Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0145p.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/06/07 23:43:58
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CIDADE FESTIVA
Um conjunto de 150 violinos

Um conjunto de violinos, que chegou a contar com 150 músicos, funcionou em Santos por alguns anos, até ser dissolvido pelo prefeito Oswaldo Justo.

Matéria publicada no jornal Cidade de Santos, (exemplar no acervo do historiador santista Waldir Rueda), em 11 de novembro de 1980:


Marina: as aulas de violino
Foto e legenda publicadas com a matéria

CURSOS
Agora a música na Casa de Câmara e Cadeia

Primeiro foi o artesanato, depois artes plásticas, teatro e poesia. Agora, é a música que vai ocupar um espaço no prédio localizado na Praça dos Andradas, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, com aulas de violino ministradas pela professora Marina Rodrigues Agapito. O curso é gratuito e dirigido aos jovens, sem limite de idade ou número de vagas, mas é necessário o candidato possuir o instrumento.

As aulas vão ser dadas às quartas-feiras, no período da tarde, e aos sábados pela manhã, para iniciantes ou já iniciados no instrumento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas diariamente das 8 às 18 horas, sendo necessário apenas preencher a ficha individual. Depois, se o jovem já tem formação musical, é feito teste para avaliar o nível e, numa etapa seguinte, começar a freqüentar o curso, que é promovido pela Delegacia Regional do Litoral da Secretaria de Estado de Cultura.

Segundo o delegado regional, Sérgio Freire Pinto, a idéia é preparar jovens na área das cordas para, na ocasião oportuna, montar uma orquestra de jovens, como aconteceu em São Paulo, a mesma que se apresentou aqui recentemente. "As orquestras se ressentem de instrumentistas de cordas, por isso fizemos essa opção. O sopro e percussão têm nas fanfarras grande número de representantes, o mesmo não acontecendo com relação às cordas".

Titular da cadeira de Violino e Música de Câmara, do Conservatório Musical de Santos, o mesmo onde se formou, Marina Rodrigues Agapito é também integrante da Orquestra Sinfônica de Santos – primeiro violino e solista – e não esconde sua satisfação: "estamos lançando sementinhas que podem dar bons frutos".

Ela lembra que a Secretaria, em São Paulo, conseguiu formar a orquestra de jovens em menos de um ano, "com um nível excelente, enquanto que Tatuí, em nosso Estado, tem a sua há mais tempo e digna de aplausos pelo alto gabarito. Ora, Santos também pode ter a sua orquestra jovem, mas para isso precisamos preencher os hiatos, que no momento são as cordas. Estamos apenas começando".

A primeira jovem a se inscrever no curso foi Cláudia Gonçalves Patrícia, 17 anos, vestibulanda de veterinária, que teve sua aula inaugural na Cadeia Velha, na terça-feira. "Meu avô era o maestro Manoel Gonçalves, falecido recentemente. Foi com ele que tive a iniciação, há 6 anos, depois parei, para voltar agora. Gosto de tocar, sem ter preferência por nenhum compositor, desde que seja bem interpretado".

Além das inscrições para aulas de violino, a Secretaria está aceitando também para artes plásticas, poesia e teatro.

Matéria publicada no jornal Cidade de Santos, (exemplar no acervo do historiador santista Waldir Rueda), em 23 de dezembro de 1982:


Conjunto Oficial de Violinos, hoje, às 20h30, na Concha Acústica
Foto e legenda publicadas com a matéria

HOJE
Violinos e Natal, na Concha Acústica

Uma encenação ao vivo do Presépio de Natal, por crianças da Escola de Educação Infantil e do 1º grau Pinto de Gente, e o som do Conjunto Oficial de Violinos, é o que vai ser apresentado hoje, às 20h30, na Concha Acústica Vicente de Carvalho (canal 3 - praia), encerrando a programação natalina da Seduc, naquele local.

Formado por 24 alunos, a maioria em sua fase inicial - já que o curso tem pouco mais de um ano -, coordenado por Marina Agapito, o conjunto executa peças conhecidas, com o acompanhamento do pianista Otávio Santos: Le Cygne, de Camile Saint-Saens; Ave Maria, de Gounod, e Berceuse, de Arthur Strutt, para encerrar com Noite Feliz, música tradicional natalina.

Em seguida, às 21h00, 200 crianças com idade entre 3 e 9 anos, encenam Uma Noite de Natal, dramatização do nascimento de Jesus, contando e cantando a história, com a formação de um presépio vivo. Através de um velhinho, iniciando com a visita do Anjo à Maria; a longa caminhada até Belém; o presépio ornado por pinheiros e bichos que reverenciam Deus; Jesus recebendo por berço uma manjedoura, até que os sinos anunciam o grande nascimento. Ao anoitecer, os pastores descansam ao lado do rebanho e a estrela indica o caminho aos Reis Magos. A encenação tem 50 minutos de duração e a entrada é livre.

No jornal santista A Tribuna, em 16 de dezembro de 1984, consta:

Violinos da Seduc tocam na Basílica do Embaré

O Conjunto de Violinos da Seduc, formado por alunos adiantados do Curso do Centro de Cultura sob regência da professora Marina Agapito, dá recital na Basílica do Embaré, hoje à noite, dentro das programações de Natal. Na apresentação, 30 alunos dividem-se em três conjuntos - que vêm fazendo recitais freqüentes na Cidade, com repertório variado que inclui peças de várias épocas (românticas, barrocas, clássicas), ao lado de músicas de câmara.

Esse trabalho nasceu em 81, quando foi criado o curso, sempre com objetivo de revelar jovens instrumentistas para a arte violinística. "O resultado não poderia ser melhor, inclusive com vários jovens já integrando orquestras do Litoral, de São Paulo e de Santos. Tudo é fruto de aulas individuais, apresentações freqüentes e de um movimento para preservar essa arte tão difícil", conta a professora.

A apresentação no Embaré começa às 21 horas, com o Conjunto de 30 Violinos mostrando Noite Feliz, Berceuse (Strutt) e Armoning Greeting op. 117 nº 1 (Leo Gebinler). Em seguida, 20 Violinos tocam Tchaikovsky, Bizet e Gounod, encerrando com o Conjunto de Câmara que traz 10 violinos executando Christmas Pastorale op. 6 n. 8, e Triosonate op. 3 nº 1 em quatro movimentos de Hotteterre, entre outras composições, [...]

Fotos dos violinistas, na década de 1980:


Conjunto de Violinos da Secretaria da Cultura


Marina Rodrigues Agapito, professora de violino do Conservatório de Santos


Violinista Olavo de Almeida, integrante do Quarteto de Cordas Gaspar de Almeida


Violinista Archibaldi Martins da Silva, integrante do Quarteto de Cordas Gaspar de Almeida


Violinista Marina Rodrigues Agapito, nos anos 1960, em foto da Casa Tóquio, que existia na R. Sete de Setembro, 28


Marina Agapito, no dia em que recebeu uma comenda da Prefeitura de Santos, junto com outros músicos


Waldir Rueda e seu violino, em 1992, ao lado do então secretário de Cultura de S. Vicente, Jânio Benith, na Casa do Barão, naquela cidade
Fotos: acervo do professor, historiador (e violinista) Waldir Rueda