Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0066b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/10/02 16:39:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONTE SERRAT
Professor de príncipes limpava o caminho

Leva para a página anterior

No início do século XX - segundo relatou em 3 de junho de 1982 o jornal santista A Tribuna, na série de matérias Conheça o seu bairro/Monte Serrate -, "havia apenas 15 casas ao longo do Caminho Monsenhor Moreira, a tradicional escadaria de acesso à capela.

Caminho Monsenhor Moreira, em 6/9/2002
Foto: Cândido Gonzalez/Decom-PMS

Caminho Monsenhor Moreira, em 6/9/2002 (Foto: Cândido Gonzalez/Decom-PMS)"Clementina da Silva Rodrigues, moradora da ligação 10 há 63 anos, ainda se lembra quando o caminho era bem estreito, uma pedra aqui, outra acolá. Muitos portugueses e descendentes moravam por ali: no Natal enfeitavam tudo, época de São João faziam fogueiras e soltavam muitos balões.

"João Gomes de Faria Filho, o mais antigo morador do Caminho Monsenhor Moreira, relembra o porquê do nome: é uma homenagem ao padre, que levantava a batina, prendia do lado e ajudava os moradores a limparem a passagem.

"Nascido e criado no Monte Serrate, 69 anos de idade, João Gomes se orgulha de ter participado do Movimento Constitucionalista de 32. Até hoje guarda o capacete e uma granada de mão. Gosta também de contar um outro caso: estava trabalhando com Antoninho Navalhada no navio, no dia em que o famoso valentão de Santos foi morto por Simeão. Ele ainda se lembra: até o ex-prefeito Antônio Feliciano compareceu ao enterro.

"E os nichos existentes ao longo do Caminho Monsenhor Moreira? Esses nichos de concreto e as imagens em bronze, representando as estações da Via Sacra, resultaram de uma subscrição aberta por A Tribuna. A idéia partiu do então diretor do jornal, M. Nascimento Júnior, que encabeçou a lista de contribuições.

"O nicho número um foi inaugurado em fevereiro de 1939, durante atos comemorativos da elevação de Santos à categoria de cidade. Os de número dois e três foram entregues à população a 8 de setembro de 1939 e, os 11 restantes, inaugurados solenemente a 13 de setembro de 1941. A escadaria tem 430 degraus, e subi-los a pé ou de joelhos é uma demonstração de fé que se tornou tradicional."

Caminho Monsenhor Moreira, em 27/8/2002 (Foto: Marcelo Martins/Decom-PMS)
Caminho Monsenhor Moreira, em 27/8/2002
Foto: Marcelo Martins/Decom-PMS

O monsenhor - Recordou o jornalista e pesquisador Olao Rodrigues, em sua obra Veja Santos! (2ª edição, 1975, edição do autor, Santos/SP) a origem da denominação daquele acesso ao alto do Monte Serrate:

Procissão leva a imagem do Monte Serrat para a Catedral, em 26/8/2002 
Foto: Rogério Bomfim/Decom-PMS

Procissão leva a imagem do Monte Serrat para a Catedral, em 26/8/2002 (Foto: Rogério Bomfim/Decom-PMS)Na sessão da Câmara Municipal realizada a 6 de setembro de 1924, sob a presidência do Dr. B. De Moura Ribeiro, o vereador Benedito Pinheiro requereu que na Ata dos trabalhos do dia fosse consignado voto de profundo pesar pelo trespasse de Monsenhor José Benedito Moreira e passasse a denominar-se Monsenhor Moreira o Caminho do Monte Serrate.

Monsenhor José Benedito Moreira, que nasceu em Alentejo, Portugal, veio para o Brasil depois de percorrer a Índia, Japão e Estados Unidos. Esteve rapidamente no Rio de Janeiro, indo para Petrópolis, onde fundou o Colégio Moreira e foi professor dos filhos da Princesa Isabel e do Conde d'Eu, aos quais ensinou Inglês, Português, Latim e Filosofia.

Em Santos, para onde se transferiu, depois de viver durante 32 anos naquela cidade fluminense, Monsenhor Moreira manteve colégio no Convento do Carmo e, depois, na Igreja do Rosário.

A despeito de sua idade avançada, ele subia diariamente o Monte Serrate para cumprir seu sacerdócio. Amigo dos pobres e das crianças, era de vê-lo todas manhãs durante a escada do Monte Serrate a distribuir santinhos e até dinheiro aos menores, além de palavras conselheiras a quem dele se aproximasse. Era um bom. Com a sua morte, que ocorreu no Rio de Janeiro com a idade de 95 anos, a Igreja Romana, a que tanto honrou, perdeu devotado servidor.

Caminho Monsenhor Moreira, em 27/8/2002 (Foto: Marcelo Martins/Decom-PMS)
Caminho Monsenhor Moreira, em 27/8/2002
Foto: Marcelo Martins/Decom-PMS

Leva para a página seguinte da série