Foto: Wilson Toledo, no Cartão Postal Brasil Turístico 04
Desde 13 de julho de 1956, quando começou a trafegar no
balneário paulista de Campos do Jordão, o Bonde Urbano é uma das grandes atrações dessa região montanhosa do estado de São Paulo, conhecida como "a
Suiça Brasileira". O bonde turístico é operado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Segundo o especialista norte-americano Allen Morrison, o bonde visto nestas
imagens, A-6, foi construído em 1930 e circulou em Guarujá/SP com o número 9. Já os veículos A-5 e A-7 foram construídos
em 1924 e circularam no Guarujá com os números 5 e 7, sendo adquiridos quando a linha litorânea foi extinta em 1956.
Allen relata no livro The Tramways of Brazil que, em 28/10/1911, Emílio
Ribas e Victor Godinho obtiveram a concessão para construir a ferrovia de Campos do Jordão até a estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, em
Pindamonhangaba. A construção começou no ano seguinte e a estrada de 47 km foi inaugurada em 15/11/1914, sendo considerada a de maior altitude no
Brasil (atinge o nível de 1.743 m de altura no Alto do Lageado).
Foto de Nadir da Motta, no cartão número 29
da Postal Cultural, produzido em Piracicaba/SP
A partir de 1922, começou a construção de uma segunda linha, eletrificada, inaugurada em
21/12/1924. Os primeiros veículos elétricos, procedentes de Birmingham, na Inglaterra, começaram a trafegar então, sendo a frota ampliada em 1927 e
1932 (quando a EFCJ construiu seu primeiro veículo de passageiros).
Dois dos veículos foram modificados para servir ao transporte de veículos montanha
acima, enquanto os bondes a gasolina continuaram sendo usados
no transporte de passageiros no topo da montanha até 1956, quando a empresa adquiriu diversos veículos de Guarujá.
Problemas com veículos danificados e deslizamentos na encosta da Serra da
Mantiqueira levaram ao progressivo fechamento do serviço desde 1976 até 1982, sendo restaurado em outubro de 1986 com veículos recuperados e
reformados.
A viagem pelos trilhos do Brasil continua... |