Nos primeiros anos do século XX, as embarcações movidas a vapor já reinavam no porto santista, grandes e pequenas, desaparecendo as seculares caravelas. O
porto do café precisava de muita agilidade para o embarque desse produto de exportação, e para descarregar as mercadorias procedentes principalmente da Europa. Em janeiro de 1902, o fotógrafo José Marques Pereira
registrava toda essa movimentação, numa edição especial da Revista da Semana do Jornal do Brasil:
O vapor S. Paulo, as Docas e a Rua Xavier da Silveira
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
Docas - vapor inglês Jerseymoor
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
Docas - vapor Mozart
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
Saída do vapor inglês Magdalena
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
Fortaleza - Vapor francês Les Andes
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
Cruzador Barroso
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
Docas - Embarque de imigrantes
Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
(revista no acervo do historiador Waldir Rueda)
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Cruzador Barroso, em 1895, deixando o porto, defronte à Fortaleza da Barra Grande, em cartão postal da época. Construída na Grã-Bretanha, a embarcação tinha 100 metros de comprimento e era
tripulada por 307 homens. Foi a belonave escolhida pela Marinha do Brasil para receber a primeira estação de telégrafo sem fio do Brasil, um equipamento alemão da marca Telefunken
Imagem publicada pelo cartofilista Laire José Giraud na rede social
Facebook, em 15/5/2014
Composição férrea da São Paulo Railway, estacionada no costado de um navio, na faixa portuária, para levar os imigrantes à capital paulista, em cartão postal manuscrito em francês com data de 12 de
julho de 1905
Imagem publicada pelo cartofilista Laire José Giraud na rede social
Facebook em 6/11/2014
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