Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/07/11 18:074:22
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RADIOFONIA
Rádio Cacique de Santos (1)

Prefixo ZYR-55, depois ZYK-654 e ZYE-90

As origens da Rádio Cacique são contadas assim no terceiro volume da obra História de Santos/Poliantéia Santista, de Francisco Martins dos Santos/Fernando Martins Lichti (1996, Ed. Caudex Ltda., S.Vicente/SP):


Publicidade da emissora no Guia de Santos-1984
Publicação de Nelo's Editora e Publicidade, Santos/SP, 1984

Esta emissora foi fundada a 23 de março de 1952, pelo cidadão Dr. Alcides Ciryllo, que participava de uma rede de emissoras do interior paulista, todas com o nome de Rádio Cacique. Logo a seguir, a ele se associou o homem de rádio, que tivera grande projeção na Rádio Atlântica, o santista Sr. José Gomes (que posteriormente veio a ser vereador e prefeito de Santos).

A rádio foi instalada na Rua General Câmara, 218, um amplo sobrado antigo, que comportou todas as suas dependências técnicas e administrativas e ainda um bom auditório, onde promoveu durante cerca de quinze anos programações de grande sucesso e de lideranças de audiência. A Rádio Cacique surgiu com o prefixo ZYR-55 e hoje tem o prefixo ZYK-654. Foi lançada com 100 watts de potência e, atualmente, está com 10 quilowatts. O radialista José Gomes foi, efetivamente, o grande precursor dessa emissora - que chegou a ser, em determinado período, a mais popular rádio santista.

A Rádio Cacique de Santos teve em sua supervisão técnica, durante cerca de 25 anos, a dedicação e a competência de Jayme Souto Ferreira. O radialista-policial Oswaldo Eduardo, durante muitos anos, teve liderança de audiência, com absoluto destaque na Baixada. Foram seus proprietários Clóvis Edward Hazar e o espólio de Evandro Gonçalves Torres. A Rádio Cacique funcionou em prédio próprio, na Av. Washington Luiz, 314. O grupo da rádio lançou, com êxito, o jornal semanário, de variedade, denominado Jornal da Orla.

Esse grupo transferiu a propriedade da Rádio Cacique de Santos, que transmite na faixa AM de 1.510 kHz, para o sr. Armênio Mendes, titular do extraordinário conjunto de hotéis e shoppings - Miramar, Mendes Plaza e Parque Balneário -, que a adquiriu em janeiro de 1995, e a instalou, em prédio próprio, na Rua Euclides da Cunha, 5, 7º andar. Essa emissora afiliou-se à Rede Jovem Pan Sat, desde junho de 1995. Seu perfil é jornalístico. Sua programação básica é jornalismo, esporte, informação e prestação de serviço. Funciona com novos estúdios equipados com aparelhos digitais de última geração.

Em 25 de setembro de 1968, o antigo jornal Cidade de Santos publicou:


Foto publicada com a matéria

Radiodifusão: um dia no espaço

A Tchecoslováquia é invadida pelos russos e daí a meia hora os aparelhos de rádio já estão informando o fato em todos os lugares da Terra. No dia seguinte, os jornais publicam radiofotos. As estações de telex funcionam em todo o mundo, trazendo e levando informações, vencendo tempo e espaço. Programa de rádio dos Estados Unidos é captado aqui. Tudo isso é a radiodifusão, cujo dia é comemorado hoje no Brasil.

A comunicação à distância foi descoberta por Samuel Morse, que viajou durante seis semanas do Havre a Nova York, e durante esse tempo pensava num meio de transmitir mensagens a lugares distantes, utilizando a eletricidade. Foi em 1832, quando Morse idealizou o telégrafo.

Em 1920, o sonho do homem em atingir a universalidade da comunicação tornou-se realidade com o aperfeiçoamento da radiodifusão. Os progressos da radiodifusão daquela época até hoje foram enormes, um dos elementos que serviram de base ao avanço da comunicação, que já ocupa o espaço interplanetário.

O rádio - O rádio é considerado por muitos o maior meio de comunicações da atualidade, por ser o veículo que abrange a mais extensa faixa de pessoas, e as atinge em todos os lugares: em casa, no automóvel ou ao ar livre (transistores).

No Brasil, existem 994 emissoras de rádio, sendo que 252 estão no Estado de São Paulo. A pioneira foi a Rádio Sociedade, fundada por Roquete Pinto em 1923, no Rio de Janeiro.

As emissoras de rádio, assim como jornais e revistas, também têm a preocupação de organizar um esquema de programas que atinja determinada classe de público, mas a programação em geral é dividida em musicais, noticiosos e programas de esporte, com variações de acordo com a linha adotada pela rádio.

