Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0057g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/04/16 16:09:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PADRE VOADOR
Padre ensina Europa a voar em balão (7)

Leva para a página anterior

O padre voador foi homenageado pelos Correios, no transcurso do 90º aniversário da instalação em Santos do monumento em sua memória, como relatou o jornal santista A Tribuna, na edição digital e na versão impressa (página A-8), de 14 de novembro de 2012:


O carimbo-postal ficará à disposição do público na sede dos Correios, em São Paulo, durante 90 dias

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria

Quarta-feira, 14 de novembro de 2012 - 22h11
Correios
Carimbo postal faz homenagem a pioneiros da aviação

De A Tribuna On-line

Os Correios homenagearam nesta quarta-feira, com o lançamento de um carimbo postal, os 90 anos da primeira travessia aérea sobre o Atlântico Sul, realizada pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral em direção ao Brasil, e também da inauguração do monumento a Bartholomeu de Gusmão, inventor do aeróstato (balão de ar quente) e precursor da aviação, na Praça Rui Barbosa.

O Brasil foi o segundo País do mundo a criar um selo postal adesivo – o ‘olho de boi’ –, três anos depois do da Inglaterra (o pennyblack), e o primeiro a ter a estampilha em braile.

A solenidade, realizada na sede da empresa, no Centro Histórico, integra a 21ª Lubrapex, este ano com o tema 'A força da língua portuguesa - Selos postais, a arte que sintetiza o conhecimento', aberta até domingo no prédio histórico dos Correios na capital, instalado no Vale do Anhangabaú.

A inclusão de Santos na programação foi iniciativa do
IHGS (Instituto Histórico e Geográfico de Santos) e da Associação Brasileira de Filatelia Temática, com o apoio da Setur (Secretaria de Turismo). O carimbo-postal ficará à disposição do público na sede dos Correios, em São Paulo, durante 90 dias, sendo então recolhido para o acervo da empresa.


Iniciativa se deve aos 90 anos do lançamento da pedra fundamental do monumento em homenagem a...

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria

Parte da aviação está num carimbo

Da Redação

Os Correios e a Federação Portuguesa de Filatelia, entidade que reúne colecionadores de selos e carimbos postais em Portugal, lançaram ontem, em Santos, um carimbo postal em homenagem a Bartolomeu de Gusmão (1685-1724), o padre santista que idealizou o balão de ar quente, e aos dois primeiros aviadores a atravessar o Oceano Atlântico, Gago Coutinho (1869-1959) e Sacadura Cabral (1881-1924).

No caso do padre santista, um protótipo de um balão de ar quente apresentado à Corte portuguesa serviu de inspiração para outro brasileiro, Alberto Santos-Dumont (1873-1932), construir alguns de seus balões e dirigíveis.

Temporário

90 dias

é o prazo em que o carimbo ficará em agências dos Correios para uso

 


...Bartolomeu de Gusmão; aviadores portugueses compareceram

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria

O lançamento do carimbo se dá 90 anos depois que os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral lançaram a pedra fundamental para a construção de um monumento em homenagem a Bartolomeu de Gusmão, em Santos.

Gago e Sacadura vinham de uma viagem que demorou 67 dias para ser completada, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, ocorrida em 1922. E que, agora, toma a forma de carimbo, depois de uma conversa entre o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Paulo Gonzalez Monteiro, e a direção dos Correios. A intenção é reverenciar os ídolos portugueses e brasileiros que tornaram possível a aviação.

Para a filatelia santista, um carimbo comemorativo é um evento importante. Vieram a Santos para carimbar suas cartas filatelistas portugueses, colombianos e de outros estados brasileiros, como o colecionador Rubens Fábio Matos Ferreira, de Cuiabá (MT), que passou a semana em São Paulo para acompanhar de perto esse e outros eventos relacionados à Exposição Filatélica Luso-Brasileira (Lubrapex). Esse evento filatélico se repetiu 21 vezes nos últimos 48 anos.


Colecionador Rubens Fábio Ferreira veio de Mato Grosso a Santos

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria

 

Na edição de 15 de novembro de 2012, o Diário Oficial de Santos publicou, em sua última página (16):

 

Carimbo postal homenageia os pioneiros da aviação

Com o lançamento de um carimbo postal, os Correios homenagearam ontem os 90 anos da primeira travessia aérea sobre o Atlântico Sul, realizada pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral em direção ao Brasil, e também da inauguração do monumento a Bartholomeu de Gusmão, inventor do aeróstato (balão de ar quente) e precursor da aviação, na Praça Rui Barbosa. O Brasil foi o segundo país do mundo a criar um selo postal adesivo – o olho de boi –, três anos depois do da Inglaterra (o pennyblack), e o primeiro a ter a estampilha em braile.

A solenidade, realizada na sede da empresa, no Centro Histórico, integra a 21ª Lubrapex, este ano com o tema A força da língua portuguesa - Selos postais, a arte que sintetiza o conhecimento, aberta até domingo no prédio histórico dos Correios na capital, instalado no Vale do Anhangabaú. A inclusão de Santos na programação foi iniciativa do IHGS (Instituto Histórico e Geográfico de Santos) e da Associação Brasileira de Filatelia Temática, com o apoio da Setur (Secretaria de Turismo). O carimbo-postal ficará à disposição do público na sede dos Correios, em São Paulo, durante 90 dias, sendo então recolhido para o acervo da empresa.


Lançado ontem, carimbo faz homenagem a Bartholomeu de Gusmão

Foto publicada com a matéria

Em 28/10/1929, os Correios também lançaram um selo de 50 réis em homenagem a Bartholomeu de Gusmão, com o monumento santista, em trabalho do artista Belarmino Pinheiro:


Selo de 1922 em homenagem a Bartholomeu de Gusmão

Imagem: selo negociado no site Mercado Livre (acesso: 4;9/2016)

Leva para a página seguinte da série