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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
Via Anchieta, em construção (em 1946)

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Esta matéria sobre os preparativos para a inauguração da Via Anchieta foi publicada no jornal santista A Tribuna em 6 de novembro de 1946. A data então anunciada não se cumpriria, de vez que a rodovia só foi inaugurada em 22/4/1947:

Legenda das fotos: Três aspectos da Via Anchieta, 
vendo-se à direita, a ponte sobre o Canal Smuts; ao centro, largo trecho da pista, no planalto; e, finalmente, um dos muitos viadutos, na Serra, já concluídos
Reprodução de A Tribuna de 6/11/1946

Em janeiro, a Via Anchieta será aberta ao tráfego

As chuvas retardaram o prosseguimento dos trabalhos no setor da Serra - Até fins de dezembro, não haverá qualquer trecho da rodovia sem cimento - Segundo anuncia a Sec. da Viação, a grande auto-pista será inaugurada a 25 de janeiro p.f. (N.E.: próximo-futuro)
Funcionará por enquanto apenas uma via - 
O gal. Dutra presidirá o ato inaugural

De conformidade com informes fidedignos, divulgados pela Secretaria da Viação, a moderna estrada de rodagem que aproximará São Paulo e Santos, denominada Via Anchieta, está numa fase de conclusão, devendo ser entregue ao tráfego público em janeiro próximo.

Esta é uma notícia jubilosa por vários motivos. O magnífico empreendimento, iniciado durante a gestão do dr. Ademar de Barros, na Interventoria Federal, virá proporcionar grande incremento à vida comercial de ambas as cidades, facilitando o transporte rápido de mercadorias importadas ao seu destino, através de uma via segura, e possibilitando, da mesma forma, o despacho breve para o porto de Santos dos nossos saldos a exportar.

A Via Anchieta, além disso, beneficiará extraordinariamente a cidade de Santos, principal balneário do Estado de S. Paulo, atraindo para suas praia(s) grande número de veranistas da capital e do interior, maltratados pela rudeza de uma rodovia impraticável.

Ônibus modernos e confortáveis - Muitas das atuais empresas de transporte, com vistas na nova estrada, têm encomendado, nas fábricas norte-americanas, ônibus possantes e confortáveis, dotados de amplas acomodações e capazes de conduzir quarenta ou cinqüenta passageiros muito bem instalados, durante uma viagem que não excederá de uma hora.

Não será exagerada, pois, a estimativa de que Santos abrigará, semanalmente, vinte ou trinta mil pessoas, número este triplicado quando a reunião de um ou dois feriados possibilitar alguns dias de paralisação extraordinária no comércio paulista. Tudo isto dará novo impulso à vida econômica desta cidade, que se agigantará para dar solução ao problema das acomodações e alimentação dos turistas que infestarão suas plagas.

A comodidade da Via Anchieta afetará, também, o ritmo das construções residenciais, visto que obrigará tacitamente a dilatação dos perímetros urbanos com a edificação de novas casas e prédios de apartamentos, tudo isto num prazo relativamente curto, como já se pode avaliar pelo progresso construtivo observado nestes últimos anos.

Dia 25 de janeiro a inauguração - Pelo exposto, explica-se a intensa expectativa que vem cercando a inauguração oficial da nova estrada, justo motivo de orgulho para São Paulo, que contará com a rodovia mais moderna existente na América do Sul, criada à semelhança dos projetos utilizados nos Estados Unidos.

É pensamento da Secretaria da Viação inaugurar a Via Anchieta no dia 25 de janeiro de 1947, data em que se comemora a fundação da cidade de São Paulo. Com efeito, a ocasião não poderia ser mais propícia, eis que a denominação da nova rodovia assinala justamente a personalidade do podre (N.E.: erro de impressão: padre) jesuíta instituidor do Colégio de Piratininga, marco germinal da terra bandeirante. A afirmação da data inaugural está positivada, não acontecendo, desta vez, o que se repetiu em tantas outras, quando quaisquer imprevistos ocasionaram a sua transferência sine-die.

Alcançado o primeiro viaduto da serra - A Via Anchieta está praticamente concluída, restando apenas completar alguns trechos abandonados a bem do prosseguimento das obras gerais. As chuvas abundantes verificadas há pouco retardaram o avanço dos trabalhadores, porém este retardamento estava previsto pelos engenheiros de forma a não provocar embaraços maiores.

A descida da serra, face final, prossegue normalmente, tendo sido alcançado, já, o primeiro viaduto. Espera-se que até fins de dezembro não haja mais nenhum trecho sem cimento, restando os primórdios de janeiro para que se ultimem de maneira definitiva as escalas deixadas para trás durante os trabalhos.

Virá o general Gaspar Dutra - A inauguração da rodovia será procedida pelo presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, o que muito contribuirá para oferecer maior realce e brilhantismo à cerimônia da entrega ao público de uma das mais notáveis realizações da engenharia brasileira, terminada sob a gestão do sr. Cassio Vidigal, como titular da Secretaria da Viação e Obras Públicas do Estado de S. Paulo.