Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0058s.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/14/13 18:04:17
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PIONEIROS DO AR
Dia da Asa é festejado no Gonzaga, em 1959

Acrobacias aéreas e descida de avião na praia, entre as atrações

Leva para a página anterior

Em 1959, as comemorações do Dia da Asa incluíram espetáculo aéreo, com acrobacias, salto de paraquedas e demonstração de salvamento no mar, além do pouso de uma aeronave na areia da praia do Gonzaga, como registrou na edição de 27 de outubro de 1959 o jornal paulistano Folha da Manhã, em sua página 8 (Acervo Folhas - acesso: 25/11/2012 - ortografia atualizada nesta transcrição):

Foto: reprodução parcial da página 8 da Folha da Manhã com a notícia

Demonstrações Aéreas

SANTOS, 26 (FOLHAS)  - Como parte final das comemorações da Semana da Asa, o comando da Base Aérea de Santos executou ontem, na praia do Gonzaga, um programa, constando de exibições de aeromodelos, acrobacias com aviões da Base Aérea e do Aeroclube e evoluções sobre a praia.

O sargento Brasil executou um salto com paraquedas na distância de 3 mil pés, abrindo o paraquedas a 500 metros do solo. Um helicóptero do SAR retirou o sargento das águas da praia, em demonstração de salvamento. O cap. Dinis e o ten. Abade, tendo à frente o cel. Alfredo Gouveia Horcades, comandante da Base Aérea, executaram as acrobacias em aviões militares. Na foto, o avião-comando, quando sobrevoava a praia do José Menino, para descer no Gonzaga.

Com uma aeronave Cessna 190 pousada na praia do Gonzaga, em 25/19/1959, posam para a foto, entre outros membros do Aero Clube de Santos,  os pilotos Nelson Carvalho e Antonio Barros e ainda o piloto Lino Belli (em pé, na segunda fila, no centro do grupo)  acompanhado de seus filhos (á direita, agachados)

Foto: acervo de Lino Belli Jr., enviadas a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

Leva para a página seguinte da série