Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0216b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/11/04 19:05:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PREFEITURA
Um palácio para José Bonifácio (2)

Instalações atuais do Paço Municipal foram inauguradas em 1939
Leva para a página anterior
Em comemoração ao centenário da elevação da vila de Santos à categoria de Cidade, o município ganhou, em 26 de janeiro de 1939, as instalações atuais do Paço Municipal, reunindo Prefeitura e Câmara, com a inauguração do Palácio José Bonifácio, defronte à Praça Mauá.

Em 2004, a Prefeitura decidiu criar um roteiro de visitação turística às instalações, como registrou o jornal santista A Tribuna, em 11 de janeiro de 2004:


ATRAÇÕES PALACIANAS - O Paço Municipal de Santos ficará aberto
para visitação pública nos finais de semana.
A medida é para atender aos pedidos dos turistas que visitam o Centro Histórico da Cidade
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

CENTRO HISTÓRICO
Paço Municipal poderá ser visitado aos fins de semana

Medida passa a valer a partir do próximo sábado

Da Reportagem

A partir do próximo sábado, os turistas que freqüentarem o Centro Histórico contarão com mais uma nova atração. O Paço Municipal, localizado na Praça Mauá, permanecerá aberto para visitação pública aos finais de semana, das 13 às 17 horas.

Foto: Anderson Bianchi, Diário Oficial de Santos, 14/1/2004

O secretário municipal de Turismo, Eduardo Conde Bandeira, explica que a medida visa atender as solicitações dos visitantes, em especial, os que fazem o passeio do Bonde Turístico. Os turistas poderão conhecer o hall de entrada, o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio e a Sala Princesa Isabel, onde são realizadas as sessões ordinárias da Câmara.

As dependências possuem quadros de Benedicto Calixto, além de detalhes e ornamentos no estilo clássico, com revestimento em mármore, madeira e bronze.

"Dessa forma, esperamos estar contribuindo para o processo de revitalização do Centro Histórico, que já vem se consolidando nos últimos anos, com uma série de intervenções e obras", assinala o secretário.

Curiosidade - Denominado Palácio José Bonifácio, o prédio do Paço Municipal foi projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral e inaugurado em 1939. Um detalhe curioso é que o quinto andar, no início, era destinado à residência do prefeito. Atualmente, as dependências desse pavimento são ocupadas por setores da Administração Municipal.

 

O 5ª andar era usado como moradia do prefeito

 

Bonde - Outra novidade é que o passeio do Bonde Turístico poderá ser feito também às segundas-feiras durante a temporada de verão.

Segundo a Prefeitura, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) programou um esquema especial de manutenção periódica das peças dos bondes, que permitirá o funcionamento diário do equipamento. "Houve uma procura muito intensa, em especial, depois do início da minissérie produzida pela Rede Globo. Em função disso, o prefeito determinou que o passeio fosse realizado também às segundas-feiras", assinalou Conde Bandeira.


Prédio foi projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série