Imagens (2)
![](bondes/bondst16.jpg)
O bonde "3", linha Centro/José Menino, na
Praça Rui Barbosa, em 1939
![](bondes/bondst15.jpg)
O tradicional bonde articulado, na praia,
em frente ao posto 3
![](bondes/bondst20.jpg)
Nas oficinas da Vila Mathias, manutenção
de veículos, em 1953
![](bondes/bondst21.jpg)
Ainda nas oficinas, trabalhos de
fechamento dos primeiros bondes
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Pesados tornos permitiam a execução de
todos os serviços de reparos na própria garagem da companhia
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Motores e sapatas em revisão
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Também carpintaria produzia todo o
material em madeira usado nos bondes
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Reforma de bonde "aberto" para ser
transformado em "camarão"
![](lendas/h0172z15.jpg)
Os primeiros "camarões" trafegando
![](lendas/h0172z16.jpg)
Manutenção e reforma de bondes na Vila
Mathias
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A diretoria do SMTC posa junto ao
primeiro "camarão"
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Assinatura de passe. Os compradores
poderiam utilizar as linhas marcadas durante o período determinado no passe
![](bondes/bondst07.jpg)
Carro-torre, utilizado para reparos na
rede aérea
![](bondes/bondst06.jpg)
Carro-irrigador, utilizado para limpeza
dos trilhos |