Um dia no rádio - Começa um dia de trabalho na rádio Cacique, emissora que se preocupa em abranger ao máximo a faixa mais popular. O guarda que ficou de plantão durante a noite boceja, no velho prédio da Rua General Câmara. Um pouco antes das seis horas chega o apresentador Jair Amaral e seleciona as músicas caipiras que apresentará em seu programa Despertar do Sertão. Vai para o estúdio e a rádio entra no ar. O trabalhador acorda e enquanto se arruma liga na rádio Cacique para ouvir modinhas caipiras e hora certa, que Jair fornece. Há ainda a apresentação do horóscopo do dia. Acaba o programa, entram os comerciais gravados em fita ou ao vivo e enquanto isso Zé da Serra espera vez de entrar no estúdio para apresentar seu programa nordestino No pé do Imbuzeiro. Bate papo com os ouvintes, toca músicas do Norte, dá a hora certa.

Jair Amaral volta ao estúdio às 8 horas. Esteve separando as músicas que tocará em seu programa Clube do Disco, de acordo com as cartas que os ouvintes mandaram. Os corredores da rádio Cacique começam a movimentar-se. Já chegaram as duas moças recepcionistas, o telefone toca muito, são ouvintes solicitando músicas, hora certa. Antes das 10, chega Nelson Machado, dá os últimos retoques na programação de Você Aponta o Sucesso. O telefone toca muito e Nelson conversa com as donas de casa (cuidado da. Maria, o feijão está queimando...) e apresenta músicas e entrevistados. O gerente da rádio, Dorival Ribeiro, recebe maestros, gente querendo divulgar seus discos, rapazes que querem fazer teste para locutor...

O Soares Sousa entra às 12 horas para fazer seu programa Portugal Eterno, com músicas, ditados e poesias portugueses. É programa de audiência certa entre a colônia lusa. O noticiário, enquanto não há nenhuma notícia extraordinária, vai funcionando normalmente; de vez em quando o locutor dá uma ou duas notícias. Mas se há algo grave as agências noticiosas logo se comunicam, e entra no ar um noticiário extraordinário.

Um programa de esporte começa às 12h30 e às 13 horas o Rui Melo Júnior, muito conhecido na ala jovem, apresenta seu Música Jovem para Gente Jovem. O corredor da Cacique começa a movimentar-se novamente, após o almoço. Empresários divulgando discos, artistas para serem entrevistados. Rui saiu um pouco do estúdio enquanto entram os anúncios e volta para apresentar A melhor das três. O telefone não pára, são palpites para a escolha da melhor.

A fita da rádio-novela roda às 15 horas. O capítulo já foi gravado antes, com artistas exclusivos da Cacique para não haver nenhum problema técnico. Enquanto isso, o apresentador J. Lacerda aguarda a hora de apresentar o J. Lacerda Show, programa com bastante variedades e participação do ouvinte. Ele continua às 17 horas com o Clubinho Cacique, para a criançada.

Os programas religiosos vão das 18 às 18h30. O primeiro é a Hora da Meditação, gravado em fita, é só rodar no estúdio e depois A voz do Brasil para Cristo, apresentado por membros da Igreja Pentecostal.

Valter Dias já chegou (são 18h30) com alguns rapazes de sua equipe. Foram ver as novidades no Santos FC e na Portuguesa durante a tarde. Já redigidos, entram no ar, primeiro, o Programa Alvi-Negro, e a seguir o Rubro-Verde. É a hora que o pessoal está chegando do trabalho, é bom ouvir o que há de novo no esporte. A programação esportiva é interrompida pela Voz do Brasil, mas continua às 20 com Chutando Bola, comentários esportivos feitos por Valter Dias. As 20h30 ele apresenta o Esporte por Esporte, dedicado aos clubes amadores.

A Cacique já está em calma quando Ivone Cavalcanti vai ao estúdio apresentar Serenata, com músicas da velha guarda. Nelson Cassetari apresenta seu Música e Notícias e às 22 horas o Clóvis Valverde pega seus scripts para apresentar o Clovis em show maior, que só termina à 1 da manhã. Clóvis arruma tudo no estúdio e vai embora. Fica o vigia, à espera do Jair Amaral que chega antes das 6.

Ouça:

Programa especial "Chorinho Santista", da Rádio Cacique de Santos, apresentado em 2011 por Diego Belasco e Cláudio Freitas (arquivo MP3 com 40'00", 64 kbps, 2 kHz estéreo, 18,3 MB), com a história do choro.

Prefixo e trecho de  transmissão da Rádio Cacique AM (prefixo ZYK-654, em 1510 kHz, instalações em Santos/SP), em 17 de julho de 2010, 0h00 - arquivo de som MP3, com 2'13", 128 kbps, estéreo, 44 kHz, 2,04 MB). Arquivo Novo Milênio.

Montagem com trechos de  transmissão da Rádio Jovem Pan 1 FM (prefixo ZYM-717, em 99,7 MHZ, concessão para Cubatão, instalações em Santos/SP), em 16 de julho de 2010, entre 1h00 e 2h04 - arquivo de som MP3, com 8'25", 64 kbps, estéreo, 22 kHz, 3,86 MB). Arquivo Novo Milênio.

Mais em Jovem Pan AM/FMs e em Rádio 95 FM

Leva para a página seguinte da série