Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0235f11.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/20/07 21:21:11
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - DESLIZamentos... (5)
Final de março de 1956: mais calamidade - L

Leva para a página anterior

Terreno sedimentar, com fina capa de solo, quando enfrenta chuva forte e não tem mais cobertura vegetal que fixe o solo... o resultado é um deslizamento de terras, e quem estiver no caminho sofre as conseqüências. Nos morros santistas, ocorreram vários deslizamentos célebres, como o que soterrou um grupo de piratas holandeses (caso excepcionalmente atribuído a um milagre da santa padroeira da Cidade), ainda no século XVII. Outros casos destacados aconteceram em 1928, 1956 e na década de 1980, motivando enfim a realização de um amplo trabalho de contenção das encostas e monitoramento da situação geomórfica nos morros santistas.

Continua a extensa reportagem da quarta-feira, 28 de março de 1956, do jornal santista A Tribuna - ortografia atualizada nesta transcrição:


Imagem: reprodução parcial da página 5 do jornal A Tribuna de 28/3/1956

A TRIBUNA EM SÃO VICENTE

Ameaçados os edifícios "Mirante" e "Parque dos Estados" - Intimados os moradores da pedreira Itararé a abandonar suas residências - Vacinação preventiva - Contra o despejo de lixo no caminho da Praia Grande - Eficiente colaboração da Colônia de Pescadores, Capitania dos Portos, Fortaleza de Itaipu e 2º B. C. - Prossegue o trabalho no Lar Vicentino - Auxílio da Legião Brasileira de Assistência - Recolhidas na Escola Mista dos Ferroviários mais 145 vítimas das enchentes - Desferiu cinco facadas na companheira - Suspensa a sessão de ontem da Câmara Municipal em homenagem às vítimas da catástrofe - Sociais

Nossa reportagem percorreu, ontem, todo o Morro dos Barbosas, onde a Cia. Di Franco de Investimentos Ltda. está vendendo lotes de terrenos, constatando que existem várias fendas, algumas numa profundidade de 3 e 4 metros, oferecendo perigo, caso novas chuvas desabem sobre a nossa cidade. Os prédios "Mirante" e "Parque dos Estados" serão os atingidos. O primeiro tem 22 apartamentos, entretanto, somente lá estavam oito famílias, pois as demais seguiram para São Paulo. Várias foram as barreiras que desabaram do referido morro.

Torna-se necessária rigorosa investigação por parte de engenheiros técnicos, a fim de serem salvaguardadas as vidas dos moradores e pedestres. Também medidas enérgicas deverão ser tomadas pelo prefeito. A Ponte Pênsil, do mesmo modo, poderá ser atingida com o desabamento.

Intimados os moradores da Pedreira Itararé a deixar suas casas - Em vista do constante perigo que oferece o Morro do Itararé, a polícia intimou os moradores a se mudarem, o que está sendo feito desde ontem.

No Lar Vicentino - Continuam, no Lar Vicentino, as vítimas das enchentes do Rio da Avó, Mangue Saquaré, Rio Sá Catarina de Morais, Vilas Margarida e São Jorge, os quais vêm ali recebendo alimentação e medicamentos.

Essa situação perdurará até que os mesmos possam voltar aos seus lares. O dr. Leovegildo Trindade ofereceu o motor para o funcionamento da distribuição da água. Vários oferecimentos vêm sendo feitos, pela Legião Brasileira de Assistência e inúmeros particulares.

Recolhidos na Escola Mista dos Ferroviários - A sra. Angelina Pretti da Silva, vereadora municipal, teve um gesto que bem merece encômios e registro. Conseguiu alojar, na Escola Mista dos Ferroviários, 145 pessoas vítimas das enchentes e 20 em sua residência. Para essas pessoas, o Departamento Estadual da Criança vem fornecendo medicamentos e leite em pó.

Auxílio da Prefeitura de Santo André - Valiosa e simpática colaboração acaba de oferecer o prefeito de Santo André, enviando, para a nossa cidade, dois caminhões basculantes e 16 operários. Estes estão alojados na sede do União.

Ofereceram colchões: Ernesto Antonio, 10; Padaria Bandeirantes, 3; Bar Aguiar, 1; Alfaiataria Neves, 1; Pedro Toneli, 1. O Binder's Bar fornecerá a alimentação aos operários.

Aviso ao público sobre arrecadação de donativos - A presidente da Legião Brasileira de Assistência (Seção de São Vicente) desde que teve conhecimento, domingo, das tristes ocorrências em nossa cidade, comunicou-se com o prefeito municipal, tomando várias providências. Esteve segunda-feira no Hospital São José e no Lar Vicentino. Para essa casa de caridade providenciou café, roupas, fraldas, aos 200 flagelados ali recolhidos. Recebeu da Legião Brasileira de Assistência, de São Paulo, todo o apoio, pelas iniciativas tomadas.

Todos os donativos devem ser entregues à presidente, à Rua 15 de Novembro, 176, em São Vicente, evitando-se dessa forma possíveis explorações.

