Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/pg/pgh029e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/17/13 22:37:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE PRAIA GRANDE - Clube aéreo
Aero-Clube de Santos era aqui (5)

Uma cerimônia tradicional marcava os novos pilotos

Leva para a página anterior

Um dos tradicionais bairros de Praia Grande tem o nome de Aviação, em razão de ali ter funcionado o campo de pouso da empresa francesa Latecoère (que daria origem à Air France), em área que seria depois usada como escola de pilotagem e clube aéreo. Neste novo período, era seguido o costume dos banhos de óleo queimado nos novos pilotos, como lembrou o internauta Mario de Aguiar Leitão, em depoimento enviado a Novo Milênio em 1/12/2012:

O tradicional Banho de Óleo

Em todo curso de piloto privado, que é o início de toda a carreira de um piloto de aviões, existe o momento em que o aluno se desliga do voo com instrutor e passa a voar solo até completar o número de horas de treinamento exigidos pela legislação, para então finalmente receber seu brevê de piloto.

Logo após esse vôo, é celebrado o batismo do manicaca. Nesta cerimônia, em lugar da água benta, usa-se óleo queimado, o qual é despejado pelo celebrante na cabeça do batizado.

No Aero Clube de Santos essa tradição era cumprida à risca.

Por especial deferência do sr. Lino Belli Jr. em anexo as fotos do batismo do sr. seu pai após ter concluído o seu 1º voo solo.

Mais tarde o sr. Lino andou fazendo algumas peripécias na região, razão pelas quais recebeu algumas punições conforme o histórico documento anexo.

Mario Leitão


O banho de óleo de Lino Belli
Fotos
: acervo de Lino Belli Jr., enviadas a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


Desenho feito em 3/11/1955 por um colega de Lino Belli, durante seu primeiro voo solo no Paulistinha PP-HDO. Representa uma das manobras obrigatórias que o aluno tem de executar, sendo a mais significativa a chamada "perda total", em que o Paulistinha literalmente para no ar, com a proa para cima, trepidando como se fosse se desintegrar. Corta-se a rotação do motor e leva-se o manche todo à frente para iniciar uma retomada de velocidade pelo seu próprio peso. Se o "manicaca" não afivelou o cinto corretamente, pode ocorrer o que se vê de forma exagerada no desenho, e então o resultado será fatal
Foto
: acervo de Lino Belli Jr., enviada a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão


Ficha de sócio de Lino Belli no Aero Clube
Imagens: acervo de Lino Belli Jr.,
enviadas a Novo Milênio por Mario de Aguiar Leitão

Leva para a página seguinte da série