Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
Nas fotos desta página, os bondes elétricos que circularam de 1925 a 1956 e a estação na
Praia de Pitangueiras.
Uma ferrovia de 9 km foi criada em 1893 ligando Itapema (atual distrito de Vicente
de Carvalho, em Guarujá) ao Grande Hotel. A Companhia Balneária, que também operou o ferry-boat que fazia conexão com a ferrovia, se tornou a
Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro em 1896 e a Companhia Guarujá em 1901.
Foto: autor não identificado
Um serviço alternativo de ferry para automóveis foi aberto em 1918 desde um ponto
próximo à Ponta da Praia, em Santos, fazendo a ligação com a Ilha de Santo Amaro.
A linha férrea de bitola métrica foi eletrificada em 11/1/1925, passando a usar
locomotiva de 104 HP e dois bondes de 106 HP construídos pela firma M.A.N. de Nürnberg, na Alemanha. A Serviços Públicos do Guarujá encomendou em
1927 outro bonde da M.A.N. e construiu uma linha para veículos de carga até Cachoeira.
Foto: autor não identificado
Em
21/12/1935, a estação de passageiros foi transferida para duas quadras mais longe da praia, sendo extinto o antigo depósito de cargas junto ao
Grande Hotel. A linha foi fechada em 13/7/1956 e o equipamento foi vendido à Estrada de Ferro Campos do Jordão. Os bondes 5 e 7 de Guarujá,
construídos em 1924, e o de prefixo 9, construído em 1930, passaram a rodar em Campos do Jordão como bondes A-5, A-7 e
A-6, respectivamente.
A viagem pelos trilhos do Brasil continua... |