A Câmara aderiu ao sentimento do povo, pela catástrofe - Assinado pelos edis Nicolino Simone Filho, Carlos Menezes Tavares e Cremiro Azevedo, foi lida e aprovada a solicitação de serem suspensos os trabalhos do Legislativo, pelo infausto acontecimento que enlutou vários lares em nossa cidade e desabrigando também muitas famílias.

Desferiu cinco facadas em sua companheira - Bento Vicente, residente à Rua Carlos Gomes, 60, depois de se embriagar, desferiu cinco facadas em sua companheira, Ana Maria Augusta, a qual foi atingida no pescoço e costas. Em estado grave, a vítima depois de ser atendida pelo Pronto Socorro, seguiu para a Santa Casa. O agressor recebeu ordem de prisão do investigador Orlando, quando empunhava ainda a faca. O dr. Lídio Bandeira de Melo mandou instaurar o inquérito, arrolando várias testemunhas. Outras pessoas receberam ferimentos atingidos com golpes de faca, quando procuravam socorrer a vítima.

Festa íntima - Dia 25, registrou seu 12º aniversário a menina Mercedes, filha do dr. Arnaud Machado, funcionário aposentado da Repartição de Saneamento de Santos, e de d. Gertrudes Machado. A aniversariante ofereceu uma mesa de doces às suas amiguinhas.

Indiferente a guarda-civil, durante a catástrofe - São Vicente conta, para o policiamento do trânsito, com o destacamento de 3 ou 4 guardas-civis, que, durante estes dias de angústia, não foram vistos nos pontos onde se fazia mais necessária sua presença. Na Avenida Antônio Emerich, domingo à noite, em virtude do desabamento ocorrido na Caneleira, foi o serviço de trânsito efetuado por elementos do quartel militar do 2º B. C., nas imediações de sua guarnição e no início da aludida via pública, tendo sido feito pelo sr. Orlando Dias Bexiga o desvio de veículos.

Idêntica falta de policiamento dos guardas-civis verificamos na Avenida Manoel da Nóbrega, e vias adjacentes, que estavam, em parte, intransitáveis, e onde o trânsito foi orientado pelos guardas municipais, fato este ainda ontem constatado. E nas avenidas Getúlio Vargas e Newton Prado o fato se repetiu. Neste setor, nem a guarda rodoviária foi vista ontem pela manhã. É de se lamentar essa anomalia e descaso, notadamente num momento em que todas as pessoas, indistintamente, empregavam seus esforços para auxiliar as pessoas necessitadas. A guarda-civil, infelizmente, não correspondeu...

Colaborações eficientes durante a catástrofe

Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores - Tão logo teve conhecimento das tristes ocorrências registradas nesta cidade, durante a madrugada de domingo, o cmte. Francisco Vicente Bulcão Viana, capitão dos Portos do Estado de São Paulo, determinou ao capataz destacado nesta cidade, sr. Osvaldo dos Santos, para que providenciasse junto aos pescadores e proprietários de embarcações as requisições que se fizessem necessárias.

Verificamos, domingo pela manhã, a atividade daquele funcionário da Capitania, coadjuvado pelos pescadores profissionais Angelo Verta Filho, Manoel de Jesus Filho e Aristodemos Mangolini, além de inúmeros componentes da Colônia de Pescadores Z-4 "André Rebouças" e particulares. Foram cedidas várias embarcações para o transporte de inúmeras famílias vítimas das inundações verificadas no rio Sá Catarina de Morais, rio d'Avó e Saquaré.

2º B.C., Fortaleza de Itaipu e Colônia de Férias do Clube Militar da Força Pública - Os comandantes dos 2º B. C. (Bugre) e 5º G. A. C. (Fortaleza de Itaipu) também prestaram excelentes colaborações, doando colchões para os flagelados e colocando à disposição das autoridades municipais grupos de soldados para os serviços de desobstrução na Caneleira e nas avenidas Getúlio Vargas, Newton Prado e Saturnino de Brito. A Colônia de Férias dos Oficiais da Força Pública do Estado de São Paulo também prestou a sua cooperação, cedendo cerca de 100 colchões.

Outras colaborações - Da mesma forma verificamos o auxílio prestado por funcionários operários da Prefeitura, a equipe do Comissariado de Menores, vereadores, jornalistas e inúmeras pessoas.

Vacina preventiva contra eventual surto epidêmico - Hoje à tarde, por determinação superior, os componentes do Centro de Saúde local iniciarão no Boqueirão da Praia Grande as vacinações preventivas contra o eventual aparecimento de infecções do aparelho gastrointestinal (tifo, disenterias). É aconselhável à população vicentina, principalmente àqueles em cujas habitações forem precárias as instalações sanitárias (falta de esgoto), procurar o Centro de Saúde, à Rua Jacó Emerich n. 686, a fim de se prevenirem contra eventual moléstia. Além das medidas de limpeza, vacinação e profilaxia que se fazem necessárias, as autoridades sanitárias pedem a colaboração do povo, fazendo-lhe as seguintes recomendações:

- Não comer verduras cruas;
- Utilizar-se apenas de água fervida;
- Combate sem tréguas às moscas;
- Remoção de todos os detritos; e
- Não tomar banho de mar.

