Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/11/09 11:41:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RADIOFONIA
Rádio Universal

Prefixo ZYK-655

Na História de Santos/Poliantéia Santista, de Francisco Martins dos Santos e Fernando Martins Lichti (1996, S.Vicente/SP), há este relato sobre a emissora:

A Rádio Universal pertence à Sociedade Rádio Universal Ltda., da qual foi seu diretor o sr. Salim Mansur. Foram seus fundadores os srs. Paulo Jorge Mansur e Jorge Mansur. Foi instalada, inicialmente, em 1954, à Rua Sete de Setembro, em Santos, transferindo-se, posteriormente, para suas instalações próprias, na Av. D. Ana Costa. 90. Iniciou-se com 100 watts de potência, e hoje transmite com 5.000 watts, na freqüência de 810 kHz, sob o prefixo de ZYK-655. Seus transmissores estão localizados em Cubatão.

Em sua selecionada programação se destacavam dois programas culturais: As mais belas páginas e Páginas que o sol iluminou, coordenadas com a assistência da Academia Santista de Letras e participação de seus intelectuais.

A Rádio Universal foi vendida por Salim Mansur para o sr. Oswaldo Pereira Borba e deste para seus atuais proprietários, srs. Fernando Luiz Vieira de Melo, Antonio Camargo Del Fiol e João Carlos Di Gênio. É seu gerente, nos últimos 10 anos, o sr. Gilberto Ricks. A emissora tem sua sede, atualmente, na Av. Dr. Bernardino de Campos, 69, em Santos. O perfil de suas transmissões é de programação musical, mas a maior parte de seus horários está vendida a igrejas evangélicas.

Anúncio de importante loja de rádios em Santos, publicado no 'Guia dos Veranistas - 1950'
Anúncio de loja de aparelhos de rádio em Santos, publicado no Guia dos Veranistas - 1950

Em 11 de outubro de 1969, o antigo jornal Cidade de Santos publicou esta notícia: 

Rádio Universal vai continuar em Santos

"Desde 1960, por permissão constante da Portaria B-52 do então ministro da Viação e Obras Públicas, Ernani do Amaral Peixoto, a Rádio Universal funciona em Santos", disse ontem o sr. Salim Mansur, diretor superintendente daquela estação de rádio, a respeito do requerimento apresentado na Câmara de Cubatão pelo vereador Moacir Lara, pedindo ao Contel e ao prefeito que providenciassem a volta da emissora para aquela cidade.

O sr. Salim Mansur mostrou portarias e pareceres, e contou toda a história da mudança da ZYR-94 para Santos: "No dia 16 de maio de 1958, eu e meu irmão Paulo, que éramos permissionários da Rádio Difusora de Cubatão, demos entrada, no Ministério de Viação e Obras Públicas, em um requerimento que pedia aprovação para as seguintes modificações: 1) retirada do sócio Paulo Jorge Mansur, e admissão de dois novos quotistas: engenheiro William Mansur e advogada Elza Mansur; 2) transferência da sede social, de Cubatão para Santos e 3) modificação da razão social, de Sociedade Rádio Difusora de Cubatão Ltda., para Sociedade Rádio Universal Limitada."

No Diário Oficial - "Em 5 de fevereiro de 1959 - continua o sr. Salim Mansur - o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a modificação do contrato social, e por ofício nº 1.736 de 21 de julho de 1960, o diretor do Orçamento do Ministério da Viação comunicava que o ministro Amaral Peixoto, pela portaria nº B-52 de 8/6/1960, aprovou os atos legais de transferência de quotas, mudança da sede para Santos e modificação da razão social para Sociedade Rádio Universal Ltda."


Placa na sede da emissora, em 2009

Imagem: foto divulgada na Internet em 2009