José Rodrigues, Márcio Calves e Manoel Fernandes (textos) e João Vieira, Rafael Herrera e Arnaldo Giaxa (fotos).


Crachá de identificação de jornalista emitido pelo Palácio do Planalto para o evento

Leva para a página seguinte da série