Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0121c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/06/04 13:40:30
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TEATROS
Nossos primeiros teatros (3)

Leva para a página anterior
Pouco lembrado, o primeiro teatro santista funcionou na atual Praça Mauá ainda no século XIX, e só pouco antes da Proclamação da República, com o apoio da elite cafeeira, foi construído o Teatro Guarany, seguindo-se no século XX o Coliseu, em suas três fases principais. Outro teatro santista da época foi o Variedades, como lembrou o jornalista Olao Rodrigues, em sua Cartilha da História de Santos (1980, Gráfica da Prodesan, Santos/SP):
 
Variedades era um teatrinho que existiu no fim do outro século e princípio deste (N.E.: do século XIX ao século XX). Localizava-se na Rua São Leopoldo, hoje Avenida Visconde de São Leopoldo, nas proximidades da Praça dos Andradas, pertencente à firma Manuel Teixeira de Souza & Cia., com o capital de 42.000$000. Sua inauguração ocorreu num domingo, a 3 de dezembro de 1890, pelo Grêmio Dramático Artur Azevedo, que levou à cena a peça Mosquitos por Corda, de Eduardo Garrido. Pouco tempo depois, foi a casa adquirida por Oscar do Nascimento e Francisco Salva, que o transformaram em café-cantante, logo convertido em ponto predileto da jeunese-dorèe (N.E.: juventude dourada) santista.

O Variedades vinculou-se à história do futebol de Santos, pois foi em suas dependências que, na noite de 2 de novembro de 1902, ocorreu a reunião de fundação do Clube Atlético Internacional, a primeira agremiação futebolística que surgiu em nosso Município, que voltou a reunir-se a 1º de janeiro para eleger e empossar sua primeira diretoria, assim formada: presidente - Gustavo Goetze; vice-presidente - Joaquim Montenegro (foi presidente da Câmara e prefeito municipal); secretário - Ernesto Roxo; tesoureiro - João Mourão; diretor - André Peixoto Miler; "Referee" - C. Félix de Lima Júnior. O Internacional deixou de funcionar em 1903.


Diagrama do Teatro de Variedades, na Praça dos Andradas, inaugurado em 1/12/1899
Imagem: jornal santista A Tribuna, 16/5/1993

Note-se uma pequena diferença no endereço: o teatro, segundo Bandeira Jr., estava localizado na Rua XV de Novembro, esquina com a Praça dos Andradas, no lado par. A citada Rua São Leopoldo outrora começava na atual Praça Rui Barbosa, passando assim pelo local que hoje é parte da Praça dos Andradas, como esclarece o mesmo Olao Rodrigues, na sua obra Veja Santos! (2ª edição, 1975, edição do autor, Santos/SP).

Registre-se ainda alguma discrepância entre os dois autores quanto à data de fundação do C.A.Internacional (dia 2 de novembro para Olao Rodrigues, 7/11/1902 para Bandeira Jr.).

Leva para a página seguinte da série