Deve ser impedido o despejo de lixo provindo de Santos - As águas provenientes dos morros situados na Avenida Siqueira Campos, desde o Japuí até o Boqueirão da Praia Grande, ainda estão estagnadas, motivadas pelo escasso escoamento existente naquela estrada.

Em determinados trechos da avenida verificamos, ontem, que os carros de lixos da Prefeitura Municipal de Santos, impossibilitados de penetrar no interior de vários sítios de bananas, ali existentes, estão descarregando toda a sorte de detritos e sujeiras na margem daquela avenida.

A Prefeitura local, por intermédio de sua Diretoria de Serviços Públicos, sob a responsabilidade do sr. João Rodrigues Caldeira, determinou que a descarga de lixo de São Vicente fosse feita em outro local. Por que a Prefeitura de Santos não imita esse gesto? As contínuas descargas naquele local poderão resultar em conseqüências funestas.

É preciso que as autoridades competentes façam desaparecer essa ameaça.







No clichê: (1) Joaquim da Costa dando entrada no Hospital São José. Foi um dos atingidos pela barreira do Morro da Caneleira, sofrendo fratura na perna esquerda, vários ferimentos na cabeça e compressão do tórax. (2) Desabamento na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Ponte Pênsil. (3) Distribuição de alimento no Lar Vicentino, às vítimas das enchentes. (4) O Morro do Itararé continua a oferecer perigo: as enxurradas vão pondo em sobressalto os moradores residentes nas proximidades. (5) Grande barreira que desabou, em frente à "Pedra dos Ladrões", sobre o leito da Sorocabana, impediu o tráfego dos trens entre Santos e S. Vicente. (6) Devido às águas que desciam do Morro Itararé, a Via Paulo Galvão sofreu danos consideráveis
Fotos e legenda publicadas com a matéria


Natureza em fúria

Simplício Brando

Voltou a cidade de Santos a sofrer outro forte abalo neste adverso mês de março, em resultado do violento temporal caído na madrugada de domingo, assim dolorosamente chamada a pagar novo tributo de vidas, às dezenas, sem esquecer o grande número de feridos e os importantes prejuízos materiais verificados.

São Vicente, de igual modo, alcançada pelos mesmos sinistros efeitos, também contribuiu com o sacrifício de quase dez vidas, bem como numerosos danos de monta.

Não iremos repisar, em tão pequeno espaço, o noticiário dos jornais sobre os dramáticos transes desenrolados, os momentos de desespero e o espetáculo desolador anteontem oferecido pelas duas cidades praianas, com o seu comércio de portas cerradas, em sinal de luto, e as ambulâncias, as viaturas da Polícia e do Corpo de Bombeiros, cortando as ruas, a cada instante, além de caminhões conduzindo móveis, roupas e utensílios das vítimas atingidas pela catástrofe, em direção aos alojamentos improvisados, tendo em vista o êxodo dos moradores.

Entrementes viam-se operários e outras devotadas almas ao lado de carros providos de guindastes e caçambas, empenhados no trabalho ininterrupto de remoção dos escombros, em diferentes pontos onde a tormenta produziu impressionantes desabamentos, notadamente no sopé dos morros, soterrando casas e pessoas nas trevas da noite!

Diante desses sucessivos dramas, mostrando a cólera dos elementos da natureza em busca do cenário propício ao desdobramento de pavorosas tragédias, de preferência os morros dinamitados, cabe às autoridades administrativas, pelos seus organismos técnicos, proceder, antes de mais nada, a imediatos estudos nessas elevações, em cujos pontos a pedra está sendo industrializada, sem as devidas cautelas, ou ainda nas abas escolhidas para a retirada da terra, em volumosas quantidades, providenciando-se, logo após, as medidas mais urgentes, de caráter preventivo, em resguardo de vidas preciosas e outros males irreparáveis.

Em São Vicente também os criminosos bueiros já ocasionaram duas mortes, tendo sido, antes, surpreendida uma menina, e agora um contínuo da Prefeitura Municipal, ambos inapelavelmente tragados pelas bocarras traiçoeiras dessas armadilhas, para as quais devem os responsáveis voltar as suas vistas.

Outros episódios funestos e chocantes, expressando quadros de horror, podem ser perfeitamente evitados mediante decididos empenhos. Dir-se-á que as chuvas torrenciais e prolongadas deram causa aos lutuosos acontecimentos. Exatamente, esta é a verdade. Mas também é certo que, em resultado das abundantes enxurradas havidas, os morros continuam apontando outras fatídicas surpresas.

Isto nos leva a refletir que os impetuosos elementos desencadeados com implacável ira lá das alturas, parecem querer revidar, cá em baixo, os sistemáticos golpes desferidos pela mão do homem contra a integridade majestosa das pedreiras santistas e vicentinas!

E vale a pena continuar refletindo em torno dessa causa...

Leva para a página seguinte da série