Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171y4.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/23/07 21:06:44
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
O Vasquinho da Rua Carvalho de Mendonça

O clube Vasquinho, que ergueu sua sede na Rua Carvalho de Mendonça, foi lembrado pelo leitor Luiz Felipe da Silva Fonseca, na seção Tribuna do Leitor do jornal santista A Tribuna, em 18 de outubro de 2004:

Vasquinho

Da Rua Guararapes, em 1944, à Carvalho de Mendonça, nos dias de hoje, muitas histórias estão acumuladas nas fotos, nas atas e principalmente na memória daqueles que participaram da saga do clube, seja como atores principais ou apenas coadjuvantes, nem por isso menos importantes. Tradições não faltam, festas famosas, barracas de praia, time de futebol e personagens famosos. Festeiros como Jaime Gonçalves, Casal da Rocha, precocemente desaparecidos, Osmarzinho, Rubens Flórido entre outros. Também os cozinheiros de mão cheia.

Quem pode negar o sabor inigualável do macarrão do Bira e os pratos hoje preparados pelo Faustino, "bom prá burro", na opinião da grande maioria. Os famosos jogadores de tranca, capitaneados pelo querido Antônio Wilson Honório, "Coutinho", de tantas habilidades com os pés, hoje desfila suas habilidades manuais, dizem as más línguas, juntamente com o presidente Emílio. Eles formam uma dupla de "toques" invejáveis, até mesmo superiores às tabelas acontecidas nos campos de futebol na era Pelé.

As tradicionais noites de sexta-feira, animadas pelo violão do Gilmar e o pandeiro do Geraldinho, têm revelado incríveis cantores, dos irmãos Patella, do Jairo de Moraes, temos tido a "felicidade" de ouvir páginas maravilhosas, embora nem sempre maviosas, tudo sob o olhar atento do Zezé. Finalmente Manoel Machado, "Tio Neco", um ícone, diria sem nenhuma maldade, claro, um autêntico dinossauro, com seu bom humor tradicional é hoje o nosso grande referencial, com sua memória fantástica tem sido nossa grande fonte de consultas.

Não dá para citar todos, então parabéns Vasquinho e parabéns aos vascaínos pelos bem vividos 60 anos.

Luiz Felipe da Silva Fonseca

(N.E.: Jaime Gonçalves Filho e Benedito Casal da Rocha foram também diretores do Clube do Leme, no qual o Jaime - presidente na gestão 1987/88 - continua sendo freqüentador assíduo).

No dia 17 de agosto de 1967, o jornal santista A Tribuna publicou:


Foto publicada com a matéria

PEQUENOS POR QUÊ? - VI
C. R. Vasco da Gama

Um hábito que precisa ter fim, é este de chamar-se "pequeno" a clubes que - pelas suas lutas, pela abnegação de seus dirigentes - são grandes em todos os sentidos. Quem é "pequeno" não batalha, dia a dia, pela vitória de um ideal, nem contribui, galhardamente, em prol da desenvoltura dos esportes, como fazem os clubes que, mais do que "grandes", são gigantescos em suas personalidades.

*

Por que Clube Recreativo Vasco da Gama? - Por simpatia ao Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, partindo a idéia do associado Ivo da Costa Ferreira.

*

Data da fundação: 16 de outubro de 1944. Articuladores: Ivo da Costa Ferreira, Ayrton Francisco Silva, Mário Fernandes Ribeiro, Ruperto Dias de Lima e Amílcar Dias de Lima.

*

Cores: preto, vermelho e branco.

*

Endereço: Rua Carvalho de Mendonça, n. 381.

*

A sede ou outras dependências são de propriedade do clube? - Sim, o imóvel onde se situa a sede é de propriedade do clube.

*

Número de associados: 200 (limitado).

*

Nome do 1º sócio: Ruperto Dias de Lima.

*

Filiações: Liga de Futebol Amador de Santos e Liga de Futebol de Salão.

*

Esportes que pratica: futebol de campo, de salão e de praia.

*

Títulos conquistados: Futebol - 1954, Vice-campeão da Divisão Principal da LFAS; 1955, Campeão da Divisão Principal da LFAS; 1955, Campeão do Torneio "Extra-Misto" (preliminares de Profissionais) da LFAS; 1956, Campeão Juvenil da LFAS; 1959, Campeão da Divisão Principal da LFAS; 1959, Campeão dos Campeões de 1967, Campeão dos 2ºs Quadros do Campeonato de Praia (Senac). Futebol de salão - 1964, Campeão Infantil; 1964, Campeão do Campeonato Aberto da Cidade; 1964, Campeão Juvenil; 1964, Campeão Aspirante e 1965, Bicampeão Infantil.

