Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0215b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/15/04 20:07:10
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CORREIOS
Carteiro! (2)

Correio regular só começou em Santos em 1798
Leva para a página anterior
A cidade de Santos teve três instalações principais do Serviço Postal: em dependências do antigo Colégio de Jesuítas (atual Praça da República), num prédio ainda existente na Praça Rui Barbosa e as atuais, inauguradas em 1924 na Rua Cidade de Toledo, ao lado do Paço Municipal.

Sobre este serviço, a Prefeitura Municipal de Santos cita, em página Web de 2003:


Prédio da agência central dos Correios de Santos, no início do século XXI
Foto: Prefeitura Municipal de Santos, publicada com o texto

Correios e Telégrafos

A atual Agência Central dispõe de três agências oficiais e seis franqueadas, cerca de 130 caixas de coleta, cinco Centros de Distribuição Domiciliar e um Centro de Triagem. Movimenta quase 160 mil objetos por dia, sem considerar as cidades vizinhas. Já instalado, o serviço de acesso à Internet está em fase de avaliação de custos para o usuário, ao passo que a Seção de Achados e Perdidos mantém os documentos guardados por 15 dias.

O prédio de quatro pavimentos conta com três portas em arco, na fachada principal. Elas são protegidas por grades em que o ferro fundido imita folhas e grãos de café, trabalho repetido na proteção das vidraças do térreo. No primeiro e segundo andares, colunas jônicas erguem-se entre as janelas. Como abrangem mais de um andar, também são chamadas colossais.

O prédio escuro dos Correios e o então novo prédio da Prefeitura, na década de 1940
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Ainda no corpo central, as janelas do segundo pavimento possuem guarda-corpos com balaústres, presentes também na platibanda, onde se destacam as Armas da República, comuns nos edifícios públicos. A extremidade esquerda do prédio termina de forma circular, acompanhando a cúpula que arremata o telhado. Balaústres nas sacadas ali se repetem, ao lado de festões que se prolongam no peitoril de quase todas as janelas do edifício.

Internamente, a necessidade de espaço - que há muito abolira a residência funcional do diretor da agência, localizada no último andar - fez com que a reforma de 1988 priorizasse o aspecto prático. O teto do saguão, que conserva ornamentação dourada, bem como os balaústres de ferro forjado das escadas são exceção.

Curiosa é a escada de serviço que conduz ao telhado. Utilizando sistema inventado por Santos Dumont para sua casa em Petrópolis, tem degraus específicos para o pé direito e o esquerdo.

Inaugurada em 1798, a primeira agência que fazia o serviço de correio entre Santos e São Paulo tornou-se Administração de Primeira Classe em 1921. O atual prédio, construído graças à vultosa renda arrecadada pela repartição, foi inaugurado em 1924. Rua Cidade de Toledo nº 41.


Saguão no prédio da agência central dos Correios de Santos, no início do século XXI
Foto: Prefeitura Municipal de Santos, publicada com o texto

Leva para a página seguinte da série