"Vistas de Salvador" - filme mudo em 16
mm feito na década de 1940, autor desconhecido. Inclui raras cenas de um bonde em movimento nas ruas da capital baiana (de 1'04" a 1'07")
Um volume precioso para se avaliar as
condições do Brasil às vésperas da Primeira Guerra Mundial é a publicação Impressões do Brazil no Seculo Vinte,
editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mantida no
Arquivo Histórico de Cubatão/SP. A obra é ricamente ilustrada (embora não identificando os autores das imagens), incluindo a foto
abaixo:
Bondes no Cais do Ouro, em Salvador, cerca de 1912
Foto publicada na página 877 da obra Impressões do Brazil no Seculo
Vinte, de 1913
Abaixo, cartão postal com manuscrito em francês datado de janeiro de 1906 mostra a estação de
bondes elétricos de Salvador, a capital baiana. A cidade foi uma das primeiras a contar com bondes de tração animal, em 1866, junto ao mar na Cidade
Baixa, e em 12/5/1869 a Companhia de Vehiculos Econômicos ampliou a linha de Bonfim a Itapagipe:
A seguir, duas imagens dos bondes soteropolitanos com tração animal:
Foto: autor não identificado
Foto: autor não identificado
O empresário local António de Lacerda fundou a Companhia de Transportes Urbanos e
iniciou uma linha de bondes com tração animal na Cidade Alta, entre Piedade e Graça, em 18/12/1870. Outra companhia, a Trilhos Centrais, iniciou uma
linha de bondes entre Campo Grande e Rio Vermelho em 1/6/1871 e depois instalou outra linha partindo de seu terminal da Rua da Barroquinha,
percorrendo a Rua Dr. J. J. Seabra até Quintas e Soledade.
Foto: autor não identificado
Na foto acima, bonde elétrico prefixo 54 em linha circular no início do século XX. A imagem
abaixo é de outro veículo elétrico circulando pela capital baiana:
Foto: autor não identificado
Para ligar a Cidade Alta à Cidade Baixa, António de Lacerda construiu um grande elevador
hidráulico, que começou a funcionar em 12/12/1873 e serviu de modelo para estruturas similares no Rio de Janeiro (1883) e Lisboa/Portugal (1901). Já
o Plano Inclinado Gonçalves foi aberto em 1889, transportando inicialmente veículos puxados a cavalo, e depois o sistema foi remodelado para usar um
cabo e transportar somente passageiros a pé.
Foto: autor não identificado
Na imagem superior, o bonde prefixo 30 na linha 2-Barra. Abaixo, imagem posterior a 1930 mostra
um bonde na Cidade Alta fazendo a integração com o famoso Elevador Lacerda, que liga as regiões alta e baixa da cidade:
Foto: autor não identificado
A Lacerda's Transportes Urbanos foi reorganizada em 1883 como Companhia Linha Circular,
um nome que se tornaria famoso em Salvador nos 75 anos seguintes. E em 1894 a Vehiculos Econômicos foi transformada na Companhia de Carris
Eléctricos, embora todas as suas operações fossem com veículos de tração animal. A primeira linha eletrificada, entre o depósito Roma e Ribeira de
Itapagipe, foi inaugurada em 14/3/1897.
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
A imagem acima é de um bonde elétrico circulando pela Avenida Sete. Abaixo, um
bonde na praça Castro Alves, por volta de 1930:
Em
1897 começaram a funcionar o Plano Inclinado Pilar e o Elevador Taboão. Os sistemas Taboão e Gonçalves foram eletrificados em 1909 e o plano Pilar
em 1912, enquanto o Elevador Lacerda foi eletrificado em 1907 e completamente reconstruído como uma importante estrutura em 1930. O Serviço
Municipal de Transportes Coletivos substituiu os bondes por trólebus na Cidade Baixa em 1959 e eliminou os bondes na área comercial da Cidade Alta
no ano seguinte. O Elevador Taboão foi fechado em 1961.