Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0274.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/05/13 07:58:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um trem aéreo entre Santos e São Paulo

Muitos projetos foram feitos ao longo do tempo para a transposição do desnível de mais de 700 metros da Serra do Mar, visando facilitar as comunicações entre a principal metrópole industrial e comercial brasileira e seu porto marítimo mais próximo. Alguns poucos vingaram, os demais se transformaram em histórias curiosas e até folclóricas.

Como esta matéria publicada em 24 de novembro de 1937 pelo antigo jornal diário Folha da Noite, do grupo paulistano Folha da Manhã (o mesmo que edita o jornal diário Folha de São Paulo), e resgatada (em maio de 2000) pela publicação eletrônica Almanaque, do mesmo grupo:

São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 1937

Neste texto foi mantida a grafia original

DE S. PAULO A SANTOS EM MENOS DE 
UM QUARTO DE HORA

É provável que tenhamos logo o trem aéreo no Brasil - Encontra-se em Londres, entabolando negociações nesse sentido, o sr. Horacio Rodrigues, director da "A Equitativa"


Sob o titulo "L'audacieuse iniciative du Brésil, o magazine francez "Vu et Lu" publicou, em seu numero de 20 de outubro ultimo, algumas ligeiras informações sobre a construcçao de linhas de "raiplanes" em nosso paiz.

Trata-se, na verdade, de um grande empreendimento, que tem enthusiasmado a grandes technicos estrangeiros. Pelos resultados alcançados com os "trens aereos" em paízes europeus, parece fóra de duvida a sua praticabilidade.

Os inventores dos aeroplanos lutam, actualmente, para conseguir aperfeiçoar ainda mais o invento, que, em um futuro não muito distante poderá vir a substituir o trem de ferro.

Segundo a citada revista franceza, no Brasil já se cuida sériamente, da questão. "Le Brésil construit 9 lingnes de railplane convergent sur Rio de Janeiro" - diz ella.
 

O que há de positivo

A reportagem da "Folha da Noite" poz-se em campo, procurando ver o que havia de positivo quanto á construcção de linhas de "trens aereos" em nosso paiz.

Assim é que soubemos, de fonte merecedora de fé, que actualmente se encontra em Londres, tratando justamente desse caso o sr. Horacio Rodrigues, director da "Equitativa de Seguros de Vida".

Segundo o nosso informante na capital da Inglaterra já estão adiantadas as negociações para a construcção das duas primeiras linhas no Brasil. A primeira será ligando o Rio a Petropolis, e a segunda, S.Paulo a Santos.

Dentre as vantagens que apresenta o novo meio de transporte está a da velocidade, pois o "railplane", faz uma média de 277 kilometros por hora. A distancia daqui a Santos por exemplo, seria percorrida em pouco menos de um quarto de hora.

A publicação original foi feita na quinta edição (18 horas) da Folha da Noite desse dia 24 de novembro de 1937, página 4 (Acervo Folha - acesso em 5/4/2013):

Imagem: reprodução parcial da página 4 da Folha da Noite, 5ª ed. de 24/11/1937 (Acervo Folha)

 

Vista geral do trem... (N.E.: ilegível no original)

Imagem publicada com a matéria

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais