Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
Na foto, o bonde com tração animal na cidade portuária paranaense de Paranaguá, penúltimo
sistema do gênero a ser desativado no Brasil, em 1938 (o último foi o da cidade de Santo Amaro/BA, por volta de 1965).
A construção de uma linha de bondes a vapor, ligando as docas de Paranaguá à área
comercial da cidade, começou em 2/4/1892. A Empreza de Transportes de Paranaguá adquiriu duas locomotivas de 20 HP Krauss e diversos bondes de
passageiros e cargas e inaugurou uma linha de 5 km de extensão em 7/12/1893.
O
serviço de cargas cresceu, alguns dos bondes de passageiros sendo tracionados por mulas. Quando a linha de bondes de Curitiba
foi eletrificada em 1912, muitos bondes e mulas ficaram disponíveis e as locomotivas foram retiradas da linha; um bonde foi convertido para operar a
gasolina. A linha, que nunca foi eletrificada, se tornou uma atração turística e assim se manteve até 1938. Os veículos foram guardados no depósito
do Rocio até 1948.
A viagem pelos trilhos do Brasil continua... |