![](lendas/h0102f74.jpg)
Pátio da ferrovia, no alto da Serra do Mar, em cartão postal do início do século XX
Foto cedida a Novo Milênio pelo historiador santista Waldir Rueda
![](lendas/h0102f93.jpg)
Último plano inclinado da ferrovia na Serra do Mar, em postal da primeira metade do século XX
Imagem: reprodução de cartão postal negociado por vendedor da Grã-Bretanha
no site Ebay/Espanha, em 5/4/2010. Também encontrada no site Ebay/Itália em 28/2/2008
![](lendas/h0102f75.jpg)
São Paulo Railway (Linha Nova)
Foto: revista Santos Ilustrado nº 30, de 2 de agosto de 1903 (página 8)
Acervo do historiador santista Waldir Rueda (também em cartão postal)
![](lendas/h0102f76.jpg)
Interior da Estação da Luz (na capital paulista), em cartão postal de cerca de 1920
Imagem cedida pelo historiador santista Waldir Rueda
![](lendas/h0102f77.jpg)
Um túnel da Estrada de Ferro São Paulo Railway na Serra, entre São Paulo e Santos,
em cartão postal possivelmente da década de 1930
Foto cedida a Novo Milênio pelo historiador santista Waldir Rueda
![](lendas/h0102f92.jpg)
As pontes da Grota Funda, um trecho ferroviário na Serra do Mar construído pela S. Paulo Railway Company, no início do século XX. A imagem é alguns anos anterior à mostrada em
outro cartão postal do mesmo lugar, e à vista do viaduto existente nos arquivos da ferrovia
Imagem: acervo do professor e pesquisador santista Francisco Carballa
![](lendas/h0102f78.jpg)
Tijolo remanescente de estação da São Paulo Railway,
fabricado especialmente para a ferrovia e com a marca SPR
Foto cedida a Novo Milênio pelo historiador santista Waldir Rueda
![](lendas/h0102f81.jpg)
Horário de trens da São Paulo Railway em 1946
Imagem: Indicador Portátil Santos - Janeiro de 1946 - editado por C. Carneiro