Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0066a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/05/02 15:28:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONTE SERRAT
O fantasma que gostava de guaraná

Leva para a página anterior

Fantasmas no Monte Serrate? Quem já ouviu falar em fantasma que gosta de beber guaraná? Pois é, só poderia ser mais uma traquinagem de moleques. Vejam o que descobriram: suas vozes assumiam tons fantasmagóricos quando falavam através de tubulações de água, desativadas, encravadas na encosta do Monte Serrate. Esses tubos davam em uma bica, onde costumava juntar muita gente.

Foi assim: um dia, alguns deles conversavam lá no alto e outro menino, que por acaso estava perto da bica, constatou a situação insólita que se criou. De repente, sons estranhos se espalharam pelo ar e a mulherada logo os identificou como um pedido de missa e velas por parte de alguma alma sofredora.

Para o menino não foi difícil perceber qual a real origem do som. Correu, contou para os amigos. Desse dia para a frente, as mulheres que pegavam água na bica passaram a ouvir "vozes do além" pedindo, sabem o quê? Guaraná. Isso mesmo, guaraná - e umas velinhas, de vez em quando, para despistar.

Dionísio, Jesus, os irmãos Riccioti e alguns Pasquareli eram os protagonistas desse e de outro caso que ganhou fama, envolvendo o homem que apagava os lampiões da Avenida Senador Feijó.

O diabo com a lança... - Certa noite, os meninos estavam reunidos e um deles, ao relatar um filme que assistira, repete a seguinte frase: "Foge Cristo, que lá vem o diabo com a lança". O homem passava justo naquele momento, com a vara de apagar lampiões na mão, e não deu outra: se assustou com aquelas palavras, passou a desferir varadas para a frente, para trás, contra o muro. Entrou em pânico.

Imaginem a reação da garotada! De jeito algum deixariam aquilo passar em branco e no dia seguinte lá estavam os moleques, escondidos em diferentes pontos do Monte Serrate, repetindo a tal frase. O som vinha de tantos lados que o homem ficava zonzo de tudo, dando varadas contra o muro. Quantos não riram à suas custas?

Extraído da série "Conheça o seu bairro - Monte Serrate", publicada no jornal A Tribuna, Santos, 3 de junho de 1982.

Antigo cartão postal mostra o Monte Serrat já com o funicular e parte da escadaria Monsenhor Moreira, por volta de 1930
Antigo cartão postal mostra o Monte Serrat já com o funicular
e parte da escadaria Monsenhor Moreira, por volta de 1930

Leva para a página seguinte da série