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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
A volta do trem de passageiros, incerta

 

Texto publicado no jornal santista A Tribuna em 14 de maio de 2005:

Projeto liga o Valongo à Estação da Luz, em São Paulo, e depende de verbas do Governo Federal
Foto: Carlos Nogueira, publicada com a matéria

TREM HISTÓRICO
Roteiro depende de documentação

Da Reportagem

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) vai ter que reapresentar todos os documentos e refazer os trâmites burocráticos junto ao Ministério do Turismo para dar seqüência ao estudo de viabilização do projeto histórico e turístico ferroviário entre o Memorial dos Imigrantes, em São Paulo, e a Estação do Valongo, em Santos. A informação é do diretor de Patrimônio Nacional da APPF, Elias Alves de Araújo.

Segundo ele, no final do ano passado ocorreram alguns contratempos no cronograma e não houve como enviar os documentos necessários ao ministério, visando a liberação de verba para a primeira e segunda etapas do projeto. "Naquele período, a associação também passou por uma mudança conceitual, passando a ser uma organização social sem fins lucrativos, e isso atrasou os procedimentos, que tinham prazos de validade".

Araújo explica ainda que agora todo o projeto será reapresentado e novamente haverá a solicitação das verbas. "A primeira é de R$ 400 mil, para a fase que objetiva a recuperação de três vagões e de um carro-restaurante que deverão ser utilizados na empreitada".

Restauração - Já para a segunda fase, a solicitação de verba é de R$ 700 mil. Segundo a secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas, o dinheiro deverá ser usado para a restauração de um galpão externo da estação, no Valongo, que recepcionará os turistas (onde funciona hoje a sede da Guarda Municipal), além da reforma de cerca de um quilômetro de trilhos, entre o Saboó e a chegada na estação.

"Para nós foi dito que essa verba de R$ 700 mil seria passada pelo Ministério do Turismo assim que houvesse a liberação de uma certidão da ABPF", garante a secretária.

Araújo explica que, na realidade, existem várias certidões a serem expedidas e que compõem esse corpo de documentos. O diretor da ABPF acredita ainda que até setembro as verbas estarão disponibilizadas pelo ministério, via Caixa Econômica Federal.

Empecilho - Outro empecilho que está transformando esse projeto em uma verdadeira novela é a disponibilização da linha ferroviária para garantir a etapa do passeio entre Paranapiacaba e Santos.

"A MRS Logística - que é a empresa concessionária da linha que interliga a região - há havia acordado conosco que a mesma linha usada para transporte de cargas poderia ser utilizada, inicialmente de 15 em 15 dias e depois até aos finais de semana, para o projeto turístico", completa Araújo.

Ou seja, os turistas fariam um passeio de um dia completo, por exemplo, saindo de São Paulo. "O pessoal seguiria até a Vila de Paranapiacaba, talvez descendo no local que também é histórico e atraente, e depois seguiria para o Valongo", comenta a secretária.

Locomotiva - Wânia também está pleiteando junto à associação a aquisição - via parceria - de outra pequena locomotiva de época para ficar no Valongo durante a semana.

"Como o projeto inicial visa atender a uma demanda de turistas de fora da Cidade, seria interessante ter aqui essa outra locomotiva, para os santistas curtirem o trem, fazendo até um pequeno passeio até o pé da Serra, por exemplo".

O diretor da ABPF disse que já está estudando essa hipótese de parceria para garantir uma locomotiva a vapor e carro de passageiros extras. "Tudo vai depender da seqüência dos trâmites", resume.

A Tribuna tentou contato com representantes da MRS Logística para comentar o assunto, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Wânia quer trem em Santos
Foto: Carlos Nogueira, publicada com a matéria