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BONDES NO BRASIL
Campinas/SP

Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA

Na foto superior, bonde trafegando no centro de Campinas na década de 1960.

Fotos cedidas pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA

Nas fotos acima e ao lado, dois bondes fotografados em Campinas em 19/4/1963: os de prefixo 125 (à esquerda) e 156 (acima, defronte à estação ferroviária).

A Companhia Campineira de Carris de Ferro, criada em 1878, inaugurou o serviço de bondes com tração animal em 25/9/1879. Em 1910, foi fundada a Companhia Campineira de Tracção, Luz e Força, que inaugurou a linha de bondes elétricos na cidade em 24/6/1912.

Campinas teve uma das poucas linhas brasileiras de bondes genuinamente interurbanas. O Ramal Férreo Campineiro era uma ferrovia com bitola de 600 mm construída em 1894 entre Campinas e Cabras, com um ramal intermediário de Joaquim Egídio a Doutor Lacerda. A CCTL&F adquiriu a ferrovia em 1911, reconstruiu a via principal para uso de bitola métrica e inaugurou um sistema eletrificado de 17 km entre Campinas e Arraial dos Souzas em 18/3/1917. A eletrificação foi estendida ao trecho de 15 km até Cabras em 3/1919.

O bonde Lacerda a gasolina deixou de operar em 1/10/1939. Os serviços de bondes foram em 1946 transferidos à Companhia Paulista de Força e Luz, que vendeu a linha interurbana Cabras para a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) em 18/8/1952. Diversas fotos dos bondes interurbanos mostram assim as iniciais EFS na frente. A empresa substituiu os dois bondes fechados por quatro abertos, adquiridos de segunda mão de Belo Horizonte. Abaixo, um bonde da EFS circula pelo centro da cidade em 1957:

Foto: autor não identificado

A partir de 30/9/1954, o serviço de bondes de Campinas entrou em declínio, então com 28 veículos motorizados servindo 13 rotas que totalizavam 58 km de trilhos. A EFS fechou a linha interurbana de Cabras em 10/2/1960 e os primeiros 7 km da ferrovia, de Campinas a Boa Esperança, se tornaram a linha urbana 14 da Companhia Campineira de Transportes Coletivos (CCTC), que começou a encerrar as linhas de bondes em 1964.

A foto abaixo registra o fim do serviço de bondes elétricos naquela cidade paulista, em 24/5/1968:

Foto: autor não identificado

Depois, em 5/11/1972, a prefeitura municipal inaugurou uma linha interna circular de 4 quilômetros ao redor do lago do Parque Taquaral (que teve o nome alterado em 1980 para Parque Portugal), no centro da cidade, com quatro bondes.

 

 

A viagem pelos trilhos do Brasil continua...

Carlos Pimentel Mendes