Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0226z.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/04/06 09:34:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - AQUÁRIO
Primeiro e maior aquário do Brasil

Leva para a página anterior
Mesmo ostentando os títulos de primeiro e maior do gênero no Brasil, o Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia, começou a ser ampliado em 2003, com a construção de novos anexos. Na edição de 2 e 3 de dezembro de 2006 do semanário santista Jornal da Orla, foi citado assim:
 


Ilustração publicada com a matéria

Aquário

50 anos de sucesso - Inaugurado em 2 de julho de 1945, o Aquário de Santos, o mais antigo do país, é o parque mais procurado da cidade e o segundo mais visitado do Estado, com cerca de 500 mil visitantes por ano - número superado apenas pelo Zoológico de São Paulo.

Moderno, sem perder a originalidade - Externamente, o antigo prédio mantém as suas características originais. Internamente possui um auditório com capacidade para 56 pessoas, um grande tanque oceânico e outro grande tanque amazônico. Ao lado, interligado por duas passarelas, um moderno prédio anexo com dois pavimentos, sendo que o superior foi reservado às atividades técnicas e de pesquisa. O térreo possui um grande tanque com 40 espécies de pingüins, um tanque de toque, um de carpas e outro destinado ao lobo-marinho, um tanque de reabilitação e uma loja de souvenirs.

Cenografia reproduz habitats naturais - Todos os tanques possuem cenografias que reproduzem os habitats naturais dos animais. Os tanques de água doce reproduzem ambientes de fundo de rio, com galhos, folhagens, raízes e barrancos. Os peixes de água salgada nadam em ambientes rochosos. O tanque amazônico reproduz uma floresta inundada e os recintos do lobo-marinho e dos pingüins reproduzem paisagens rochosas da Patagônia. Um tanque exótico representado por "ruínas" de um templo submerso da Ásia acolhe os peixes asiáticos.

O Aquário Municipal fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº, na Ponta da Praia. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9 h às 18 h, e aos sábados e domingos, das 9 h às 20 h. Mais informações no Setor de Educação Ambiental, das 9 h às 12 h e das 14 h às 17 h, pelo tel. (13) 3236-9996.

Imagem do novo Aquário:


Foto: Marcelo Martins, publicada no Diário Oficial de Santos em 12 de setembro de 2006

Leva para a página seguinte da série