*

Contribuiu com jogadores, feitos no clube, para realce de outros prêmios ou seleções? - Para diversas Seleções da Cidade, com Dito, Ivo, Bráulio, Ronaldo, Sanchez, Sérgio, Dilmar, Bereco, Ayala, Joel, Aníbal e Naldo. Para a Seleção Campeã do Estado, em Itatiba, em 1958, com Dilmar, Ronaldo, Sanchez e Naldo. Para grêmios profissionais com Ronaldo, Joel, Ayala, Naldo, Sanchez, Aníbal e Dilmar.

O C.R. Vasco da Gama é o único grêmio amador que possui um atleta, no caso, Mário Fernandes Ribeiro, que obteve todos os títulos amadores de futebol da cidade.

Além disso, o "Vasquinho" projetou no cenário nacional o atleta, dr. Sérgio Peres Lopes, possuidor da medalha "Belfort Duarte", que é o laurel máximo no desporto brasileiro.

*

É subvencionado? - Não.

*

De que consta a programação social? - Festas, bailes, excursões, jantares-dançantes, almoços, recreação para associados na Barraca de Praia, "reveillon", Festa de Páscoa e Festa de Natal para filhos de sócios.

*

Qual a 1ª diretoria? - Ayrton Francisco Andrade Silva, Ivo da Costa Ferreira e Mário Fernandes Ribeiro, constituíram o Diretório que geriu o clube em seus primeiros passos.

Qual a atual diretoria? - Presidente, Emílio Sanchez Salgado; vice-presidente, Írio Fernandes Queija; 1º secretário, Ivo da Costa Fereira; 2º secretário, Antônio de Campos; 1º tesoureiro, Bento Dias de Lima e 2º tesoureiro, Nelson Gil. Diretores sociais: Rubens de Oliveira Flórido, João Tavares, Agostinho Silvério de Souza, Waldemar Pereira e Mário Rosas. Diretores de esportes: Osvaldo Vieira, Ronaldo Giangiulio, Aníbal Fernandes Campos, Benedito Casal da Rocha e Vicente Coelho Cruz. Diretores de patrimônio: José Valverde e João Motta. Diretores de Barraca de Praia: João Diegues, Orlando Ferreira, Aguinaldo Amaral e Aurélio Amaral. Diretores da Sede Social: Armando Pedroso e Leão Fastovski. Diretor de propaganda, Juan Ochogávia Salgado. Sócios beneméritos: Floreal Fernandes e José Cardoso Pinto.

Detalhes de interesse geral - Em feliz gestão da atual diretoria, foi adquirida a sede própria, antiga aspiração dos associados "cruzmaltinos", localizada à Rua Carvalho de Mendonça n. 381, excelentemente situada, ampla, funcional e confortável, sob todos os aspectos.

No momento, a máxima aspiração, é a de um empréstimo, através dos órgãos financeiros públicos, no montante de vinte mil cruzeiros novos, a fim de que se engrandeça e se estabilize, definitivamente, o patrimônio do clube, com a compra de outro imóvel, fato que, graças à abnegação dos que se congregam sob o pavilhão vascaíno, há de se tornar realidade muito em breve.

No momento, estão sendo realizados estudos para a construção de galpões cobertos, com área de mais ou menos 300 metros quadrados, tudo às expensas dos cofres do clube. Nessa área encontra-se já construído um ótimo galpão para festas, com mais ou menos 150 metros quadrados.

Assim, trabalhando pela sua constante desenvoltura, o Clube Recreativo Vasco da Gama, a quem se chama, carinhosamente, de "Vasquinho", vai cooperando, dentro de suas possibilidades, para o progresso do desporto na "Cidade Mais Esportiva do Brasil".

Matéria publicada no semanário Jornal da Orla, da Baixada Santista, em 13 de janeiro de 2007:


Nivaldo Veiga
Foto publicada com a matéria

Nova gestão no Vasquinho

Dar um choque de vida para que volte a brilhar. Essa é a meta do diretor-presidente do Clube Recreativo Vasco da Gama (Vasquinho), Nivaldo Veiga, que será empossado no dia 18, às 20 horas, na sede do clube. Lá será servido um coquetel para associados e convidados.

Esta é a terceira vez que Veiga, que também é secretário administrativo regional da Vila Nova de Cubatão, cumpre o cargo. Sua gestão é válida para o biênio 2007/2008. A vice-presidência fica a cargo do contador e administrador de empresas Aylson Carli.

Para alcançar a meta, os representantes do clube convidam os sócios do clube a participar das programações do clube. "Temos como projeto para a nossa gestão incrementar a vida social do clube, promovendo bailes tradicionais, como Baile do Hawaii, Dia dos Namorados, de Aniversário, e de outras datas comemorativas", explica o presidente.

O Clube Recreativo Vasco da Gama (Vasquinho), que foi fundado em 16 de outubro de 1944, fica na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 379, na Vila Belmiro, em Santos.